Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

ELEIÇÃO NA ASSEMBLEIA – RICARDO COUTINHO VENCE O 3º TURNO

A eleição de domingo passado representou inegavelmente mais uma vitória de Ricardo Coutinho contra o senador Cássio Cunha Lima que havia arregaçado as mangas para eleger pela quarta vez presidente da Assembleia Legislativa o deputado Ricardo Marcelo. O deputado Adriano Galdino chegou que foi aliado de Cássio durante muito tempo, chegou a solicitar ao mesmo que em nome da amizade de ambos ficasse distante do processo eleitoral daquele Parlamento, tendo recebido do senador a resposta negativa usando o mesmo o velho refrão: ‘amigos amigos negócios a parte. Ninguém sabe de que tipo de negócio se referia o senador, mas o fato é que deu chabú. Outro que trabalho muito pela vitória de Ricardo Marcelo e que deu com os burros n’água foi deputado federal Aguinaldo Ribeiro.

ADRIANO GALDINO REVELA A EXISTÊNCIA DE ‘FANTASMAS’ NA ASSEMBLEIA E DISSE QUE RICARDO MARCELO IA FRAUDAR A VOTAÇÃO

Já devidamente eleito, depois de uma sessão no domingo das mais tumultuada e demorada, Adriano Galdino em entrevista ontem à Rádio Arapuan FM, socialista negou que vá procurar buscar saber quem foram os dois deputados traidores e anunciou ainda a existência de “cabide de empregos” naquela Casa de Leis e prometeu exonerar de um ato só todos os cargos comissionados da ALPB. “Tem muita gente na Assembleia Legislativa que, segundo dizem, recebem salários sem trabalhar. Já a noite na TV Master, Adriano Galdino foi mais duro e revelou que o ex-presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo, pretendia fraudar as eleições para renovação da Mesa através da urna eletrônica, denunciaram ontem os deputados Adriano Galdino e Gervásio Maia Filho, durante o programa Conexão Master, da TV Master.
A DANIFICAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DA ASSEMBLEIA NÃO DEVERIA GERAR PUNIÇÃO?

Ainda falando no pleito realizado na Assembleia foram lamentáveis os atritos corridos e principalmente o fato lamentável de o deputado Tião Gomes ter sido flagrado danificando a fiação do sistema eletrônico daquela Casa de Leis, faltando evidentemente ao decoro parlamentar, sem falar que deveria ser responsabilidade por danos ao patrimônio público e obrigado a indenizar o erário. Observou-se ali ainda o ainda presidente Ricardo Marcelo erroneamente chamar um segurança para retirar da tribuna o deputado Gervásio Maia, sendo o segurança sido colocado para correr pelo deputado Jeová Campos, com seu porte de dois metros de altura.

TIÃO GOMES REVELA QUE OS SERVIDORES ERAM PERSEGUIDOS NA ASSEMBLEIA

Ainda falando em Tião Gomes, o mesmo ontem em entrevista a TV – Arapuan revelou que o atual Regimento foi modificado apenas para servir ao ex-presidente Ricardo Marcelo e será novamente modificado na atual legislatura. Disse ainda que a Assembleia havia se transformado num cabide de empregos e que havia muita perseguição por parte do ex-presidente com relação aos servidores efetivos que vibraram muito com a derrota do mesmo e alguns até choraram de alegria.

UMA VITÓRIA BEM APERTADA

Com o resultado do pleito se verificou um fato, ou seja, Ricardo Coutinho terá tempos melhores do que na legislação passada, mas ocorreu um placar bem apertado, 19 a17, o que implica dizer que basta um deputado da base se revelar e as votações serão bem apertadas. Ontem se viu contra Adriano Galdino, os peemedebistas Trocolli Junior e Raniery Paulino, além do petista Frei Anastácio, que nem deu bolas ao presidente do PT Charlinton Machado, que informou a imprensa que ele teria que obrigatoriamente de seguir a orientação do partido.

NOVIÇA ESTELA BEZERRA JÁ CITAVA O REGIMENTO E SEUS ARTIGOS

O destaque no processo de votação foi o comportamento da noviça Estela Bezerra, que cinco minutos depois da posse pediu a palavra e enveredou pela discussão com relação à votação, surpreendendo a todos quando começou a citar o Regimento daquela Casa de Leis, inclusive os seus artigos e o fazendo com muita competência, como se fosse parlamentar de vários mandatos. Pelo visto Estela Bezerra passou os últimos meses estudando o Regimento e vai com certeza ser ali uma das melhores deputadas.
CAIO ROBERTO E GALEGO DE SOUZA PODEM TER SIDO OS DEPUTADOS QUE TRAÍRAM 
O sempre bem informado jornalista Tião Lucena publicou no seu blog que os dois deputados que estavam na lista e não votaram em Adriano Galdino foram, Caio Roberto e Galego Souza que comeram, beberam, prometeram e traíram Galdino. Escreveu ainda: “A prova concreta é impossível, pois o voto foi secreto. Mas os partidários de Adriano Galdino têm quase certeza de que os dois deputados que o traíram foram Caio Roberto e Galego Sousa. A desconfiança de decorre do fato que ambos sempre foram aliados de Cássio Cunha Lima”. Ouvido a respeito do assunto o suplente de deputado Hervázio Bezerra, assim se pronunciou: “A traição caminha junto com a política, o que é lamentável”, disse Hervázio. No entanto, Hervázio revelou que já sabe quem foram os parlamentares que cometeram a ‘traição’ no grupo. “Não é preciso ser adivinho. Basta verificar os semblantes dos traidores”, disse Hervázio acrescentando que por questões éticas não iria revelar os nomes dos “traidores”. “Nós temos a certeza de quem são esses dois Judas que nos enganaram até ontem à noite em contato conosco”, garantiu.
A VOLTA DE HERVÁZIO BEZERRA
O suplente de deputado Hervázio Bezerra (PSB) reassumiu uma das vagas na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em solenidade no final da tarde desta segunda-feira (2), na sala da presidência da Casa de Epitácio Pessoa. Ele volta ao parlamento paraibano horas após o colega de bancada, Lindolfo Pires (Democratas), entrar com pedido de licença para assumir a vaga de secretário de Representação Institucional em Brasília, cargo do Governo do Estado. Em rápido discurso, ele destacou a alegria de voltar à ALPB e agradeceu a deferência do deputado Lindolfo Pires e do governador Ricardo Coutinho (PSB), que possibilitaram a ele, na condição de primeiro suplente, o retorno à Casa de Epitácio Pessoa.Com o retorno de Hervazio ganha o governo Ricardo Coutinho e ganha a Paraíba pois o mesmo se revelou um dos mais atuantes da legislatura passada e passou maus momentos como líder de um governo, que contava com uma minoria de seis deputados.

POR QUE NÃO COLOCAR ZONA AZUL NA NOSSA ORLA?

Na orla de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco é hoje quase impossível se estacionar qualquer veiculo em qualquer hora do dia, pois diversas pessoas se apossam daqueles espaços nas primeiras horas da manhã e outros de forma permanente como vendedores de passeios turísticos, vendedores de artesanatos, vendedores de frutas, pessoal de academia de ginástica, aluguel de carros, prejudicando assim o cidadão que via a praia com a família e se ver prejudicado por esse verdadeiro loteamento dos poucos espaços existentes. Para se ter uma ideia quem passa nas primeiras horas da manha, observa diariamente um funcionário do Hotel Laguna em Manaíra tirando do estacionamento daquele hotel uma dezena de carros de aluguel os colocando no estacionamento da orla, ocupando assim os lugares de vários veículos de banhistas. Para disciplinar tais abusos, só mesmo colocando-se ali em toda extensão da orla a chamada Zona Azul, pois ajudaria a afugentar tais pessoas que se julgam donas daquelas áreas que deveriam ser de todos.

SALA DE MÚSICA MAESTRO JOSÉ SIQUEIRA

Na coluna de Abelardo Jurema no Correio da Paraíba, o mesmo registrou a indignação de alguns intelectuais paraibanos que não concordam que tenha sido retirado o nome Cine Banguê e ali tenha sido colocado Sala de Concerto Maestro José Siqueira”. Alegam os intelectuais que a ideia do ex-governador Tarcisio Burity de homenagear o escritor José Lins do Rego, dando o seu nome ao Espaço Cultural se estende a todas as suas dependências e portanto nada deveria ser modificado. Esses intelectuais cometem grave equívoco, pois ali já existe no seu interior, o Teatro Paulo Pontes, a Biblioteca Juarez da Gama Batista, Arquivo Waldemar Duarte, Escola de Música Antenor Navarro, dentre outros homenageados, até mesmo Tarcisio Burity, que vai ter ali um acervo com o seu nome.
SALA DE MÚSICA MAESTRO JOSÉ SIQUEIRA II
O que vem pegando ali é que José Siqueira já era nome do arquivo musical ali existente e ao receber nome no teatro ficou indevidamente lembrado em dois espaços no Espaço Cultural, estando a Academia Paraibana de música fazendo gestões junto as autoridades, para que o arquivo que traz a história de nossa música, receba o nome do seu criador Domingos de Azevedo Ribeiro, responsável por todo acervo ali existente, tendo inclusive pago do próprio bolso as despesas dos moveis e arquivos ali existentes. Domingos prestou inestimável serviço a historia de nossa música deixando mais de quarenta livros sobre o assunto, sendo um dos fundadores da Orquestra Sinfônica da Paraíba e seu presidente, bem como o compositor da música em homenagem ao quarto centenário de nossa capital.
PROMOTOR MARINHO MENDES SE FILIA AO PT

O promotor Marinho Mendes sempre foi visto de forma irrequieta brigando as brigas da população de Bayeux o que causava muita admiração em todos que acompanhavam aquele seu incansável trabalho, ingressando com ações na Justiça e se pronunciando sempre na imprensa e nas redes sociais. Agora chega a informação de que o promotor Marinho Mendes se filiou na semana passada ao PT da cidade de Bayeux e que pretende disputar a Prefeitura daquela cidade em 2016. E esse aprendiz de digitador inocentemente imaginando que tal promotor fazia toda aquela barulheira tão somente de forma profissional. Puro engano.
NO ANO 2000 SE COMPRAVA 300 CERVEJAS COM UM SALARIO MINIMO, HOJE SÓ SE COMPRA 145 GARRAFAS

Acompanho diariamente a coluna de Abelardo Jurema e o mesmo no domingo postou uma nota interessante sobre o reajuste da cerveja que vale a pena, repercutir aqui: ‘Protestando, a seu modo, contra o governo do PT: “no ano de 2000 o salário mínimo era de R$ 330.00 e a cerveja custava R$ 1.00, o que dava para comprar 300 cervejas. Hoje o salário é de R$ 724.00 e a cerveja custa R$ 5.00, o que dá apenas 145 garrafas do mesmo produto. O PT rouba a Petrobrás, cria o Mensalão, corrupção em cima de corrupção, até dá para perdoar. Mas perder 185 garrafas de cerveja é passar dos limites”. É de doer.

A INSATISFAÇÃO DA CANTORA GIOVANNA MIRANDA

A nossa cantora Giovanna Miranda, que faz parte de uma família de grandes talentos, como Diana Miranda, Floriano, o saudoso Golinha Paulo di Tarso, utilizou ontem as redes sócias para falar de sua decepção com as dificuldades impostas aos artistas de nossa terra que são discriminados pelas nossas autoridades que preferem prestigiar aqueles que Vêm de fora. Giovanna a partir deste ponto: “Penso! Então me permitam expressar minha tristeza artística em relação. Os artistas paraibanos precisam ser machos até chegarem a ponto de serem mostrados pela Globo e as pouquíssimas e mal pagas vitrines daqui não são para os que mostram música boa e sim por outras… O artista aqui nasce, cresce não se reproduz e morre ou melhor matam!! Isso pra quem não consegue ser “macho” mas eu sou! No entanto resisto!!! Beijo a todos os grandes artistas paraibanos.”

 

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.