Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

OS PROCESSOS DE RICARDO COUTINHO E O TERCEIRO TURNO

Ricardo Coutinho responde a cerca de uma dezena de processos acusados pela coligação de Cássio Cunha Lima e agora pelo Ministério Público de eventual abuso do poder econômico e a utilização de alguns programas sociais do governo, que existem desde o início da gestão, além de muitas nomeações que seriam de cabos eleitorais. Como o pau que bate em Chico bate em Francisco e preciso que o povo saiba que Cássio Cunha Lima responde a quatro processos por abusos no último pleito, cuja condenação – se acontecer – impediria que o mesmo seja candidato nos próximos, já que estaria inelegível e ai ambos condenados, teríamos então uma nova eleição para escolha do nosso governador. Será que vale a pena? Em tempo: a propósito de se tentar ganhar as eleições no chamado ‘tapetão’, o próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, declarou: “Eleições concluídas são, para o poder Judiciário Eleitoral, uma página virada. Não haverá terceiro turno na Justiça Eleitoral. Que os especuladores se calem. Não há espaço.”

OS VOLÚVEIS VEREADORES DE SANTA RITA

Há poucos meses, os vereadores de Santa Rita, afastaram o então prefeito Reginaldo Pereira, acusando o dito cujo de várias irregularidades, dando posse então ao vice Netinho, que segundo se falou na época iria dar aos mesmos diversos cargos na estrutura municipal. Agora inesperadamente os mesmos vereadores, mesmo existindo na Justiça sentença ratificando o dito afastamento, inexplicavelmente depois de uma reunião secreta na casa de Reginaldo Pereira e uma nova reunião em elegante Hotel na orla, se reúnem e desmancham tudo que fizeram lá atrás, tentando assim a volta de Reginaldo Pereira, tendo o deputado Anísio Maia sobre tal conduta dito: ‘Eles estão renovando na picaretagem. É a primeira vez que um prefeito cassado tem a decisão anulada pelas próprias pessoas que o condenaram. Todo mundo sabe que foi uma grande negociata”. Pois é Anísio Maia, vai ver que o tempero servido no restaurante da orla, fez os edis santa-ritenses mudarem rapidamente de opinião.
REGINALDO DE VOLTA A PREFEITURA DE SANTA RITA

A propósito tal imbróglio político e jurídico envolvendo o comando da Prefeitura Municipal de Santa Rita, o mesmo ganhou ontem um novo capítulo, já que o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) acatou recurso movido pela assessoria jurídica do prefeito eleito nas urnas, Reginaldo Pereira (PRP), e revalidou a última decisão do parlamento santa-ritense. Como se sabe, na última terça-feira (16), a Câmara Municipal de Santa Rita anulou ato próprio de cassação do prefeito Reginaldo Pereira, ocorrida há nove meses. A nova decisão do Poder Judiciário afasta novamente o vice-prefeito Netinho de Várzea Nova do cargo de titular do Poder Executivo municipal e recoloca Reginaldo Pereira no poder.

BRIGA ENTRE DOIS VEREADORES DA CAPITAL

Um encontro entre os vereadores Sérgio da Sac e João Almeida, ontem, no final da tarde, na sala vip da Câmara Municipal, resultou em confusão e quase que o vereador João Almeida agrediu o vereador Sérgio da Sac, tendo segundo o jornalista Heron Cid, chegado ao ponto de João Almeida segurar no colarinho de Sérgio da Sac, em razão de o mesmo dias antes ter classificado João como irresponsável. Tal episódio foi narrado ontem no programa Correio Debate da 98 FM, por um repórter especialmente designado pelo comandante do programa, Heron Cid. Ouvido a respeito do assunto, o vereador Sérgio da Sac procurou minimizar e revelou: ‘Não teve desentendimento nenhum, teve só uma desavença, mas política. João Almeida é meu amigo. É fofoca”, concluiu Sérgio sobre o suposto episódio.O desentendimento dos parlamentares está associado a crítica feita por Sérgio ao então secretário de Desenvolvimento Urbano, João Almeida, após a instalação de um parque de diversões sobre calçadas no Valentina. Sérgio classificou o vereador secretário de “irresponsável” na época.

OS CALOTES DA PREFEITURA DA CAPITAL

Aqui mesmo neste espaço, este aprendiz de digitador, já tinha criticado a Prefeitura da capital e o prefeito Luciano Cartaxo pela canseira que vem dando nos fornecedores da Prefeitura, principalmente aqueles da área da cultura e que dependem da Funjope. Agora chega a informação através do jornalista Fabiano Gomes de que a canseira é generalizada em todas as secretarias, ou seja, a empresa vende ou presta o serviço e simplesmente não recebe o que já vem afugentando alguns empresários, impossibilitados de pagarem aos seus empregados. Quando Ricardo Coutinho assumiu a Prefeitura de João Pessoa o descrédito era tão grande que até mesmo comprar um galão de água mineral, só acontecia se o produto fosse pago a vista e o mesmo pouco a pouco virou o jogo e no meio da sua gestão – revelou um empresário que pediu para não ser identificado – se entrava com a fatura na segunda-feira e na quinta ou sexta o dinheiro já estava na conta. O prefeito Cartaxo precisava ficar esperto, pois pode ter alguém na sua equipe fazendo gols contra.

O DESCASO DA SEDURB COM RELAÇÃO AOS AMBULANTES

Por falar em Prefeitura, inegavelmente a Sedurb vem realizando um trabalho impecável no que diz respeito a jardinagem de nossas praças e canteiros, mas o mesmo já não se pode dizer da fiscalização do passeio público, pois os ambulantes que foram alojados nos mais diversos centros comerciais e mercados públicos na gestão de Ricardo Coutinho e Luciano Agra, pouco a pouco por conta da inércia da fiscalização retornam as ruas do centro sendo muito difícil hoje caminhar pela Rua Duque de Caxias e Ponto de Cem Reis, tomado por verdureiros, engraxates, vendedores de cocos de Cds e outros e até mesmo ciganas enganando os incautos com a velha cantilena de ler a palma das mãos das pessoas. O danado é que meia dúzia de agentes da Sedurb se postam ali entre os ilegais vendedores e fazem vista grossa, já que não abordam ninguém. Será que vamos voltar ao tempo da gestão de Cícero Lucena onde se vendia e cortava nos bancos onde deveriam sentar as pessoas, peixes, galinhas, bodes e porcos? Tomara que não, pois seria um verdadeiro retrocesso para uma capital que pretende ser turística.

OS EXORBITANTES PREÇOS DO ESTACIONAMENTO DO HOTEL TAMBAÚ

Há alguns anos, numa operação milionária e muito mal explicada, foram doados a Companhia Tropical de Hotéis, milhares de metros quadrados no entorno do Hotel Tambaú. No lado da chamada Portaria de Serviço foram instalados ali vários campos de tênis, para uso de particulares, sendo tal serviço cobrado. No lado contrário na chamada saída de praia a doação foram de mais de 30 mil metros quadrados, numa enorme área, que eles alugam eventualmente para exposições de artesanatos e outros eventos. Ao lado, um estacionamento para mais de 100 veículos, alugado para um particular que já cobrava um preço irreal, ou seja, R$ 5 por cada hora e agora inexplicavelmente passou a cobrar R$ 8, num reajuste superior a 60%, explorando descaradamente a nossa população, já que pelo convenio os hóspedes do Hotel Tambaú têm entrada franca. Não seria a hora de o Ministério Público apurar e explicar a população paraibana, como se deu a doação da milionária área a uma empresa particular?

GOVERNO FEDERAL LUTA PELA VOLTA DO CPMF

Primeiro o governo federal usou os governadores nordestinos para essa impossível empreitada, ou seja, o retorno da CPMF e agora revela o deputado Jerônimo Georgen (PP-SP), que foi procurado por um deputado petista para ele assinasse um projeto de iniciativa da Câmara, já que o governo não tem coragem de tomar a iniciativa e bancar a proposta. O pior de tudo é que o ex-presidente Lula sairá em campanha pela aprovação. Se tal acontecer Lula vai pagar um preço muito alto na sua campanha em 2018.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.