Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

OS DESAFIOS DE CARTAXO PARA 2015

No início de sua gestão Luciano Cartaxo, mesmo tendo maioria mais do que folgada na Câmara Municipal, teve um início de gestão muito difícil, em razão do sucesso dos seus antecessores Ricardo Coutinho e Luciano Agra, mas principalmente por não ter até então nenhuma experiência como gestor, já que foi parlamentar durante toda a sua vida pública, pesando ainda a falta de experiência dos seus secretários, fato que o obrigou a realizar várias mudanças na sua equipe, até que a gestão finalmente empinou e começou a mostrar resultados positivos., tanto que o mesmo conseguiu fruto desse trabalho lançar seu irmão Lucélio Cartaxo como candidato a senador, obtendo o mesmo meio milhão de votos.

OS DESAFIOS DE CARTAXO PARA 2015 II

Nesses dois anos que faltam e se preparando para o embate de 2016, Luciano Cartaxo necessita atacar obras de peso, como a do Parque Sólon de Lucena, a barreira do Cabo Branco, o novo Bairro São José, o viaduto de acesso ao Altiplano, a questão dos alagamentos da ladeira que IGA Mangabeira ao Geisel, a revitalização do Bairro do Varadouro, inclusive com a construção de um espaço para eventos, a contenção da Barreira do Cabo Branco, evitando assim o seu desmoronamento total, a continuação da Avenida João Mauricio até as proximidades do iate Clube e finalmente o esperado Parque Municipal Parahyba, aproveitando os canais do Rio Jaguaribe de propriedade da Prefeitura e que cortam todo Bairro do Bessa e o terreno do Aeroclube, caso este último já esteja liberada e autorizada sua desapropriação pela Justiça.

AS CONTAS DE RICARDO COUTINHO

As contas de Ricardo Coutinho, referente aos exercícios de 2011 e 2012, foram devidamente aprovadas pelo Tribunal de Contas da Paraíba. No ano passado, em pleno período eleitoral a Assembleia Legislativa onde RC não tinha maioria, já que contava apenas com cinco ou seis deputados, tentou apreciar as referidas contas – quem sabe para assim atingir em cheio a candidatura do governador que Buscava a reeleição. O fato é que tal apreciação e votação não aconteceram e agora tais contas entram na pauta e podem ser julgadas nos próximos dias. Mesmo tendo elegido uma boa bancada no último pleito e conquistado alguns aliados que antes lhe faziam oposição cerrada, RC ainda não conta com maioria folgada e para o mesmo seria bom que tais contas fossem apreciadas apenas em 2015, quando a sua situação no Parlamento já seria bem mais tranqüila. Tudo isso sem esquecer que neste momento o governador não conta com a liderança de Hervázio Bezerra, que sempre foi um verdadeiro guerreiro na sua defesa

A DEVIDA HOMENAGEM A TARCÍSIO BURiTY

Esta semana dona Glauce vi= Ava do ex-governador Tarcísio Burity, em entrevista ao jornalista Tião Gomes, na TV-Master, lamentou que seu falecido marido não tenha ainda recebido o devido reconhecimento de nossas autoridades com relação a colocação do nome do mesmo num local de destaque. Até mesmo o seu valioso acervo com mais de oito mil livros Dona Glauce teve muito trabalho para doar ao Espaço Cultural José Lins do Rego na gestão de José Maranhão, pois teve que arcar com toda despesa de transporte e contratar um especialista para fazer o trabalho de separação e catalogar todo acervo para compor o memorial a ser instalado na biblioteca do Espaço. Há poucos dias, tal espaço iria ser inaugurado para então ser estudado e pesquisado pelos amantes dos livros e estudantes de modo geral, mas foi adiado e nunca mais se determinou uma nova data para tal inauguração. Como conheço bem o trabalho do poeta Lau Siqueira, tenho certeza de que o mesmo logo estará inaugurando aquele espaço para assim pudermos desfrutar desse grande Acervo do ex-governador Tarcísio Burity. Mas fica aqui a cobrança para que sue nome seja imortalizado num grande empreendimento, principalmente em algo ligado a cultura.

ESTAÇÃO DAS ARTES LUCIANO AGRA

Por falar em homenagem, todo mundo sabe o extraordinário legado deixado pelo ex-prefeito Luciano Agra, que colaborou muito na infraestrutura da nossa capital, primeiro como secretário do Planejamento, depois vice-prefeito e finalmente prefeito por dois anos, com a renúncia de Ricardo Coutinho. Dentre outras obras, Luciano Agra teve papel fundamental na construção e inauguração da Estação das Artes, aquele prédio anexo a Estação Ciência, onde, aliás, o seu corpo foi velado. Ontem mesmo durante o velório o prefeito Luciano Cartaxo, revelou que aquele prédio, passará a se chamar Estação das Artes Prefeito Luciano Agra. Bem merecida tal homenagem.

A VOLTA DE WASHINGTON ESPÍNOLA E A BANDA MOLHO INGLÊS

O músico e cantor Washington Espínola, reside e trabalha na Suíça e que todo final de ano vem rever familiares e amigos aqui em João Pessoa. Washington no passado fez muito sucesso na Banda Molho Inglês e tinha dentre outros companheiros o jornalista Abelardo Jurema dublê de profissional de imprensa e cantor de muito boas qualidades e ainda Marcelo Jurema (bateria), José Crisólogo (baixo). Há alguns anos, os mesmos se reuniram na Boate do Cabo Branco e deram ali um verdadeiro show com as imortais músicas dos Beatles, Este ano Washington está de volta e Abelardo já planeja reunir o extinto grupo que tanto sucesso fez aqui na Paraíba e estados vizinhos. Vamos ficar na torcida que tal aconteça para deleite de todos.

ALBERGIO GOMES MEDEIROS E A CPÍ DA PETROBRAS

Albergio Gomes Medeiros é com certeza um dos mais lúcidos participantes das redes sociais e sempre se posiciona sobre os mais diversos assuntos, mesmo aqueles que eventualmente não agrade os poderosos de plantão. Albergio a partir deste ponto: “Mais uma CPMI que teve enorme alarde a alarido; grande repercussão na mídia; fechada com chave de “ouro” pelo relator; Dep. Marcos Maia (PT-RS). Tomara que ele trate as próprias finanças como tratou a tal Comissão e o Relatório. Considerou a compra da refinaria norte americana Passadina; de bastante razoável; embora a Pres. Dilma tenha com muita relutância admitido que não teria aconselhado a compra se tivesse obtido todos as informações; e o TCU (que; diga-se; não tem sido nenhum exemplo de eficiência para o desiderato de existência) proclamado um prejuízo em torno de 1;6 Bilhão de Reais.
Pensando melhor; talvez o ilustre Deputado tenha razão. Pode ter sido um negócio “bastante razoável”; mas para quem né?Pior que não boto fé no resto; pois haverá um feito para “ZAVASCKI” apreciar; e não duvido que novas teorias aflorem na mesma senda da CPMI.Nesse país de tantos celerados; já não duvido de nada”. Caro Albergio, sem falar que o presidente das duas comissões, Vital do Rego, que em tese deveria ser visto como inimigo dos investigados ganhou da presidente Dilma Rousseff (PT), um cargo vitalício de ministro do Tribunal de Contas da União. O negócio ficou tão esquisito que os partidos de oposição já prometem apresentar um relatório paralelo e o senador Aécio Neves deseja a instauração de nova CPI, para apurar com rigor os crimes que levaram bilhões de nós pobres contribuintes.
LAVA–JATO, POR CIMA DE QUEDA COICE

Por falar em escândalo, de repente esse ai denominado Lava Jato, tomou conta do nosso país e colocou contra a parede dezenas de políticos, servidores públicos, grandes empreiteiros e doleiros. Agora chega a informação de que a Polícia F ederal descobriu que a ex-mulher de um determinado empreiteiro, vem exigindo altas somas em dinheiro para não revelar outros segredos bem cabeludos e comprometedores. Se a moda pega, vai rolar muito dinheiro ou muita cadeia se os outros envolvidos não aceitarem a inusitada extorsão.

GAROTINHO O BB E A RAPOSA CUIDANDO DAS GALINHAS

Desde que o PT assumiu o comando do País foram criadas várias e desnecessárias vice-presidências do Banco do Brasil que são verdadeiros cabides de empregos para acomodarem os mais diversos aliados políticos. A bola da vez para ocupar uma dessas poderosas vagas agora é o ex-governador e ex-deputado Antony Garotinho que é alvo de três inquéritos no Supremo Tribunal Federal que apuram os crimes de peculato, lavagem de dinheiro, ameaça e crime eleitoral. Também é alvo de ações de improbidade na Justiça fluminense. Em agosto de 2010 foi condenado pela Justiça Federal a dois anos e meio de prisão por formação de quadrilha. A pena foi revertida em prestação de serviço à comunidade, e proibição de exercer cargo público e mandato eletivo, com a possibilidade de recorrer em liberdade. Como o Banco do Brasil cuida de dinheiro, é a mesma coisa que entregar um galinheiro para uma raposa cuidar. Ou não?
Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.