Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

pedro

COLUNISTA NACIONAL DIZ QUE CÁSSIO RELUTA EM EXIBIR AÉCIO NA SUA CAMPANHA

Aécio até que não se abateu muito com relação ao seu pífio resultado na última pesquisa, o que o entristeceu mesmo foi o que ele vem considerando verdadeiras traições de antigos companheiros tucanos. Contaram a Aécio que Cássio Cunha Lima (PSDB) relutou muito para exibir uma bandeira do presidenciável, na carreata que realizou no último domingo na Paraíba. Cássio mantinha uma linha de amizade muito grande com Aécio, este que não teria entendido o motivo de tal reluta do aliado em se mostrar ao lado de Aécio, nos guias de Cássio até o momento as referências ao presidenciável são quase inexistentes. É o que diz o colunista de renome nacional Cláudio Humberto na sua coluna de ontem e que é reproduzida em diversos portais e jornais Brasil a fora um dos quais é o senador e candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB).

MAIS UMA PESQUISA FOI PROIBIDA

O instrumento de pesquisa para auferir o voto do eleitor é encarado com seriedade no mundo inteiro, mas na Paraíba os institutos que realizam tal trabalho têm se desmoralizado a cada pleito, basta lembrar 2010 quando todos até mesmo na pesquisa de boca-de-urna apontavam Jospé Maranhão como o novo governador. Este ano parece que a coisa piorou muito e a juíza auxiliar Antonieta Maria Maroja Arcoverde Nóbrega(foto), proibiu que o Sistema Correio divulgasse hoje, como estava previsto, a mais nova pesquisa feita pelo Instituto Souza Lopes, aquele que teve quatro pesquisas suspensas pela Justiça Eleitoral e foi multadoem212 mil reais por irregularidades em pesquisa. A pesquisa suspensa foi registrada com o número PB 0018/2014, e,como as anteriores, continha um questionário altamente tendencioso, pois excluía os nomes de três candidatos a governador, obrigando o eleitor a responder apenas para os candidatos que o Instituto quisesse.

ISTOÉ DIZ QUE MARINA TEM QUE SER DECIFRADA E QUE RC JÁ DESEMBARCOU DA CAMPANHA DELA

Não se sabendo quais os reais interesses da Revista Istoé, mas o fato é que traz uma reportagem de cinco páginas criticando Marina Silva e apontando na visão da revista incoerências na carreira da candidata, que julga enigmática – uma espécie de esfinge política – e de difícil convivência. A reportagem aponta a mesma como possível colocada no segundo turno o que estaria trazendo muito reboliço no meio político. Revela por fim que os governadores Camilo Capibaribe do Amapá e Ricardo Coutinho da Paraíba,. já teriam desembarcado da candidatura dela Marina. Será meu Deus Será?

COLIGAÇÃO ACUSA CÁSSIO DE SE APROPRIAR DE OBRAS REALIZADAS POR RICARDO

Por falar em Ricardo Coutinho a sua coligação através de nota rebateu as informações divulgadas na propaganda eleitoral do candidato do PSDB ao Governo do Estado e acusa Cássio Cunha Lima de tentar se apropriar das reformas de hospitais realizadas na gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB).“As obras de reforma e ampliação, aquisição de equipamentos dos hospitais de Sumé, Monteiro e Belém do Brejo do Cruz foram, na verdade, concluídas e entregues à população pelo Governo de Ricardo Coutinho e não como anunciado pelo candidato tucano que tenta se apropriar das obras do atual governo”, diz trecho da nota.Na nota, a coligação reafirma que na gestão de Ricardo foram abertos quase mil leitos hospitalares na rede estadual de saúde da Paraíba.

COLIGAÇÃO ACUSA CÁSSIO DE SE APROPRIAR DE OBRAS REALIZADAS POR RICARDO II

“O Governo do Estado, no período de 2011 a 2014, empreendeu esforços no sentido de ampliar a capacidade da rede hospitalar instalada, através de ações de construção de novas unidades hospitalares, bem como pela reforma e ou ampliação de hospitais já existentes. Essas medidas significaram a ampliação de mais 980 novos leitos em diferentes unidades hospitalares e de pronto atendimento (UPA) no Estado”, acrescenta. A coligação também se reportou à denúncia de paralisação de obras em hospitais: “As obras do Hospital de Picuí foram paralisadas por falta de condição administrativa da construtora COPAL, responsável pelas obras, em razão do falecimento do seu proprietário, exigindo que novo processo licitatório fosse realizado”. Essa briga vai longe e ainda vai passar muita água por debaixo dessa ponte.

A FIDALGUIA DE LAU SIQUEIRA

Em companhia do colega da Academia Paraibana de Música Edival Varandas e da esposa do mesmo, estivemos ontem em visita ao novo Espaço Cultural José Lins do Rego, importante espaço, onde foram realizadas radicais transformações, modificando-se do piso até o telhado, sem falar no estacionamento e nas intervenções do Teatro Paulo Pontes e Banguê, tendo este último recebido merecidamente o nome de Sala Maestro José Siqueira. Mas a mudança ali não foi apenas física e sim de ordem pessoal, com o sorriso estampado no rosto dos servidores que não cansam de elogiar o atual presidente, o poeta Lau Siqueira, que diferente de muitos gestores que andam por ai, nos recebeu rapidamente e com muita fidalguia, revelando a sua vontade de resgatar os nomes de vários artistas de nossa terra. Lau Siqueira apesar de gaúcho adotou a nossa terra e vibra muito com a nossa história e tudo que diz respeito a nossa cultura musical, tanto que tem solicitado ao maestro da nossa Orquestra Sinfônica incluir no repertório autores paraibanos. O Governador Ricardo Coutinho acertou em cheio na escolha do mesmo.

 

PGR CONFIRMA DECISÃO DO TRT COM RELAÇÃO AO INDEFERIMENTO DAS CANDIDATURAS DE WILSON FILHO E RAONI MENDES

O parecer do subprocurador-geral da Republica, Humberto Jacques de Medeiros, no TSE, é pela confirmação da decisão do TER-PB, ou seja pelo indeferimento das candidaturas do deputado federal Wilson Santiago Filho e Raoni Mendes. Ambos condenados por doações acima do permitido nas eleições de 2010. Como muitos desses nossos políticos se julgam donos dos mandatos e nós eleitores somos seus servos, o irmão de Wilson o jovem William já registrou antecipadamente a sua candidatura e vai tentar herdar a vaga do irmão. Mais um noviço para ocupar vaga na Câmara Federal e não nos favorecer em nada.

PMDB JÁ NÃO FAZ FORÇA PARA SE UNIR AO PT

Como José Maranhão anda bem nas pesquisas para o Senado, o PMDB já arrefeceu o ânimo com relação ao casamento amarrado que desejava com o PT, O problema é que o dia a dia tem demonstrado que para ele Maranhão é melhor disputar com dois candidatos Lucélio e Wilson Santiago, pois assim a disputa é mais fácil, pois o mesmo pode se dar ao luxo de manter os números alcançados até agora e tranquilamente aguardar o dia do pleito, enquanto isso os dois ficarem assim se digladiando entre si. Depois de avaliar tal quadro os dirigentes peemedebistas e ai sim inclui o próprio candidato, já nem brigam mais pela aliança com o PT, ou seja, seguem aquele ensinamento, já que ficou assim deixe.

PMDB PERDE MAIS UMA COM RELAÇÃO AO ACORDO COM O PT

Mesmo estando bom pelo menos para José Maranhão a proliferação de candidatos para o Senado, a verdadeira batalha entre o PMDB e PT continua. A Procuradoria Geral da República (PGR) emitiu, parecer contrário ao recurso do PMDB contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), que no início do mês validou a coligação do PT com o PSB para as eleições estaduais de outubro, mesmo a Executiva nacional do Partido dos Trabalhados determinando que na Paraíba a sigla deveria se coligar com os peemedebistas.A informação foi confirmada pelo advogado do PT, Marcus Tulio Macedo Campos.

LETO DEIXA EVALDO POR ENIVALDO

O prefeito de Cabedelo Leto Viana sem nenhuma explicação deixou o barco do jornalista e ex-secretário do governo de Pernambuco Evaldo Costa, logo depois da morte do candidato a presidente Eduardo Campos e desembarcou na candidatura de Enivaldo Ribeiro. Será que Campos ao morrer inesperadamente, deixou se acertar algum detalhe com Leto? Uma perguntinha: com tantos buracos em Cabedelo e lixo espalhados por toda a cidade ao invés de ficar revelando apoios aos diversos candidatos, não faria melhor Leto se estivesse trabalhando diuturnamente naquela cidade? Será que um apoio desse não derruba o candidato?

MILANEZ DEIXA MARANHÃO E APOIA LUCÉLIO

Mesmo sempre se dizendo fiel a José Maranhão, inclusive freqüentando a casa do mesmo o vereador de João Pessoa Fernando Milanez (PMDB) oficializou o apoio ao candidato a senador Lucélio Cartaxo (PT). Como justificativa, o parlamentar deixou claro que há muito via como o melhor caminho para seu partido reforçar a candidatura do aliado petista ao Senado, não lançar uma candidatura própria.”Eu lancei o nome de Lucélio dentro do PMDB em uma reunião da executiva há oito meses atrás, quando ainda discutíamos nosso destino. Eu não tenho culpa se alguém no meio do caminho tomou uma outra posição e se laçou na disputa”, explicou o peemedebista.Há bom então ta, principalmente quando se tem um filho muito bem empregado na Prefeitura.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.