Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

pedro

NA POLÍTICA DA PARAÍBA O BOI JÁ VOOU, OS DEMOCRATAS VÃO CAMINHAR COM O PT

Se há alguns anos alguém tentasse falar num apoio de membros dos Democratas a um petista, tal soaria como uma verdadeira heresia e logo alguém lembraria que seria mais fácil um boi voar. Pelo menos aqui na Paraíba tal já aconteceu, pois para espanto de todos, o presidente regional dos Democratas, o ex-senador Efraim Moraes e seu filho o deputado Efraim, declararam apoio ao candidato petista ao Senado Lucélio Cartaxo, que nem se fez de rogado em a aceitar tal apoio, com direito inclusive a fotografias e muita badalação. Que saudade do antigo PT.

A AMNÉSIA E A TOLERÂNCIA DO ELEITOR

Fala-se muito da péssima qualidade da maioria dos nossos políticos, porém é importante que se diga que o mesmo só conquista o mandato para nos representar graças a tolerância e a amnésia de boa parte dos eleitores. Um exemplo claro disso ocorre agora , quando conhecidos fichas-sujas pretendem mais uma vez governarem os seus respectivos estados, como é o caso de Neudo Campos (PP) em Roraima, Waltez Gois (PDT) no Amapá e José Roberto Arruda (PR) no Distrito Federal. Pelo menos no DF Arruda já perdeu na segunda instância mas teimosamente recorreu ao TSE. Será que se o povo efetivamente tivesse consciência seria necessário a intervenção da Justiça?

MARINA SILVA SUBSTITUINDO EDUARDO CAMPOS

Logo após o falecimento de Eduardo Campos, já foi publicada pesquisa eleitoral dando empate técnico entre Marina Silva e Aécio Campos no primeiro turno e num eventual segundo turno, também empate entre Marina e Dilma Roussef. Por conta da comoção pela morte de Eduardo Campos ainda é muito cedo para mensurar quem ganhou com a sua morte na corrida presidencial, ou seja, tais números podem ser apenas momentâneos. No caso de Marina que provisoriamente se encontra filiada ao PSB, já que pretende insistir na criação do seu partido Rede de Sustentabilidade a aposta de muitos integrantes da legenda é em outros candidatos, como por exemplo, os governadores Renato Casagrande, do Espírito Santo, e Camilo Capeberibe, do Amapá, que apostam em Dilma Roussef. Em Belo Horizonte o prefeito socialista Marcio Lacerda aposta suas fichas em Aécio Neves. Outro ponto negativo numa eventual candidatura de Marina é que a mesma dispõe de pouco tempo no guia eleitoral para expor suas idéia e assim tentar convencer o eleitorado.

O INÍCIO DO GUIA ELEITORAL

Por falar em guia eleitoral, o mesmo começa hoje para infortúnio e tristeza de muitos, o horário em que os políticos tentam ‘vender’ uma boa imagem, apesar dos excelentes marqueteiros e toda técnica empregada para conquistar o eleitor, mais confunde do que esclarece as pessoas que não digerem certos apoios e certas alianças totalmente estranhas e desconexas para nós pobres mortais. Que esses dias passem rapidamente para não esgotar mais ainda a paciência do já sofrido povo brasileiro.

A ENGANOSA PESQUISA PROIBIDA PELA JUSTIÇA ELEITORAL

Esta semana com grande alarde a empresa de pesquisa do Ipespe e Jornal da Paraíba, divulgaram uma pesquisa com números totalmente irreais sobre a a preferência para o governo do Estado. O autor da ação junto ao TRE o candidato a deputado estadual Leandro Wagner Queiroz Barbosa (PPL), mais conhecido como Léo Cigano do Povo, que levantou vários questionamentos em relação à consulta divulgada neste sábado. Segundo o advogado Francisco Ferreira, que representou o candidato do PPL na ação, o IPESP e o próprio Jornal da Paraíba incorreram em várias irregularidades que podem comprometer a lisura do pleito por afronta a legislação. Entre as ilegalidades apontadas pelo advogado estão a falta de registro obrigatório de informações exigidas pela resolução 23.400 do TSE, que determina o registro do preço de mercado da pesquisa, além da identificação dos bairros e municípios pesquisados, algo que, segundo ele, não foi observado pelo IPESP. “Também solicitamos cópias de todos os questionários aplicados na pesquisa, com dados dos pesquisados, cidade, município, bairro, data e horário, com o objetivo de conferir a veracidade dos números apresentados. Questionamos ainda a falta de informação na divulgação dos dados relativos a quem contratou e pagou pela pesquisa, bem com a veiculação de dados que não foram sequer registrados no TRE”, observou o advogado, que acrescentou: “todos os fundamentos apresentados foram acatados pela magistrada”. Pois é uma pesquisa dessas na verdade traz um verdadeiro desserviço a democracia e ao pleito, pois desmotiva a militância daqueles que estão aparentemente em desvantagem e também aquele que aparece disparado, pois a sua militância pensando na base do já ganhou, puxa o freio de mão, podendo assim prejudicar o candidato. Em tempo: Uma outra pesquisa do Correio da Paraíba com os mesmos vícios também foi proibida pelo TRE a divulgação.

IRMÃO DE RUY CARNEIRO É MULTADO EM R$ 80 MIL POR DIVULGAR PESQUISA IRREGULAR NO FACEBOOK

Falando em tal pesquisa, o irmão do deputado Ruy Carneiro, Carlos de Manuel Aça Dias Belchior Júnior foi multado hoje em 80 mil reais por divulgar pesquisa eleitoral irregular no Facebook. A decisão foi da juíza auxiliar da propaganda, Niliane Meira Lima. Além disso, “ante a existência de indício de que se trata de pesquisa fraudulenta”, a magistrada acolheu pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e determinou que fosse instaurado inquérito policial para investigar a prática de crime de divulgação de pesquisa irregular pelo parente do parlamentar tucano.

TER INDEFERE CANDIDATURA DE FREI ANASTÁCIO

O deputado Frei Anastácio está correndo para Brasília a fim de tentar, no Tribunal Superior Eleitoral, derrubar decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba que indeferiu a sua candidatura. Anastácio, que já é deputado, não juntou ao seu pedido de registro de candidatura um documento que fala de um processo movido contra ele no ano de 2009, por conta de sua luta em favor dos trabalhadores rurais. O Frei Anastácio um dos mais cotados para a reeleição a Casa de Epitácio Pessoa, é um dos petistas que não aceita a aliança com o PSB de Ricardo Coutinho e declaradamente vem manifestando apoio a candidatura de Vital do Rego Filho.

A GRANJA SANTANA VIROU TEMA DE TODAS AS CAMPANHAS

A Granja Santana foi adquirida pelo governador João Agripino no final dos Anos 70, para servir de moradia oficial do governador, considerando que o Palácio da Redenção já não podia servir para tal fim.De lá para cá já se passaram pelo menos quatro décadas, sem uma contestação ou critica de quaisquer dos nossos políticos.Agora o candidato Cássio Cunha Lima, revela o desejo de transformar aquela área em parque para usufruto da população, tese também defendida pelo seu candidato a vice Ruy Carneiro. Já o candidato Vital do Rego fala em desativar a granja e o vice do PMDB Roberto Paulino, já fala em construir ali um hospital infantil. Ora, ora, ora, a família Cunha Lima, já esteve três vezes no governo, ou seja, um mandato de quatro anos do poeta Ronaldo Cunha Lima e dois mandatos de Cássio, que esteve sete anos á frente do Governo, perfazendo um total de doze anos e Roberto Paulino também passou uma chuva no Governo do estado, quando substituiu Zé Maranhão e jamais deu um pio, um sussurro sobre a residência oficial. Este súbito interesse em se desfazer da residência oficial não pode ser interpretado pelos eleitores como demagogia eleitoral?

A INCOERÊNCIA DE RÔMULO GOUVEIA

O vice-governador Rômulo Gouveia, rompeu com o governador Ricardo Coutinho já que não aceitou ser preterido na sua intenção de sair candidato ao Senado e bandeou-se para os lados do candidato a Cássio Cunha Lima e ali se contentou em disputar uma vaga para a Câmara Federal, sem demonstrar nenhum descontentamento. Mesmo existindo na chapa de Cássio um candidato ao Senado que é Wilson Santiago eis que Rômulo inexplicavelmente revelou ontem a sua intenção de apoiar o candidato ao Senado Lucelio Cartaxo, que faz parte da chapa de Ricardo Coutinho, com quem brigou recentemente. É ou não é para enlouquecer o eleitor?

HERALDO NÓBREGA: ‘NÃO SE FAZ MAIS COMUNISTA COMO ANTIGAMENTE’

Militante da esquerda na década de 60 e hoje respeitado jornalista, Heraldo Nóbrega, ao tomar conhecimento de que nos protesto com relação ao reajuste das passagens de ônibus os manifestantes picharam com frases pornográficas e chagaram ao cumulo de jogar fezes na sede da AETC, Heraldo não se conteve e cravou: ‘Não se faz mais comunista como antigamente”. Pior que é verdade, pois junta-se um grupo de baderneiros sem bandeira e sem causa só para para anarquizar e ferir o direito das pessoas.

AS PERDAS DE POLÍTICOS EM DESASTRES AÉREOS

Acidentes aéreos já tiraram a vida de outros políticos brasileiros, entre eles dois que passaram pela Presidência da República, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e um ex-deputado e presidente da Câmara dos Deputados, Nereu Ramos. A lista inclui também, entre as lideranças mais importantes, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, e o ex-governador do Rio de Janeiro Roberto Silveira. O acidente desta quarta-feira, 13, que vitimou Eduardo Campos (PSB), foi o primeiro da história do País em que um candidato à Presidência morreu em plena campanha. O ministro Marcos Freire, deputado e senador, comandava o Ministério da Reforma Agrária durante o governo José Sarney quando morreu em acidente aéreo no dia 8 de setembro de 1987.

LOURDINHA LUNA ALERTA O ELEITOR, SOBRE OS FICHAS SUJAS

ATENÇÃO- Os paraibanos devem ficar atentos para não se deixarem enganar por quem diz que é “ficha limpa”, quando sabemos que é “ficha suja”. Eduardo Campos vem sendo venerado até por quem lhe fazia oposição, mas estará no seu enterro, com vistas ao voto. É cinismo, mas o povo está atento. Os que sofrem as carência que deviam ser evitadas pelos governos (federal, estadual, municipal), que surrupiam os impostos pagos pela população, são os que vão decidir em quem votar. Mal assumem o posto e estão de olhos nos altos cargos da República, para rateá-los com o clã. É isso o que vemos dentro do governo apelidado de – democracia. É sempre bom escutar o que diz Lourdinha Luna, afinal de contas, a mesma foi secretária particular de dois governadores sérios da Paraíba, José Américo de Almeida e Pedro Moreno Gondim.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.