Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Papo d‘squina (com Pedro Marinho)

 pedro

 ANÍSIO MAIA REVELA QUE DEPUTADOS DA OPOSIÇÃO PREJUDICAM OS SERVIDORES

O deputado estadual Anísio Maia (PT), que até pouco tempo fazia oposição ao governo do estado, mudou muito tanto, que insinuou na última sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba, que os deputados da oposição atualmente apoiando a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a governador, “estão sendo governistas, antes de chegar ao poder e já estão querendo evitar votações que tenham repercussão no futuro governo”. A acusação do deputado foi feita devido ao adiamento das votações do projeto de lei que concede subsídio à Defensoria Pública do Estado e da PEC 31, que beneficia os policiais militares e bombeiros. O deputado ainda cobrou a inclusão na pauta de votação a sua proposta de emenda que prevê o reajuste de 18,6% aos servidores estaduais: “Quero saber se vai ser votada aqui minha emenda que reajusta o salário dos funcionários públicos em 18,6%, que tem repercussão, inclusive, para novos governos na frente?”. Tomara que esses deputados sabotadores repensem e votem urgentemente as matérias citadas.

 

POR CONTA DA MORTE DE EDUARDO CAMPOS PV QUER ADIAR INÍCIO DO HORÁRIO POLÍTICO

O adiamento entrou em discussão após o pedido do candidato Eduardo Jorge (PV), que protocolou uma carta no TSE, na qual solicita a suspensão do horário eleitoral por três dias. A transmissão dos programas começa na próxima terça-feira (19) e vai até 2 de outubro. “Essa medida significa respeito ao luto das famílias atingidas pela tragédia e ao pesar do povo brasileiro. Podemos ter, assim, um interregno necessário para se dar início ao debate político tão essencial à nossa democracia”, defendeu o Eduardo Jorge.Mesmo vítima de uma lamentável tragédia, Eduardo Campos sem querer vai prestar um grande serviço ao povo brasileiro, que poderá pelo menos por alguns dias se livrar da horrível cantilena que é o guia eleitoral para todos nós.

OS BRAGAS FORA DA POLÍTICA

Primeiro foi Wilson Braga, que declinou da reeleição a deputado estadual alegando problemas de saúde e da própria idade, indicando para concorrer a vaga a sua esposa Lucia Braga. Esta semana a mesma que é filiada ao Partido Verde protocolou desistência no TRE da Paraíba. Lúcia Braga, ex-prefeita de João Pessoa, ex-deputada e ex-primeira-dama do Estado, A informação foi confirmada pelo advogado Johnson Abrantes, que trabalha para a família.

A MORTE DE EDUARDO CAMPOS E A NOTA DE RICARDO COUTINHO

Ninguém tem duvida sobre a relação de amizade que existia entre o falecido Eduardo Campos e o governador Ricardo Coutinho, que como tantos outros que conviveram com Eduardo sentiram bem a morte inesperada do mesmo No caso de Ricardo Coutinho, além de decretar luto oficial publicou uma nota sobre o falecimento do amigo e correligionário, dizendo dentre outras coisas: ‘A vida nos impõe, naturalmente, muitos dissabores ao longo de nossa caminhada. Mas tem dor que dói mais forte. Tem dor que dói mais fundo. Que deixa um vazio. Essa é uma delas. Perder um amigo confidente, um companheiro político, uma referência na visão desenvolvimentista da gestão pública, de uma maneira tão trágica e precoce, impõe uma dor que não está catalogada. Que não se classifica. Eduardo Campos reacendia em mim, pessoalmente, e certamente em tantos outros brasileiros, a crença na nova política, na expectativa de um Brasil renovado e na existência de quadros capazes de assegurar nosso futuro. Qualificado para transformar, deixa ainda mais órfão um país já tão carente de uma nova geração de políticos transformadores’.

QUEM GANHA E QUEM PERDE COM A MORTE DE EDUARDO CAMPOS

Por falta em Eduardo Campos, um fato que chama a atenção e que vale a pena comentar, é que a morte de Eduardo Campos coloca Maria Silva no páreo e tira naturalmente votos de Dilma e de Aécio Neves, já que atrai os indecisos e provoca necessariamente o segundo turno eleitoral. No caso da Paraíba, Ricardo Coutinho que se encontrava numa verdadeira saia justa se desobriga do apoio e poderá apoiar Dilma, agradando assim os seus aliados petistas, o que significa mais e$$$trutura de campanha e como também finda a questão da aliança PMDB/PT. Marina Silva era até ontem a vice que tinha mais votos do que o candidato. O Datafolha fez uma pesquisa em maio, tirando Eduardo e botando Marina na cabeça de chapa e ela ficou mordendo o calcanhar de Dilma.

QUEM GANHA E QUEM PERDE COM A MORTE DE EDUARDO CAMPOS II

Teve quase trinta por cento das preferências contra 16 por cento de Aécio Neves, que com Eduardo na disputa pulava para o segundo lugar com quase o dobro de votos do pernambucano. Marina Silva, mulher humilde do estado do Acre, que trabalhou como domesticas e que aprendeu a ler somente aos 23 anos de idade, pode surpreender nas próximas pesquisas. Em tese Marina reteria parte dos eleitores de Eduardo Campos e atrairia um naco do contingente de indecisos. Entendidos já fazem previsões que Marina pode atropelar Aécioe tirá-lo da briga; Dilma também perde porque contava com o apoio histórico do PSB numa eventual disputa contra o tucano, no segundo turno

VIA DO JARDIM OCEANIA JÁ PODE SER AMPLIADA ATÉ O IATE

Depois da vitoria da Associação dos Moradores do Jardim Oceania na Justiça, que autorizou a Prefeitura a construir um passeio no prosseguimento da via de Manaíra até as proximidades do Iate Clube quem se manifestou na coluna de Abelardo Jurema foi a ex- Primeira Dama do estado Glauce Burity que lamentou que os moradores que residem ali nas proximidades sejam obrigados a caminharem na parte da manhã numa área improvisada na Avenida Argemiro de Figueiredo quando poderia fazê-lo respirando ar puro a beira-mar, ocorrendo tal desconforto por conta da má-vontade de poucos que desejam privatizar aquele pedaço da praia para uso de alguns privilegiados, quando se poderia ter alio passeio público e uma ciclovia na orla do Jardim Oceania.

VIA DO JARDIM OCEANIA JÁ PODE SER AMPLIADA ATÉ O IATE II

A Amaoceania – Associação dos Moradores do Jardim Oceania propôs, desde o início, educação ambiental permanente na área e um posto avançado em defesa das tartarugas e agora parece que a Justiça finalmente entendeu, faltando agora apenas a intervenção de nossa Prefeitura. Pelo visto vamos caminhar pela nova via independente da vontade daquele estrangeiro que mora nesse espaço e quer mantê-lo reservado para poucos. Infelizmente a nossa Justiça perdeu muito tempo com o mesmo. Tal assunto deveria depende única e exclusivamente de nós nativos. Vá querer um de nós se meter em assuntos de outros países, que sairá de lá correndo, mas em nosso espaço todo mundo manda e apita infelizmente. Em tempo: Além da ampliação de tal via, deixando de ser usufruto de poucos, o prefeito Luciano Cartaxo precisa urgentemente construir o Parque Municipal Parahyba, utilizando as áreas adjacentes dos canais do Bessa, conforme foi decidido pelos moradores em plenária em dezembro de 2012. Ora, para que serve então as plenárias?

 

OS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO DA PARAÍBA IRÃO PARALISAR AS ATIVIDADES, HOJE POR DUAS HORAS

Hoje sexta-feira (15), ocorrerá paralisação em todas as comarcas do estado. A decisão foi tomada em da assembleia geral extraordinária convocada pela Associação dos Técnicos, Auxiliares e Analistas Judiciários da Paraíba (Astaj-PB) e pelo Sindicato dos Oficias de Justiça, (Sindojus-PB), no final de junho último, em Campina Grande. Segundo o presidente da Astaj, José Ivonaldo, a paralisação irá ser realizada das 10h às 12h e os serviços dos cartórios judiciais serão interrompidos. A mobilização será marcada com protesto dos servidores pelo não cumprimento da Lei Estadual n.10.195/2013, que garante a movimentação (progressão e promoção) na carreira funcional dos servidores do judiciário estadual. De igual modo, pela defesa da jornada de trabalho de seis horas para os servidores e por melhores condições de trabalho. Engraçado com processos espalhados até pelo chão, fica difícil entender redução da jornada de trabalho. O mais importante que seria a adoção de mecanismos para a celeridade dos processos não foi nem lembrado. Vai ver que nessa área na visão dos servidores vai tudo bem para os advogados e jurisdicionado.

ROMÁRIO: “NÃO ERA HORA DE DUNGA VOLTAR”

Candidato ao Senado numa coligação entre o PSB e PT no Rio de Janeiro – igual como acontece aqui em João Pessoa – o ex-jogador Romário, hoje deputado federal, abriu o verbo na Revista Isto é revelou que não estava na hora de Dunga voltar, pois esse era o momento de mudanças radicais, de coisas novas diferentes e chamou o presidente da CBF José Maria Marin, de ladrão afirmando: “O mesmo roubou medalha, energia do vizinho e terreno da Prefeitura e arrematou: é ladrão ué!” Ao final se referindo a Copa do Mundo, Romário também disse: “A Olimpíada já está indo para o mesmo ralo. Já estão gastando com coisas que não tem que gastar. Tanto que o Comitê Olímpico Internacional (COI), colocou um representante deles no Rio para acompanhar. Mostra que o Brasil não tem capacidade e profissionais para realizar um grande evento. E até tem, só que esses com capacidade não são escolhidos, porque não estão no meio da corja, da quadrilha”. O baixinho como sempre arrebentou.

EDISON LOBÃO FILHO: “MEU NOME É TRABALHO”

Mesmo dispondo apenas do próprio voto, Edison Lobão Filho, por ser o primeiro suplente do pai, que se tornou ministro de Minas e Energia, virou senador por praticamente um mandato inteiro de oito anos e agora disputa o governo do atrasado estado do Maranhão e esta semana em entrevista a afiliada da TV Record naquele estado, o senador deu uma entrevista que caiu nas graças dos populares, ou seja, tentando demonstrar humildade o mesmo tascou: “Começo a trabalhar cedo, ás nove horas da manhã.” Pois é, até acordar, fazer a barba, tomar banho e ingerir o farto café da manhã, o dito cujo deve iniciar mesmo a sua jornada de trabalho por volta das 10 horas da matina, portanto bem diferente o conceito do mesmo sobre a jornada de trabalho que nós pobres mortais temos que cumprir.

 

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.