Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

PMDB E PT- CASAMENTO NA DELEGACIA DE POLÍCIA

Há alguns anos alguns casamentos eram realizados na delegacia de polícia tendo como autoridade co-autoria o delegado que intima o sujeito a casar sob pena de prisão. O comportamento recente dos dirigentes do PMDB querendo qualquer custo amarrar uma improvável aliança com o PT, recorrendo até mesmo a direção nacional da legenda, lembra muito essa época em que o casamento até ocorria, pois o sujeito ficava amedrontado com o delegado, porém ao virar na esquina já se escafedia e deixava a noiva falando sozinha. Ora se os petistas locais não querem de jeito nenhum tal casamento, como pode o PMDB conviver durante toda uma campanha com o PT que não o aceita, seria um verdadeiro casamento de delegacia. Nesta terça-feira, o PMDB nacional chegou a divulgar matéria informando que o partido estaria exigindo da cúpula petista a manutenção do acordo entre os dois partidos que incluía o apoio do PT ao PMDB da Paraíba. Pelo bem do próprio PMDB, parece que não deu certo.

A VICE DE RICARDO COUTINHO E A FALTA DE PESO POLÍTICO

O governador Ricardo Coutinho e sua assessoria até que buscaram outros nomes, como Venê como vice, Daniela Ribeiro do PP, até aventando-se o do empresário Bolinha, Buega Gadelha, etc. A questão se agravou muito com o rompimento de Rômulo Gouveia, atual vice-governador, que passou a apoiar Cássio, deixando o quadro assim mais preocupante. Sem muita alternativa, o Governador Ricardo Coutinho, anunciou como sua vice, a médica Lygia Feliciano. A mesma é casada com o Deputado Federal Damião Feliciano, presidente do PDT, A mesma não tem o mesmo peso político dos outros convidados e o governador optou por ela por ser mulher e realizar um trabalho social de peso na cidade de Campina Grande. É preciso não esquecer que Ligia já foi vice do então candidato a prefeito daquela cidade Rômulo Gouveia e não chegaram a lugar nenhum. Falando de coração este aprendi\z de digitador imagina que o governador poderia ter arrumado um vice com mais peso político.

QUINTANS DIZ QUE POR CONTA ALIANÇA DO DEM COM O PSB DEIXA A VIDA PÚBLICA

Demonstrando contrariedade com os rumos da política paraibana Quintans anunciou que não vai tentar a reeleição a uma cadeira na nossa Assembleia Legislativa. O deputado se queixa, da decisão da Executiva de Seu Partido (Democratas) em apoiar a reeleição do Governador Ricardo Coutinho.Crítico da Administração do Governo do Estado, Quintans preferiu fóruns Ficar do Processo eleitoral um PEDIR-votos de para o socialista.Como perguntar não ofende, La vai: A decisão de Quintans não tem a ver com o fato de que na semana passada o TCU o colocou na lista dos fichas-sujas, junto com Cozete Barbosa?

CÍCERO PODE APRONTAR ALGUMA NO NINHO TUCANO

Quem anda bem calado depois da convenção do PSDB é o tucano de alta plumagem Cícero Lucena. Dizem que pelos lados do ninho tucano corre uma grande preocupação, é que o silêncio de Cícero pode ser uma estratégia para pregar alguma peça contra a legenda, em virtude de ter o seu nome preterido para disputar o Senado, quando foi escolhido Wilson Santiago. Segundo o estatuto do PSDB Cícero Lucena, senador da República sem direito à reeleição e estaria magoado, com os seus companheiros de legenda e pode estar aprontando alguma surpresa para praticar aquela famosa “vingança. Segundo as pesquisas, ele está em segundo lugar, perdendo apenas para o ex-governador José Maranhão. Em tempo: Cássio Cunha lima informa que conversou com o mesmo depois da convenção e ele assegurou que vai deixar a vida pública.Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

MAJOR FÁBIO FOI A HONROSA EXCEÇÃO NO CALDEIRÃO DE NEGOCIATAS

Escrevi aqui neste espaço que os acertos políticos que vinha sendo acertado por estas bandas, soavam como uma verdadeira suruba eleitoral, pois não guardavam nenhuma coerência com os programas dos partidos e se buscava apenas tempo de televisão. Cheguei a classificar tais alianças como um verdadeiro rendes-vour, como dizem os franceses. Mas nem tudo está perdido nesse lamaçal fétido, uma alma penada se salvou, o major Fábio, que é candidato pelo PROS ao governo do Estado, mesmo depois de ter sido assediado por outros candidatos, como Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima, o mesmo decentemente recusou as boas propostas que lhe foram feitas e na convenção do PROS cravou: ‘Nossa história não é ter mais votos que os outros, é ter palavra’. Sem comentário, pois o Major já disse tudo.

GOVERNADOR ENTREGA OBRAS

Ontem o governador RC ainda dentro do prazo permitido pela lei Eleitoral, entregou algumas obras. Entre as ações a inauguração do Hospital Regional de Mamanguape, a entrega de uma ambulância ao Hospital Napoleão Laureano e a abertura da primeira escola técnica estadual paraibana, que fica localizada na cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa. A primeira atividade aconteceu às 10h, no Litoral Norte do estado, onde ele inaugurou o Hospital Regional de Mamanguape. Às 15h, o governador entregou uma ambulância ao Hospital Napoleão Laureano, na sede da unidade hospitalar, em João Pessoa. Já às 16h, na cidade de Bayeux, o governador Ricardo Coutinho inaugurou a primeira Escola Técnica Estadual da história da Paraíba. O complexo educacional recebeu investimento de mais de R$ 8 milhões e a unidade irá disponibilizar 1.200 vagas dividias em três turnos. Na próxima sexta-feira será inaugurada a grande reforma realizada no Estádio do Almeidão, que jamais havia sido reformado depois de inaugurado por Tarcisio Burity.

AUTORIDADES QUEREM RESOLVER MOBILIDADE NAS CALÇADAS DO BESSA

A 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa realizou, nesta terça-feira (1º), uma audiência com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município (Sedurb) para tratar das medidas a serem tomadas para a retirada de obstáculos nas calçadas nos bairros de Bessa e Jardim Oceania, na Capital.De acordo com o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, a Promotoria instaurou inquérito civil público para apurar reclamação de moradores sobre a existência de obstáculos nas calçadas como correntes e gelos baianos que dificultam a mobilidade de pedestres, pessoas com deficiência e cadeirantes, nos bairros de Bessa e Jardim Oceania.Difícil vai ser coibir alguns ricaços que moram na Avenida Argemiro de Figueiredo que já vem desafiando diversos gestores, pois colocaram gramas nas suas calçadas, correntes e até árvores com espinhos para que ninguém tenha a ousadia de pisar nas suas calçadas.

AS ANTIGAS E AS  NOVAS PROMESSAS DE CÁSSIO

O senador Cássio quando buscou a sua reeleição disputando com José Maranhão, prometeu a ponte de Lucena, a duplicação da BR 230 e depois de eleito foi mais distante ainda e fez uma viagem de dez dias ao distante Tartaristão, república russa, levando consigo uma comitiva de dois secretários(Franklin Araújo e Roberto Braga) e um deputado(Agnaldo Almeida. Na volta sob desconfiança de todos, prometeu que a Paraíba poderia sediar, no futuro, uma refinaria de petróleo e um centro de manutenção de helicópteros das Forças Armadas Brasileiras, o que jamais aconteceu. Agora o mesmo novamente candidato, além de bisar velhas promessas, copiou a idéia de José Maranhão que na sua última gestão prometeu um tal de porto de águas profundas, que jamais saiu do papel e Cássio poderia também ter copiado a idéia de Maranhão da Via Jaguaribe, com um viaduto passando sobre a Epitácio Pessoa, porém não o fez. É preciso não perde de vista que as promessas feitas no passado e agora repetidas, são todas da alçada do governo federal.

RAMALHO LEITE CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO SEU LIVRO E SUA POSSE NO IHGP

O respeitado escritor, jornalista e homem público Ramalho Leite, com uma longa história prestada a cultura do nosso estado, envia sugestivo convite para o lançamento no dia 25 de julho às 19 horas, por ocasião de sua posse no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba do seu livro ‘A botija de Camuçá. É preciso não esquecer que Ramalho Leite que é colaborador do nosso blog já é imortal da Academia Paraibana de Letras. Realmente tal convite é imperdível, principalmente pelo número de pessoas citados no livro que será lançado.

AS ÁGUAS DA AVENIDA LEOCÁDIO COUTINHO SÃO DE COMPETÊNCIA DA SEINFRA

Esta semana tratei aqui de um problema sério com relação ás águas das chuvas que vêm se açulando dos dois lados da Rua Leocádio Ribeiro Coutinho, no Bessa, trazendo sérios prejuízos para os comerciantes e moradores daquela artéria. Depois da publicação em que falei da Prefeitura e da Cagepa, recebi a informação a seguir da nossa empresa de águas, que esclarece a competência para realizar tal serviço ‘ Senhor Pedro Marinho, todo este setor de galerias pluviais e escoamento de águas nas ruas é de total responsabilidade da Prefeitura Municipal. Portanto os moradores da citada via já sabem a quem se dirigir e reclamar, ou seja, a Seinfra.

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais