Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

pedro

 

 PT MARCHARÁ COM O PSB
Desde ontem, ocorreu o anúncio numa entrevista coletiva no Hotel Imperial, onde estavam presentes o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT), afora dirigentes e lideranças das duas agremiações. Lucélio Cartaxo, o irmão gêmeo de Luciano, será candidato ao Senado e a vaga de vice estaria reservada para um integrante do PMDB caso a legenda confirme nas próximas horas a aliança com os socialistas e trabalhadores.
Lucélio Cartaxo chegou ao local ao lado do governador Ricardo Coutinho, sendo ambos bastante aplaudidos pelos presentes.
PT/PMDB e PSB – RUY CARNEIRO PODE DEIXAR DE SER VICE DE CÁSSIO
Mesmo com sucessivos desmentidos por parte do ex-governador José Maranhão, está sendo ‘costurado um acordo do PMDB com a candidatura de Ricardo Coutinho. Tal conversa vem acontecendo há meses no mais completo sigilo e com a entrada do PT, o que já aconteceu ontem e do PMDB até o final deste mês que é o prazo fatal, com um candidato a vice na referida chapa de RC, tudo pode mudar para os lados do PSDB e Ruy Carneiro com certeza não será mais o candidato a vice-governador na chapa de Cássio, pois considerando que o governador conquista novamente a prefeitura de João Pessoa e cresce em tempo de TV ao se aliar com o PT e também provavelmente ao PMDB, Cássio precisará de um vice que agregue bem mais que o deputado federal Ruy Carneiro. O fato é que como já disse José Maranhão o PMDB é hoje uma noiva das mais disputadas.

DESDE O ANO PASSADO O PSDB TENTA FECHAR COM O PMDB
Desde que se deu a eleição de Ruy Carneiro a presidente do PSDB e com base em pesquisas internas, coube a ele Ruy a missão de demover Cícero Lucena da disputa para o Senado e disputar uma vaga na Câmara Federal, pois havia interesse de Cássio e de alguns peemedebistas de uma aliança entre as duas legendas, principalmente do deputado peemedebista Manoel Junior, que buscava uma vaga na majoritária, ou seja, o mesmo desejava disputar o Senado. Depois da aliança do PMDB com o PT juntar-se com os tucanos foi totalmente descartado pela direção nacional do PT, tendo Cássio Cunha Lima buscado o PP, desejando ter como candidato ao Senado o ex-ministro Aguinaldo Ribeiro, ou o PTB buscando o seu presidente Wilson Santiago, frustrando assim qualquer hipótese de uma chapa puro sangue com Cícero Lucena, buscando a reeleição, ou seja, com todos os membros do PSDB.

COMO FICAM VENÊ, LUCELIO E RÔMULO?
No fechamento de tal negociação, Rômulo Gouveia foi convencido pelo próprio Ricardo Coutinho a retirar a sua candidatura ao Senado, para assim acomodar Lucélio Cartaxo na chapa majoritária. O gesto de desprendimento de Rômulo deixou a todos sem entender nada, pois a maioria acreditava que ele Rômulo, perdendo o seu objetivo que seria a qualquer custo disputar o Senado, voltaria para as hostes de Cássio Cunha Lima. Não aconteceu isso. Rômulo decidiu disputar um mandato de deputado federal e vai continuar aliado do governador Ricardo Coutinho. No caso da aliança com o PMDB se cogita que o vice poderia ser Veneziano ou a sua genitora Nilda Gondim. No caso de Veneziano sair para disputar a Câmara Federal, ocorreria uma disputa direta dos votos de Campina Grande com Pedro Cunha Lima que também é candidato pelo PSDB. Outro que ganhou com tal aliança foi Luiz Couto, pois com a saída de Lucélio da disputa proporcional o caminhão dele estará bem pavimentado, pois pela primeira vez irá para a disputa com o apoio de sua legenda o PT e também com o apoio do PSB de Ricardo Coutinho e quem sabe também do PMDB, que segundo comentários nas últimas horas poderá também fechar com Cássio Cunha Lima, existindo apenas um óbice Cássio e José Maranhão têm confrontos históricos, inclusive com cassação de mandato e também com Veneziano em duas disputas políticas na cidade de Campina Grande em que Cássio com seu candidato perdeu ambas e quando ocorreram denúncias graves de parte a parte.

SOBRE A SUBSTITUIÇÃO DE VENÊ POR VITAL

A presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), e o Partido dos Trabalhadores em nível nacional fazem gestões nas ultimas horas para que o PMDB da Paraíba lance o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) como pré-candidato ao Governo do Estado em 2014, caso o seu irmão, ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, desista da disputa e vá concorrer à Câmara Federal, como está em discussão. O problema de Vital do Rego é que seu nome apesar de hoje projetado nacionalmente não representaria musculatura política em nosso estado, sem falar que seu nome tem alta rejeição dentro do próprio partido o PMDB local, ou seja, os que defendem a tese da desistência de Veneziano advogam que Vital também não empolgaria o eleitorado.

CÍCERO LUCENA PODE ‘MELAR’ CONVENÇÃO DO PSDB
Além de todos os acertos que o senador Cássio vem mantendo nas últimas horas, ainda tem uma questão mais grave que não fecha de jeito nenhum. No seu caminho se encontra o senador Cícero Lucena. Dizem por ai que ele estaria preparando um golpe certeiro para desfechar depois da convenção tucana marcada para o dia 30. Caso o partido não homologue sua candidatura à reeleição, Cícero pode utilizar o estatuto do PSDB e registrar uma candidatura avulsa, já que o estatuto garante a reeleição ao detentor do cargo. Se fizer isso, aí a situação tucana se agrava com penas voando para todos os lados. TaL assunto não pode ser desprezada pela direção do PSDB e deve obrigatoriamente ser resolvido antes da convenção.

NOSSA POLÍTICA É UM VERDADEIRO RENDEZ-VOUS
Depois de toda essa arrumação que só interessa mesmo aos grupelhos de nossa política, que visam apenas os seus interesses pessoais, logo vem a lembrança que esta semana, por conta de comportamentos assim, o sempre sério e correto senador gaucho Pedro Simon, decidiu que vai abandoná-la com vergonha de tudo que vem acontecendo. Ainda esta semana um famoso articulista da chamada grande imprensa, espantado com tanta cara de pau e com os conchavos que vêm sendo feito foi cirúrgico e classificou tal conduta como ‘Bacanal eleitoral’, já outro foi mais fundo e denominou as coligações de ‘Verdadeiras surubas’ Por fim o grande jornalista Josias de Souza, fuzilou: ‘Todas as coligações são tão suja e inexplicáveis que têm um pé na cadeia’. De minha parte vejo tais condutas como uma degeneração geral, que deixa o eleitor totalmente em segundo plano, já que eles os políticos buscam desesperadamente a sobrevivência no poder e fazem isso a luz do dia, e o pior, na frente das crianças. Infelizmente a nossa querida Paraíba está infestadas desses agrupamentos familiares e as vezes nem tão familiares assim, que só têm trazido atrasos e vergonha para o nosso Estado. Como diria aos franceses: ‘é um verdadeiro rendez-vous.’
FÁBIO TYRONE ANUNCIA ADESÃO E É O NOVO CHEFE DA CASA CIVIL
Depois de anunciar sua adesão ao projeto de reeleição do governador Ricardo Couitnho o ex-prefeito Fábio Tyrone, é novo chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Tyrone esteve reunido ontem com o governador, ao lado do deputado Lindolfo Pires e de outras lideranças de Sousa. Eles procuraram o governador para reatar compromissos políticos, depois que o senador Cássio Cunha Lima trocou o apoio do grupo pelo do prefeito André Gadelha. Como em Sousa eles não se unem, os Gadelha foram pra Cássio e o grupo de Tyrone ficou com Ricardo.
LUCAS DE BRITO GOSTOU DO ARTIGO A RESPEITO DA GESTÃO DE CARTAXO
Ontem escrevi um artigo citando a verdadeira ‘Torre de Babel que é a equipe de Luciano Cartaxo e a falta de ações de sua gestão, em um ano e seis meses de mandato. Ontem mesmo recebi e-mail do sempre antenado vereador Lucas de Brito: ‘Caro Pedro Marinho, excelente texto. Guardarei para dar a repercussão merecida no retorno dos trabalhos da CMJP, em agosto. Abraços.’

MUITA ÁGUA NA RUA LEOCÁDIO RIBEIRO COUTINHO

Há quase dois meses na Rua Leocádio Ribeiro Coutinho, no Bairro do Bessa, quando chove vem ocorrendo alagações nos dois lados daquela importante via, prejudicando moradores e comerciantes ali estabelecidos. Tal via liga o Bairro do Bessa a BR 230 e recebe, portanto grande número de veículos diariamente. O proprietário de um posto de combustível ali localizado, tentando minimizar o problema, há dias vem trabalhando com uma bomba ligada, para assim diminuir a água existente, que vem afugentando os seus clientes. Devem existir ali bueiros entupidos e a Prefeitura ou a Cagepa – não se sabe ao certo – precisa agir rápido para sanar o grave problema.

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais