Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

RC REVELA QUE CÁSSIO MESMO NA ALIANÇA ORIENTAVA SEUS ALIADOS PARA ATACAREM O GOVERNO

O governador Ricardo Coutinho (PSB), em entrevista a nossa imprensa revelou que há algum tempo já vinha percebendo a movimentação do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) sinalizando o rompimento e que preparou aliados, principalmente em Campina Grande, para atacarem a pessoa do governador, até com expressões inadequadas. Coutinho revelou que começou a ver as movimentações que indicavam o rompimento de Cássio, como o pedido de empregos, mas sem dizer que havia sido o tucano e o mais grave foi, de acordo com Coutinho, preparar aliados do PSDB, principalmente em Campina Grande para atacar o governador.Um informação dessas se verdadeira pode embrulhar o estomago e até provocar azia, pois seria uma traição imoral.

OS COTADOS PARA A CHAPA DE RC

O vice ideal para a chapa de Ricardo Coutinho, seria o atual vice governador Rômulo Gouveia, que pelo seu carisma e força política, quebraria um pouco as lideranças de Cássio e Veneziano no segundo maior reduto eleitoral da Paraíba, a cidade de Campina Grande. O problema é que Rômulo deseja a todo custo uma vaga no Senado e, portanto só resta ao governador a escolha de um outro nome, surgindo com bastante força os nomes do empresário Buega Gadelha, que é filiado ao PSD de Rômulo e poderia trazer para as hostes ricardistas o clã Gadelha e também o PSC, ou mesmo Daniela Ribeiro com o seu Parido o PP, mais Aguinaldo Ribeiro que seria candidato a reeleição a deputado federal.

 

LUIZ TORRES: ‘RONALDINHO DEVE ESTAR SE PREPARANDO PARA SER O VERDADEIRO CANDIDATO DO PSDB’

A propósito de candidaturas, esta semana a nossa população tomou conhecimento de um verdadeiro faroeste caboclo entre o governo do estado e a Prefeitura da cidade de Campina Grande, com acusações de parte a parte entre o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Homero Rodrigues, entrando também na refrega o vice Ronaldinho Cunha Lima, tudo por conta da ajuda financeira para o Circuito do Forró, realizado anualmente naquela cidade. Ronaldinho avocou para si a defesa daquela cidade e com arroubos retóricos, bateu forte no governador Ricardo Coutinho, provocando o secretário de Comunicação Luiz Torres, que foi logo ironizando a sua fala “Ele (Ronaldo) deve estar se preparando para ser o verdadeiro candidato do PSDB”.

NETO PODERÁ SER SUPLENTE DE LUCÉLIO

Mesmo flagrado dias desses num restaurante de nossa cidade em conversa de pé de ouvido com o presidente do PSB Edvaldo Rosas e com o secretário e articulador político de Ricardo Coutinho, Ivan Burity, o ex-deputado Neto Franca que é presidente do PTC, poderá desistir da sua candidatura a deputado estadual e sair como suplente de senador na chapa de Lucelio Cartaxo. Com a redução das bancadas ficará muito difícil a conquista de uma cadeira, seja como deputado estadual ou federal.

ASSEMBLEIA VAI EXAMINAR CONTAS DO GOVERNADOR SÓ NO SEGUNDO SEMESTRE

O governador Ricardo Coutinho (PSB) minimizou, nesta terça-feira (10), as declarações do presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), Ricardo Marcelo, que revelou, na manhã de hoje, que as contas do governador relativas ao exercício de 20111, em apreciação na ALPB, serão julgadas apenas no segundo semestre. “Eu reajo inaugurando. Você acha que eu vou parar de falar no Cidade Madura para poder falar em Assembleia Legislativa, em prazos. Eu tenho minhas contas em dia, o Estado está mais do que nunca investindo e isto é o que interessa a grande maioria do povo”. Pois é, o leitor mais atilado vai perceber que o presidente da Ale Ricardo Marcelo esperar até a undécima hora para examinar tal conta, ou seja, deixar o assunto para o segundo semestre vai servir de excelente palanque para as oposições e só restará saber o que o povo irá pensar desses deputados golpistas.

PT TEM CONTAS REPROVADAS PELO TRE EM RAZÃO DE R$37

Não há biboca neste estado que não saiba que o TRE-PB por absoluta falta de meios, raramente fiscaliza a contento os partidos e os candidatos, porém esta semana deu-se o impensável, uma decisão de tal Corte surpreendeu a todos, ou seja, por unanimidade as contas do Diretório Estadual do PT – Partido dos Trabalhadores, relativas ao pleito de 2012 foram rejeitadas e como punição suspender por dois meses o repasse de recursos do fundo partidário para tal legenda. A noticia vem apenas potencializar a incapacidade do TER com relação a fiscalização, pelo tempo decorrido para tal exame e o valor que provocou a rejeição das contas, ou seja, a de micharia de R$ 37.

FORRÓ-FEST COLOCA UM FREVO EM PRIMEIRO LUGAR

Aqui neste espaço revelei a minha estranheza com a vitória da música ‘No Céu também tem forró’, de autoria da dupla que cria, há anos, cria marchinhas de Carnaval para o bloco pessoense Bicho-de-pé, ou seja, de Jairo Madruga e Flávio Smith. O próprio Smith revelou: “Com a música pronta, Flávio convidou o amigo Jairo Madruga, figura conhecida no Folia de Rua da capital, para criar a melodia que daria ritmo à canção. “Tenho essa pegada mais animada que mistura forró e marchinha e pensei em algo que parecesse com ‘Isso Aqui Tá Bom Demais’, de Dominguinhos”, falou Jairo.Pois é, o fato é que ao ouvir o anuncio no final do Forró Fest que tal música havia sido escolhida como a melhor de um festival de forró, confesso que tomei um susto, pois aos meus ouvidos tal composição soou muito mais com um frevo de que com forró.

FORRÓ-FEST COLOCA UM FREVO EM PRIMEIRO LUGAR II

A propósito da minha indignação recebi do genial cantor de musicas nordestinas Bira Delgado o que segue: “Muito bom o seu comentário, meu caro jornalista Pedro Manoel Macedo Marinho. Apenas uma correção e um desafio. A composição da música ‘No céu também tem forró’, defendida por Jairo Madruga é de Fábio Smith. Deixo aqui um desafio para os organizadores do Forró Fest: Publiquem as súmulas dos jurados, dos dez últimos certames! Já o advogado e também compositor Camilo Macedo Marinho escreveu: “Até ritmo carimbó lá do Pará se classificou – Tá na hora da TV cabo branco rever seu conceito – os festivais foram criados para se descobrir novos talentos – na PB – só quem ganha são os profissionais no ano passado foi Renata Arruda – não se discute aqui a competência dela e de Jairo – o estranho é a forma como está esse festival, se assim podemos chamá-lo conduzindo esse Forró Fest. Lamento profundamente, não vi sequer os críticos musicais, expor qualquer opinião.

FORRÓ-FEST COLOCA UM FREVO EM PRIMEIRO LUGAR III

O Multimídia escreveu: “Jairo é um profissional insistente, que vem ha muito tempo trabalhando no cenário cultural do Estado. Se a sua musica é Frevo, é Forró, isso não sei. O que me impressiona é o fato dos jurados escolherem uma musica que não está dentro do contexto. Mas também vale a ressalva, se Jairo com um “Frevo ganhou, deve estar faltando musica no ritmo certo, ou jurado competente para escolher a musica certa”. O sempre antenado Wilmar Uchoa Araujo, registrou: “Com a música pronta, Flávio convidou o amigo Jairo Madruga, figura conhecida no Folia de Rua da capital, para criar a melodia que daria ritmo à canção. “Tenho essa pegada mais animada que mistura forró e marchinha e pensei em algo que parecesse com ‘Isso Aqui Tá Bom Demais’, de Dominguinhos”, falou Jairo. Embora eu não seja músico, mas também achei o ritmo de frevo. Afinal, esse festival é ou não para resgatar o forro?Eu acho que o nosso forró está querendo virar a “casaca” para o carnaval. Ora, se já não bastassem os trajes CARNAVALESCOS dos integrantes das quadrilhas “juninas”, agora o vencedor do FORRÓ FEST foi uma “marchinha de frevo” Só nós faltam agora aparecer um “SÃO JOAOZINHO 30” ..

 

A FALA DE VIRGOLINO ALENCAR – O SERVIÇO PÚBLICO E COITADISMO

A respeito da cota para negros nos concursos públicos, o sempre atento Virgolino Alencar através das redes sociais revelou a sua indignação, pois na verdade tal beneficio na verdade castiga o mérito em nome de uma pseuda ajuda aos menos favorecidos. Virgolino a partir deste ponto: EU sou do tempo em que os serviços na era pra quem tinha competência. Entrava-se nele por concurso competitivo. Agora, a máquina pública é pra servir o coitadismo. Tem outras formas de se dar assistência aos desvalidos que tiveram a infelicidade, sem culpa, de terem nascido ou se desenvolvido com alguma necessidade especial. Não se resolve nem dando esmola, nem reserva de mercado. Mas dando-lhe condições de se inserir dignamente na vida. Cota e bolsa ócio só estimula a vagabundagem. “Não leva a nação a nada”. Meu caro Virgolino é sempre interessante para os donos do poder dividir para governar, para assim ocorrer a luta de classes, o que torna mais fácil o domínio dos mesmos. É lamentável que a cor, o sexo, a região, a raça, a preferência sexual, sejam geradores de direitos. É inconcebível que se dividam os homens em brancos e negros, nortistas e sulistas, homossexuais e heterossexuais, homem e mulher, rico e pobre. O maior preconceito vem exatamente dos nossos legisladores e governantes, que criam um absurdo desses, jogando no lixo a meritocracia, que deveria ser o único predicado nos concursos. Haja paciência para tanta bobajada, descolada da realidade que serve apenas para reproduzir e ampliar as desigualdades.

PREFEITO DE CABEDELO ‘INCHA’ A FOLHA DE PESSOAL

A cidade de Cabedelo não tem mesmo sorte com os seus gestores, ou seja, o povo não tem sido muito feliz nas últimas escolhas. Esta semana se divulgou que aquela Prefeitura, através do Prefeito Leto Viana, anda fazendo do nosso bolso uma verdadeira ‘Casa de Mãe Joana’ ou seja, continua inchando a folha de pagamento com servidores contratados, mesmo quando a orientação do Ministério Público é a realização de concurso para que as pessoas venham a assumir vagas no serviço público. A constatação pode ser no SAGRES – Sistema de Acompanhamento da Gestão. Em janeiro deste ano, o município tinha 231 contratados, em fevereiro esse número foi triplicado para 774, ou seja, mais 543 prestadores de serviços, em março o numero saltou para 861 e em abril atingiu o patamar de 899 funcionários apadrinhados receberam suas remunerações na Cidade Portuária com a alegação de: contratação de excepcional interesse público, não se somando aí os cargos comissionados na maioria das vezes indicados por vereadores do município.Essa enxurrada de contratações de pessoas sem concurso na gestão Leto Viana (PTN), somados ao pagamento de mais 323 cargos comissionados – (mês de abril), vem elevando significativamente, mês a mês, os gastos com a folha de pessoal, basta dizer que, em janeiro de 2014, a Prefeitura de Cabedelo gastou mais de R$ 968.000, 00 com cargos comissionados e contratações de apadrinhados número que praticamente dobrou em apenas quatro meses chegando ao patamar superior a: R$ 1.787. OOO. Como diria o populacho: ‘Vamo que vamo’.

ELEITOR GOSTA DE SOFRER, SERIA MASOQUISTA ?

Por falar em mau gestor, parece que o leitor gosta mesmo de sofrer tanto que em Brasília, ou seja, na capital da Republica, nada mais nada menos que José Roberto Arruda é candidato a governador, apoiado pelo senador cassado por desvio de verbas públicas Luiz Estevão e por outro ex-senador que renunciou para não ser cassado Joaquim Roriz, sendo essas três pessoas em razão das mais conhecidas malfeitorias e respondendo aos mais diversos processos na Justiça. Pois bem, para surpresa de todos uma pessoa como José Roberto Arruda, com uma folha corrida de fazer corar até mesmo Fernandinho Beira-Mar, se encontra em primeiro lugar nas pesquisas ali realizadas. Entenderam? Também não .

O ABANDONO DA PRAÇA 1817

Quem passa pela Praça 1817 encontra ali uma arvore que certamente foi derrubada pelas muitas barracas colocadas ali para os festejos juninos. Ali também é possível ver uma arvore cujo tronco envergou totalmente e agora toma todo passeio, obrigando que os transeuntes tenham que se curvar para passar por baixo da mesma, causando constantemente acidentes, principalmente para os deficientes visuais. Seria o caso de a Prefeitura através da Secretaria do Meio Ambiente recolher a árvore arrancada, colocando outra no seu lugar e tirar dali a arvore que tomou tal forma e replantá-la em outro lugar aonde não venha a atrapalhar as pessoas. A propósito, o canteiro que divide as duas vias, se encontra em péssimo estado de conservação com muitas pedras e sujeiras e, portanto seria o caso de a Prefeitura fazer ali um plantio de gramas e flores.

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais