Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

PODE SERVIR PARA CÁSSIO – TSE DIZ QUE SENADOR CASSADO EM RO PODE SER CANDIDATO EM 2014

 

Na noite da última quinta-feira o Tribunal Superior Eleitoral selou o futuro do ex-senador Expedito Júnior ao responder a Consulta 38063 formulada pelo Deputado Leandro Velloso (PMDB-GO).Em suma, Leandro questionou o TSE :“se caso o candidato for detentor de inelegibilidade decertada por força de decisão judicial, com prazo certo e determinado que se expirará antes do dia das eleições, porém com término posterior à data do requerimento do registro de candidatura, pode ser deferido o registro de sua candidatura no momento de sua apresentação, considerando que no dia das eleições estará elegível? Ou se o registro ficaria sub judice até a cessação da inelegibilidade?”.

 

PODE SERVIR PARA CÁSSIO – TSE DIZ QUE SENADOR CASSADO EM RO PODE SER CANDIDATO EM 2014 II

 

A Consulta foi relatada pelo Ministro Marco Aurélio de Mello, e sob seu voto condutor o Tribunal Superior Eleitoral entendeu que fatos supervenientes à data limite para o registro devem ser considerados e aplicado o art. 11, parágrafo 10 da Lei 9.504, incluído pela Lei 12.034/2009, que diz que “As condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade”.Expedito foi condenado a perda do cargo de senador , ficando inelegível pelo período de 8 anos. Assim sua inelegibilidade só cessará em 1o de outubro de 2014, após o período de registro e antes das eleições.Claramente se beneficia do novo entendimento do TSE , que já havia sido adotado em alguns casos esparsos. Como a Resposta à Consultas vira resolução , que tem força de lei e deve ser aplicada pelos TRE’s, não é mais questão de jurisprudência,o que dá grande segurança sobre sua viabilidade política.
A FALA DE MILTON P. MERQUIADES, QUE QUESTIONA O ENTENDIMENTO QUE FAVORECERIA CÁSSIO
A respeito de tal tema o atento internauta Milton P Merquiades escreveu: ‘Caro Blogueiro bom dia! Esse entendimento já vinha sendo aplicado pelo TSE há algum tempo, portanto, nenhuma novidade. Ocorre que a situação de Expedito Junior é diferente da do Senador Cássio. No caso de Expedito ele foi eleito para o senado, isso no Primeiro turno, já que a eleição para o senado é realizada em turno único. Sendo assim, ele cumpre o período de suspensão dos direitos políticos antes da data das eleições, conseguindo preencher os requisitos de elegibilidade. Já no caso Cunha Lima, a eleição dele era para o Governo e ele foi eleito no segundo turno, portanto, partindo dessa premis sa temos ainda alguns entraves a serem encarados pelo TSE. Desta feita, há a necessidade do TSE definir se o prazo de inelegibilidade no caso de Cássio começa a contar da data da eleição do primeiro turno, caso em que seria beneficiado com este entendimento ou se somente começaria a correr da data da eleição do segundo turno, o que o deixaria inelegível nas eleições deste ano. Assim entendo que a celeuma do caso Cássio ainda continua. Com a palavra o Tribunal Superior Eleitoral. A nos, cabe esperar pra ver.

 

VENEZIANO: ‘CÁSSIO É FIADOR ARREPENDIDO’

 

Político experiente e já percebendo a polarização entre os nomes de Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho l ex-prefeito Veneziano Vital do Rego já começa a colocar as unhas de fora para assim entrar de vez na disputa eleitoral. Na semana que findou o mesmo tascou na imprensa que Cássio e Ricardo eram irmãos siameses e agora diz pela imprensa que Cássio é fiador arrependido tardiamente, dono do ônus e do bônus do que esta acontecendo. Poxa pegou pesado.

 

TIÃO GOMES APONTA EX-INTEGRABTE DO CLÃ CUNHA LIMA PARA SER LIDER DE RC

 

Apontado como possível líder da bancada do Governo RC na Assembleia, o deputado Tião Gomes (PSL), mesmo sendo bom de briga e falação pulou fora e alegando muito trabalho esclareceu que não aceita a função, mas confirmou que segue com Ricardo Coutinho. “Não quero ser, nem vou ser. Mas defendo o Governo. Na ocasião além de negar qualquer interesse em ser líder apontou um ex-integrante do clã Cunha Lima o deputado Manoel Ludgério (PSD) para substituir Hervázio Bezerra (PSB), restando agora saber apenas se Ludgério vai topar essa verdadeira parada federal. Substituir Hervazio Bezerra e fazer um trabalho igual ao que mesmo realizou nos últimos meses não será tarefa fácil para ninguém.

 

ALGUNS PETISTAS QUEREM ALIANÇA COM O PT AINDA NO PRIMEIRO TURNO, TENDO LUIZ COUTO OU LUCÉLIO CARTAXO COMO CANDIDATOS AO SENADO.
Um agrupamento interno do Partido dos Trabalhadores denominado PTLM (PT de Lutas e de Massas), realizará no próximo dia 11 de abril, véspera do Encontro Estadual para definição de Tática Eleitoral do PT, seu encontro Estadual e deverá sair com um posicionamento de defesa da aliança com o PMDB já no primeiro turno. Segundo Josivaldo Farias, um dos Coordenadores do PTLM na Paraíba, que também é Presidente do Diretório Municipal do PT de Bayeux, a tese da aliança com o PMDB é para que se possa construir um palanque forte para Dilma Roussef em nossa Paraíba.Diante desse cenário, o PTLM, deverá sair de seu encontro estadual com o indicativo da Aliança já no primeiro turno do PT com o PMDB, em torno do candidatura de Veneziano Governador e, ainda, acompanhando a recomendação do PT Nacional que orienta que quando não tivermos a “cabeça de chapa”, ao invés de indicar candidaturas de vice-governador, temos é que indicar candidaturas ao Senado.Desta forma, precisamos indicar nossos “melhores quadros” e, atualmente temos o entendimento que os nomes dos Companheiros Luiz Couto e Lucélio Cartaxo são os que mais somam num projeto de fortalecimento do PT na Paraíba se colocando c omo candidato ao Senado. Pois sim Luiz Couto já foi testado duas ou três vezes nas urnas e quem sabe poderia ser um bom candidato ao senado, ma com relação a Lucelio Cartaxo o mesmo jamais foi testado nas urnas, pois até mesmo no bloco Picolé de Manga que fundou se tornou presidente sem nenhuma disputa. Seu único mérito, – ou seria demérito? – é ser irmão e clone do atual prefeito da capital.

 

VEREADOR BIRA PEREIRA QUER SER SENADOR
Por falar em o PT integrar a chapa majoritária disputando o Senado, o noviço petista vereador Bira Pereira, ainda um simples soldado raso na legenda, já colocou as unhas de fora e imodestamente já insinuou o seu nome para a disputa. Ora ninguém é bobo o suficiente para perceber que o que o mesmo deseja é 90 dias de aparição no guia eleitoral – pago por nós – para assim projetar seu nome para vôos futuros, pois evidentemente o dito cujo não tem votos nem musculatura para disputar uma única vaga disponível para o Senado.

NEY SUASSUNA FOI ABSOLVIDO NA JUSTIÇA
Por falar no Senado, o ex-senador Ney Suassuna que pretende voltar ao cenário político da Paraíba, fe z questão de publicar na imprensa uma grande nota, informando da sua absolvição na Justiça da acusação de que no passado teria se envolvido em superfaturamentos de emendas. Tal acusação se deu em plena campanha eleitoral, quando Ney disputava a sua reeleição para o Senado, conseguindo ele mesmo assim obter cerca de 700 mil votos e perder o pleito por pouco mais de um por cento dos votos.Naquela ocasião forças ocultas fizeram divulgar na grande imprensa tais acusações contra Ney Suassuna o que terminou prejudicando o que seria aparentemente uma reeleição tranqüila. Vai uma perguntinha desse ignaro digitador: A quem interessava a derrota de Ney?

 

SANTIAGO QUER AGRA COMO SEU SUPLENTE
Bem fornido de grana e saindo da sua toca, o ex-senador Wilson Santiago mais uma vez demonstra grande esperteza, pois deseja nada mais nada menos como seu supl ente na disputa do Senado o ex-prefeito Luciano Agra. Ora, Agra considerado injustiçado no doloroso processo eleitoral de 2012, caiu na graça do eleitorado pessoense e é exatamente essa faixa do eleitorado que Santiago deseja abocanhar tendo na sua chapa Luciano Agra. O fato é que o ex-prefeito que cumpriu apenas um mandato tampão se encontra há dois anos sem mandato e sua sobrevivência polícia vai depender da escolha que fizer agora, pois se embarcar numa canoa furada correrá o risco de desaparecer definitivamente da vida pública, pois como se diz no popular ‘A fila anda’ e ficar mais tempo ainda sem mandato será muito ruim, pois obviamente surgirão novas lideranças.

 

CUIDADO BADERNEIROS DA COPA!

 

Aqueles que estão pensando em fazer baderna durante a Copa do Mundo brasileiros e estrangeiros podem ficar com os couros quentes é que a Polícia Federal e a Interpol já fecharam acordo com as policiais de 31 países, que enviarão policiais para o Brasil durante o evento esportivo.Cada país enviará até sete policiais , sendo que quatro deles poderão entrar nos estádios, com suas fardadas de origem, mas sem arma, para intimidar torcedores problemáticos e até prende-los. A Interpol até já recebeu uma relação com os torcedores baderneiros inclusive dos holigans da Europa. Resta saber se existe legalidade na ação desses policiais em nosso território. Parece até que aqui é uma terra sem dono e com complexo de vira-lata, expressão criada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues que a cunhou primeiro, em razão da derrota na Copa do Mundo em 1950, mas depois ele mesmo Rodrigues, observou o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico. Segundo ele, “por ‘complexo de vira-lata’ entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo” Esse exemplo agora de aceitar aqui esses policiais estrangeiros, ferindo a nossa soberania é um belo exemplo do chamado complexo de vira-lata.

 

QUEM AVISA AMIGO É
O ex-prefeito Da cidade de Souza, Fábio Tyrone, já mandou recado – se Cássio fechar com os Gadelhas, (PSC) incluindo o prefeito André Gadelha, ele Tyrone pula do barco e passa a seguir Ricardo Coutinho. Pois é, fica o aviso, não esquecendo que Tyrone ainda exerce grande influência do eleitorado local.
QUE TAL SE QUEBRAR O MONOPOLIO DOS CORREIOS?< /p>

 

Será que já não passou da hora de o governo brasileiro quebrar o monopólio dos Correios na entrega de correspondência para este nosso país continental. O fato é que depois de 42 dias de greve, prejudicando a população o comercio e a industria brasileira e com o retorno determinado pela Justiça, o sistema de entrega das correspondências continua sendo feito precariamente, pois vem sendo entregue basicamente as cartas registradas e aquelas do Sedex. Mesmo não sendo obrigação os usuários vão até o armazém de distribuição da empresa e funcionários sem qualquer boa vontade informam ser impossível localizar as correspondências e faturas que são procuradas pelos sofridos cidadãos que são obrigados a pagarem suas contas com juros e multas. Como o Brasil gosta de imitar tudo que acontece nos EUA, lá a entrega de correspondência é feita por empresas particulares que marcam dia e hora para a entrega, sob pena de ter que devolver o dinheiro ao usuário. Fica a sugestão, que acredito seja de todos os brasileiros.

 

MUDANÇA S NA BANCADA DA ASSEMBLEIA E A MISSÃO DE HERVÁZIO BEZERRA

 

A partir de amanhã os deputados que passaram por cargos no Poder Executivo como Adriano Galdino, Manoel Ludgério e Guilherme Almeida, saindo então os suplentes Assis Quintans, Hervazio Bezerra e Irãe Lucena. Desses Hervazio já foi convidado e aceitou fazer a articulação com os deputados da base e aproximação com os prefeitos, principalmente no Brejo seu reduto eleitoral pára assim fortalecer o esquema socialista, ou seja, Hervázio vai em busca de votos para RC e para si mesmo. Se fizer tal trabalho com a competência com que trabalhou como líder na Casa de Epitácio Pessoa, a reel eição do atual governador estará bem pavimentada.

 

FORA ROSILEINE GOMES
Mesmo com uma lei em vigor que proíbe a recondução por mais de duas vezes a presidência de entidades desportivas a ‘eterna’ presidente da Federação Paraibana de Futebol Rosilene Gomes, arrumou um jeitinho e numa eleição bem suspeita obteve mais um mandato, cujo resultado foi logo questionado por dirigentes de clubes esportivos que forma a justiça e conseguiram o seu afastamento para que uma junta apure os fatos ali ocorridos e quem sabe afaste em definitivo Rosilene Gomes da nossa Federação para o bem do nosso futebol que pouco progrediu nos últimos vinte anos da gestão da mesma. Primeiro Juraci Pedro Gomes seu ex-marido, passou vários anos e agora Rosilene já completou duas décadas na FPF. Qual será o mel que tem ali?

 

A FALA DE CHICO PINTO – NÃO COBIÇARAS O JATINHO DO DOLEITO PRÓXIMO
Chico Pinto, que tenho a honra de tê-lo como um dos meus colaboradores no blogdopedromarinho.com, além de excelente jornalista, o mesmo é bem espirituo so com os fatos ocorridos no nosso cotidiano, tanto que aproveitou o fato daquele vice-presidente da Câmara Federal o petista André Vargas com o punho cerrado ter tentado afrontar o ministro Joaquim Barbosa numa sessão recente naquela Casa de Leis e logo depois a Polícia Federal o apontou como sendo ele amigo de um doleiro preso e useiro e vezeiro em utilizar o avião de tal pessoa. Chico Pinto a partir deste ponto: ‘Conexão pra lá de suspeita!André Vargas, aquele deputado falastrão do PT, aquele mesmo que quis fazer “gracinhas” com o ministro Joaquim Barbosa precisa, urgentemente, ser informado que foi feito um aditivo e, agora, em vez de dez, são onze, os Dez Mandamentos. O décimo primeiro inserido nas Tábuas de Moisés, diz em letras garrafais: “NÃO COBIÇARÁS O JATINHO DO DOLEIRO PRÓXIMO.” Pois é Chico, com tal conduta agora fica explicado porque o dito cujo tomou as dores dos mensaleiros.
CANTORA PARAIBANA GIOVANNA MIRANDA, VAMOS VOTAR NA MESMA
Giovanna Miranda faz da parte da talentosa família MIRANDA, de tantos artistas como Floriano, o saudoso Golinha, Diana Miranda e tantos outros que ficaria difícil enumerar aqui. Cantora de voz marcante depois de muito sucesso aqui por essas bandas a mesma seguiu para o eixo Rio/São Paulo em busca naturalmente de melhores oportunidades. Ontem recebi o convite abaixo. Que faço questão de reproduzir: Amigo(a)s e fãs da cantora paraibana Giovanna Miranda, começamos uma nova campanha de votação, agora pelo PRÊMIO MULTISHOW 2014.Clique no link abaixo, coloque o nome Giovanna Miranda na categoria “Experimente – sua descoberta do ano””, escreva a senha juntas e vote, vote quantas vezes puder.LINK: http://premio.multishow.globo.com/vote.php -Produção Giovanna Miranda-Contato: (83) 8812-7001.

 

LIXO É DEPOSITADO NO JARDIM BOTÂNICO BENJAMIM MARANHÃO

 

O Jornal Correio da Paraíba do domingo, traz ampla reportagem sobre o lixo que vem sendo depositado no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, também conhecido como Mata do Buraquinho, denunciando que aquele importante espaço está se transformando em verdadeiro deposito de lixo. Ali os moradores jogam lixo orgânico, animais mortos e até descartam moveis imprestáveis. Ora, o mesmo também vem acontecendo no Parque Municipal Lauro Pires Xavier, ali na rua de trás da Usina Cultura Energiza e nos Canais do Bessa que são áreas de preservarão ambiental destinadas ao futuro Parque Parahyba. É preciso não perde de vista que se as pessoas adotam tal comportamento é porque a empresa encarregada da retirada do lixo da cidade não vem cumprindo a contento a sua finalidade. Simples assim.
SALÁRIO MORAL
Como diria o ex-ministro Abelardo Jurema, o elogio é o salário moral para a pessoa que o recebe e, portanto mesmo que possa parecer cabotinismo, reproduzo comentário postado nas redes sociais pelo meu velho amigo e colega delegado Everaldo Magalhães, com quem tive a honra de conviver e trabalhar no estado de Rondônia, Everaldo a partir deste ponto: “Pedro Marinho, sempre fui admirador do seu trabalho e da sua postura em nossa instituição. A Polícia Civil de Rondônia deve muito ao seu trabalho. Pedro, eu lhe admiro não só pela sua inteligência, mais principalmente pela sua sabedoria com que lidava com as adversidades, que não eram poucas e não querendo ser injusto com nenhum colega, entendo que o amigo foi o mais admirável e competente profissional que tive o prazer de trabalhar!” Obrigado meu amigo Everaldo, tenho muito orgulho de ter servido a essa instituição na condição de cedido pelo governo federal, onde ajudei a formar na Academia de Polícia várias gerações de delegados e agentes, tendo ainda o privilégio de dirigi-la como diretor geral e a enorme satisfação e honra de ser o autor do seu Hino Oficial. Em cima do lance, outro amigo que foi jornalista naquele estado Edvino Hübner postou; ‘Sem falar quando, na condição de titular da Delegacia de Trânsito mostrou sobriedade e competência”.
Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais