Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

 SANTIAGO E AGUINALDO RIBEIRO VÃO FECHAR ACORDO COM O SENADOR CÁSSIO CUNHA LIMA
Corre a boca pequena que Wilson Santiago (PTB) que espera até a última hora e que não sai à toca de sua toca, bem como Aguinaldo Ribeiro (PP) já teriam acertado nos bastidores o apoio a candidatura ao governo do estado do senador Cássio Cunha Lima. Os mesmos estariam organizando tal apoio com vista à formação de chapas para a disputa das eleições deste ano. O PTB já tem acordo praticamente selado com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), com presidente estadual da legenda, Wilson Santiago, ocupando a vaga de candidato a senador. Santiago deverá promover um evento do partido nos próximos dias para formalizar a decisão. O mais provável então – e nisso reside a aposta da coluna – com o PTB, define-se também o PP do deputado Aguinaldo Ribeiro, que devera sair candidato a deputado federal e também deverá apoiar a candidatura do senador Cássio Cunha Lima.

 

OS DEMOCRATAS FICAM COM RICARDO COUTINHO

 

Tudo bem medido, bem coado, bem passado e com o mês de março devidamente rematado, os Democratas (DEM), partido do ex-senador Efraim Morais e do deputado Efraim Morais Filho, que deve ficar com o governador Ricardo Coutinho. Os Morais que sempre estiveram aliados a família Cunha Lima desta feita não vai acompanhar a candidatura de Cássio. O próprio Efraim Morais ao se despedir de assessores e funcionários da Secretaria de Infraestrutura, confirmou tal deliberação. Ele disse que estaria no projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho por considerar ser o melhor para a Paraíba. Um irmão do ex-senador Efraim Morais, Inácio Bento de Morais Filho, deverá ocupar seu lugar na Secretaria da Infraestrutura do Estado. Não se sabe ainda as bases do acordo de Efraim com o governador Ricardo Coutinho, já que Rômulo Gouveia já foi confirmado pelo próprio RC como candidato a senador, o que descartaria Efraim Morais da chapa majoritária.

 

PARA RICARDO COUTINHO A MELHOR DEFESA É O ATAQUE
Sabedor que boa parte dos deputados da Assembleia Legislativa pretende desaprovar as contas do primeiro ano do seu governo, Ricardo Coutinho devidamente pintado para a guerra, não deixou por menos e desafiou o presidente daquele Poder Ricardo Marcelo, a ter o mesmo rigor critico e abrir a analise pública, não só as suas contas, mas as dos seus antecessores recentes e também do próprio Legislativo, sugerindo inclusive que o Ministério Público fosse convidado para esse debate. Lembrou ainda que ‘governos de muitos escândalos’ tiveram suas contas aprovadas pela Assembleia Legislativa e ao final sapecou: ‘Eu não transijo na ética, eu não transformo o governo em balcão de negócios. Não faço e nem farei. Tenho profundo respeito pela minha história, pela minha caminhada e pelo povo da Paraíba. ’

 

PARA RICARDO COUTINHO A MELHOR DEFESA É O ATAQUE II

Por conta do desabafo do ex-líder do Governo Hervázio Bezerra, que disse que Ricardo Marcelo seria o mentor da desaprovação das contas, 26 deputados, inclusive alguns da base de sustentação do governo, assinaram uma nota de desagravo ao presidente daquele Poder Ricardo Marcelo. A propósito, o deputado Tião Gomes, fiel escudeiro do governador Ricardo Coutinho nem se fez de rogado e de pronto fuzilou: ‘Se eu tivesse R$20 milhões, também teria 26 assinaturas e ainda disse ‘Eles estão com medo das urnas e fiam tentando criar um fato novo para tirar Ricardo do poder’. Na mesma batida Hervazio Bezerra tascou: Que se deve também focar as contas do então governador e Cássio Cunha Lima. O mesmo lembrou que tais contas foram aprovadas pelo TCE pelo apertado placar de 3×2 com parecer contrário do Ministério Público. Pois é, o pau que bate em Chico tem que bater em Francisco…………
ADEUS AO MEU VELHO AMIGO HUGO CALDAS
Meu caro amigo Hugo Caldas, a última vez que nos vimos foi nas comemorações de 100 anos do nascimento do Maestro Joaquim Pereira, em que Hugo utilizando uma bengala e morando no Recife fez questão de comparecer ao evento na Estação Ciência Cabo Branco, pois se dizia admirador das composições desse falecido músico e compositor paraibano. N data de ontem quem nos deixou foi ele Hugo Caldas. Vá em paz meu amigo, pois cumprisse com dignidade sua missão aqui na terra. A morte é apenas uma curva na estrada e logo todos nós nos encontraremos.

 

ENIVALDO NÃO QUER VENEZIANO NEM PINTADO A OURO

 

O presidente estadual do PP, Enivaldo Ribeiro revelou a imprensa que não conversa com Veneziano e afirmou; ‘Ele se faz de desentendido e esquece o que nos fez no passado’. Enivaldo se refere ao fato de que para o pleito municipal o Cabeludo selou um acordo no gabinete do seu irmão Vital em Brasília para apoiar a candidatura de Daniela Ribeiro para prefeita e segundo ele Enivaldo além de não cumprir ainda tentou destruí-los. Pois é, essas são as voltas que o mundo dá, parece que o velho político Enivaldo, como zeloso pai que é não digeriu os fatos do passado.

 

RENATO MARTINS BRIGA PELOS MORADORES DO CONDÕMIO VALE DAS PALMEIRAS

 

O vereador Renato Martins, definitivamente comprou a briga dos moradores do condomínio Vale das Palmeiras. Várias rachaduras, infiltração, buracos enormes no teto e uma total falta de estrutura física para abrigar moradores foi o que se viu nas inúmeras visitas que o edil fez aquele núcleo residencial, fazendo inclusive fotos de tudo que viu de errado no acabamento das residências. Até o momento nenhuma secretaria se pronunciou sobre o fato. A da Habitação foi procurada, mas passou o bastão para a Infraestrutura, embora se saiba que a construção e a entrega dos prédios sejam de responsabilidade da Habitação. Tal conjunto residencial foi iniciado ainda na gestão de Luciano Agra e ficou a sua conclusão (acabamento) para a gestão de Luciano Cartaxo. Talvez em razão de se tratar de moradia popular, não foi dada a devida atenção a tais moradias e seus ocupantes vêm sofrendo sérios problemas em tais casos, sem que recebam a devida resposta da Prefeitura através do Prefeito Cartaxo, ou mesmo dos seus secretários. Por conta da falta de respeito com os moradores do vale das Palmeiras o vereador Renato Martins depois de reunir os moradores e fotografar as diversas irregularidades ali existentes, efetuou as devidas comunicações ao Ministério Publico Federal e ao Ministério Público do Estado e já existe uma apuração em tramitação, para que a prefeitura explique o descaso e as diversas irregularidades ali encontradas.Renato agindo assim ensina aqueles moradores o exercitamento da cidadania. Renato Martins junto com Lucas de Brito Pereira são com certeza as grandes revelações da Casa de Napoleão Laureano.
ASSESSORES DE CARTAXO OFENDEM A NOSSA INTELIGÊNCIA
Ali defronte ao Hotel Verde Gren em Manaíra, se verifica um verdadeiro gargalo para o fluxo de veículos e quando se pensava que a Prefeitura iria diminuir tal calçada, ou mesmo ampliar a ciclovia, que termina no Mercado do Peixe, deu-se o impensável e os mesmo laboraram num grave equívoco, pois numa surreal ofensa à inteligência das pessoas, eis que os ‘inteligentes’ assessores do Prefeito Cartaxo resolveram colocar em parte da calçada um tal gramado. Ora, os mesmos sabem(ou pelo menos deveriam saber) de um de pequeno e importante detalhe, quando a maré está alta joga água salgada na calçada e grama, tanto que a grama recém colocada já está até morrendo. É a verdadeira derrama do dinheiro público que assim sai pelo ralo.

 

OS GUARDAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE VÃO USAR PISTOLAS TASER

 

O reforço na Guarda Municipal para amenizar os problemas da segurança publica na capital, foram temas recorrentes do então candidato a prefeito Luciano Cartaxo. Eleito criou inclusive uma Secretaria Municipal de Segurança e colocou ali um ex-colega seu da Câmara Municipal Geraldo Amorim, que no contraponto de tudo que prometeu Cartaxo, sempre que pode diz nos programas onde é entrevistado, que a sua guarda não tem essa atribuição. Dias desses, ao ouvir tal afirmação o jornalista Josival Pereira, fez ver a tal secretário que ele estaria indo contra a pregação do prefeito, quando então ele Geraldo mesmo ficou sem jeito e resolveu remendar as suas colocações. O fato é que na prática, isso só acontece porque a autoridade – ou seria a falta dela – não sabe para que foi nomeado, pois mesmo com novos contratados, viaturas e motocicletas novas, tais profissionais simplesmente não disseram ainda para que vieram, pois sequer controlam os espaços públicos onde moradores de ruas praticam verdadeiras aberrações no Ponto de Cem Réis, como dormirem nos poucos bancos existentes, bebericarem sobre o pedestal onde fica o busto de Vidal de Negreiros, colocarem ali e em outros espaços até mesmo no passeio, roupas para secarem, necessidades fisiológicas e também, colocam colchões no passeio publico ali e na Praia de Tambaú e até armam tendas improvisadas em pleno Parque Solon de Lucena. Numa situação bem melhor e atuando realmente, se encontra a Guarda Municipal de Campina Grande, que inclusive vai agora portar a arma na letal Taser que através de uma descarga elétrica derruba o margianl, caso o mesmo resista a prisão. Quem sabe um dia nossa Guarda Municipal chegue a esse estágio.

 

A FALA DE BIRA DELGADO SOBRE ESTE APRENDIZ DE DIGITADOR

 

O multimídia e extraordinário interprete da música nordestina Bira Delgado, com a gentileza e bondade que lhe são peculiares, postou nas redes sociais: ‘Os irmãos “MACEDO MARINHO” – DESSA NOVA PARCERIA, DEVERÁ NASCER NO MÍNIMO UM CD! O jornalista, advogado, escritor, pesquisador e compositor Pedro Pedro Manoel Macedo Marinho se junta ao seu mano, advogado, ator, poeta, cantor e também compositor Camilo Macedo Marinho e de posse de uma “intimação”, nos convoca (Bira Delgado e Chiquinho Paraíba), para uma SESSÃO, tendo como Fórum de Audiência, nada mais nada menos do que o Stúdio de Sérgio Galo. Os irmãos “MACEDO MARINHO”, para minha surpresa, trouxeram um “matulão” cheio de belas composições e foi ai que eu me senti como um moleque brincando com uma bola de meia. Lindas páginas musicais, que revelam, nas suas letras e melodias, um verdadeiro compromisso com as belezas e identidade do nosso povo nordestino. A sua música nos engrandece de dignidade, pois são dotadas de grande e profunda imaginação poética e porque não dizer, profética. São verdadeiras fontes de águas cristalinas, que nos anima e dar gosto de pegar a cuia e renovar o prazer e alegria de viver. ’

 

MEUS AGRADECIMENTOS A BIRA DELGADO E CHICO PARAÍBA

 

Ao agradecer a conhecida generosidade do amigo Bira Delgado, informo que há muitos anos, juntamente com o mano Camilo, fizemos algumas incursões nesse seara e até obtivemos bons resultados nos antigos festivais de música, que aconteciam aqui na capital e na cidade de Campina Grande. Os anos se passaram e com um canudo de bacharel em Direito, fui cuidar de outras atividades e Camilo também. Eis que agora recentemente, em nossos momentos de lazer e descontração Camilo literalmente ‘arranhando” o seu violão – pois jamais aprendeu a dominar tal instrumento – fomos pouco a pouco elaborando modestas composições que falam um pouco de tudo, mas principalmente do amor e das coisas do nosso Nordeste. De minha parte atuei apenas como letrista com uma experiência de muitos anos, na elaboração de modestos e descompromissados versos, que me levaram a nossa Academia Paraibana de Música, onde sou o vice-presidente, ingressando ali principalmente na condição de pesquisador musical, pois Deus não me deu a honra e o privilégio de executar um simples reco-reco. E foi exatamente como letrista, que trago no meu currículo a autoria do Hino Oficial da Polícia Civil de Rondônia, instituição que tive a honra de dirigir. De minha parte, com o meu irmão Camilo, com o excepcional Bira Delgado já devidamente aprovado no seio musical de nossa terra e com o excelente e talentoso Chiquinho Paraíba, que por quase duas décadas atuou junto com o cantor Flávio José, penso que embora modestamente, poderemos com a nossa música alegrar um pouco mais o coração das pessoas e ai já nos daremos por satisfeitos e realizados. Essa é nossa intenção.

 

A PARAIBANA RAQUEL SHEHEZADE PODE SER PROCESSADA
Para surpresa de todos já há alguns dias a paraibana Raquel Sheherazade não vem aparecendo no Jornal do SBT, já correndo a informação de que a mesma estaria de férias forçadas. O fato é que Raquel vem sendo acusada de que num dos seus muitos comentários ter incitado a violência da população contra os marginais. A propósito, o procurador-geral da Republica Rodrigo Janot, foi ouvido e revelou: ‘A incitação a violência já é, em si, um crime, e como tal, não pode estar incluído na liberdade de imprensa, apontou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em entrevista a imprensa. Janot comentava o caso da jornalista Rachel Sheherazade, apresentadora do jornal SBT Brasil, que defendeu a ação de “justiceiros” no Rio – grupo que espancou e amarrou nu, a um poste, um adolescente negro e morador de rua. “Não assisti ao vídeo ainda. Mas vejo isso com muita preocupação”, disse ele, em referência ao comentário de Sheherazade. Ele opina que os meios de comunicação precisam ter responsabilidade com o que divulgam. “Se essas informações já são sensíveis em reuniões até privadas com mais pessoas, quem dirá quando você veicula isso por um meio de comunicação de massa”, declarou. Mesmo falando em processar a nossa conterrânea, esse procurador nem se deu ao luxo de pelo menos ver o vídeo da Raquel, que apenas diz que a população está agindo pela falta do poder público fazer a sua obrigação, que é cuidar da segurança dos cidadãos.
“RODÍZIO DE PREFEITO”. DE PÉSSIMO PALADAR E HORRÍVEL DIGESTÃO!
O amigo Wilmar Uchoa Araújo, além de atento e preocupado observador dos problemas que afligem a população, também é muito espirituoso e é daqueles que perde o amigo, mas não perde a piada. A propósito da constante mudança de cadeiras na Prefeitura de Santa Rita o mesmo cravou: ‘ Pedro Manoel Macedo Marinho, Sugiro aos responsáveis pelo cerimonial da prefeitura de Santa Rita que Façam um porta-retrato no Gabinete do prefeito com “frente e verso”, obviamente com a foto de cada prefeito plantonista. Quanto as assinatura dos cheques, façam conta-conjunta, acrescida de “E/OU”, para não dificultar a conferência no banco. Esse é o novo “prato” da política paraibana. ’ Wilmar, sem comentários, simplesmente brilhante.
A FALA DE WILMAR – SÃO OS PARLAMENTARES MIRIM IOIÔ!.

 

Já sobre a situação dos vereadores de Cabedelo e suas confusas e suspeitas leis, o mesmo Wilmar Uchoa Araújo foi cirúrgico: ‘A câmara de Vereadores Cabedelo é um “exemplo” de eficiência e economia para o Brasil. Realiza uma sessão para decidir NÃO, e outra para decidir SIM, sobre uma mesma matéria. São os parlamentares mirim IOIÔ! Ou seja, as decisões da Câmara de vereadores de Cabedelo estão iguais ao poema de Vinicius: Será que depois disso ainda não vão entender porque políticos gastam “ene” vezes mais numa campanha do que irá receber de remuneração durante todo o mandato pleiteado. E também porque, após eleito, eles trocam a “gorda” remuneração de deputado, por exemplo, pela de uma Secretária Executiva, que tem remuneração bem menor. Porque tantas “renúncias” de salários? Será vocação para o sacerdócio? Também porque eles deixam seus eleitores a “ver navios”, quando largam seus mandatos, para exercerem cargos no executivo?Não já estaria em tempo de se criar uma norma proibindo um detentor de mandato legislativo a exercer função no executivo? Isso não caracteriza um estelionato eleitoral? Afinal, a vontade dos eleitores não estaria sendo desrespeitada? Caro Wilmar, concordo em gênero número e grau com você até conheço a história de um senador, que solicitou licença do mandato para exercer o cargo de secretário no estado de Rondônia. É muito desprendimento não?
OS SUSPEITOS GANHADORES DE TRÊS LOTERIAS

 

As diversas modalidades de jogos oferecidos pela Caixa Econômica Federal sempre foram questionadas por muitos e até mesmo alvo de investigações por parte da Polícia Federal. Para criar mais suspeitas sobre tais jogos, recentemente um casal americano ganhou US$ 1,7 milhão, em três sorteios em apenas 16 dias. Casos assim solapa a credibilidade dos jogos da CF, pois fica a pergunta: Seria pura sorte ou lavagem de dinheiro?

 

A PETROBRAS É UMA VERDADEIRA MÃE

 

A Petrobras pagou muito bem aos atrapalhados conselheiros que aconselharam a aquisição da refinaria de Pasadena (Texas), que onerou aquela empresa em US$ 1,2 bilhão. A Petrobras desembolsou US$3 milhões de bônus e jetons para os 10 conselheiros e os sete diretores daquela empresa. Cada um levou para casa US$176 mil, ou seja, R$401 mil naquele ano de 2006. Além dos salários milionários e jetons, os sete diretores ainda tinham direito a auxílio-moradia, educação e plano de saúde. Entre os conselheiros da compra estavam Dilma Roussef, Graça Foster atual presidente, Nestor Cerveró, recém-demitido e de férias na Europa, e Paulo Pires, preso pela PF por ligação com doleiro. Esse maná milionário é ou não é desigual e afrontoso com o sofrido povo brasileiro que enquanto isso ó, toc, toc, toc,.

 

VAMOS VOTAR NA EXTRAORDINÁRIA GIOVANANA MIRANDA

 

Giovanna Miranda faz da parte da talentosa família MIRANDA, de tantos artistas como Floriano, o saudoso Golinha, Diana Miranda e tantos outros que ficaria difícil enumerar aqui. Cantora de voz marcante depois de muito sucesso aqui por essas bandas a mesma seguiu para o eixo Rio/São Paulo em busca naturalmente de melhores oportunidades. Ontem recebi o convite abaixo. Que faço questão de reproduzir: Amigo(a)s e fãs da cantora paraibana Giovanna Miranda, começamos uma nova campanha de votação, agora pelo PRÊMIO MULTISHOW 2014.Clique no link abaixo, coloque o nome Giovanna Miranda na categoria “Experimente – sua descoberta do ano””, escreva a senha juntas e vote, vote quantas vezes puder.LINK: http://premio.multishow.globo.com/vote.php -Produção Giovanna Miranda-Contato: (83) 8812-7001.

 

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais