Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

 
 RICARDO DIZ QUE NO SEU GOVERNO A PARAÍBA EVOLUIU MUITO E NÃO SE PODE COMPARAR COM OS SEUS ANTECESSORES

No seu último programa de rádio o governador Ricardo Coutinho não se fez de rogado e dentre outras declarou “Não há qualquer comparação, com nenhuma outra gestão, se você somar mais anos que os três anos, você vai perceber isso que não chegam sequer próximo, não da nem para iniciar uma comparação e isso significa evolução, significa que a Paraíba evoluiu e um dia que eu sair do Governo vou querer que alguém possa fazer muito mais do que eu fiz, vou ficar feliz com isso, Para Coutinho, é fundamental que o povo paraibano tenha conhecimento do montante dos recursos e o que o Estado está fazendo com estes recursos., disse. O governador usou como exemplo a Suplan (Secretaria de Planejamento do Governo do Estado). por exemplo, investiu R$ 600 milhões em obras e isso, conforme o governador significa mais do que o dobro do investimento feito por qualquer outro governo.
 
HERVÁZIO BEZERRA: ‘O QUE FICOU CLARO É QUE A DECISÃO DO PSDB É DE CÁSSIO. A DECISÃO É DELE. O PSDB É CÁSSIO’.

PSDB não fez nada que já não era esperado, ou seja, a tal reunião era muito mais marketing do que decisão nova. Ora, quando Cássio Cunha Lima em 2010 se mudou com armas e bagagens para apoiar Ricardo Coutinho, ficou totalmente contra seu partido e causou surpresa inclusive aos seus eleitores, pois queria a todo custo derrotar o seu rival José Maranhão, que lhe tinha no ‘tapetão’ arrebatado o mandato de governador. A revolta foi tanta que o presidente da legenda tucana Cícero Lucena desfilou, apoiou e votou em Maranhão. Com a nova pose, fazendo-se de rogado pretendendo deixar parecer que é da legenda, o senador conseguiu agora uma verdadeira proeza, pois é adversário do governador, do PMDB e do PT, dentre outros, tendo ainda que dividir na sua principal base eleitoral Campina Grande os votos com Veneziano e com Rômulo Gouveia, que resolveu apoiar e pedir voto para RC.
 
HERVÁZIO BEZERRA: ‘O QUE FICOU CLARO É QUE A DECISÃO DO PSDB É DE CÁSSIO. A DECISÃO É DELE. O PSDB É CÁSSIO’. II

A leitura que as pessoas mais atentas fazem agora, é que é muito bom a liderança ficar quase quatro anos no governo acomodar todos os seus aliados, aplaudir todos os atos desse governo e ao final inventar essa ladainha que vai ouvir as bases, para assim pular fora e se dizer oposição. O sempre antenado deputado e líder do governo Hervazio Bezerra, pontuou bem tal comportamento e com sua experiência de ex-tucano asseverou: ‘O que ficou claro é que a decisão do PSDB é de Cássio. A decisão é dele. O PSDB é Cássio’. Pois é, o danado é que ele ficou por mais de três anos como aliado do governo sem tugir ou mugir e agora do nada resolveu gritar independência. Comportamentos assim solapam ainda mis a credibilidade dos políticos e fere a nós que ainda temos sem querer engolir tais desculpas igual abacaxi com talo, coroa e casca.
 
LEI DA VIDA – CÁSSIO CONTINUA GENERAL

O respeitado jornalista Marcos Marinho, que é editor do espaço apalavraonline.com.br, a propósito da candidatura de Cássio Cunha Lima, escreveu o artigo denominado ‘Lei da vida’ em que o mesmo com maestria faz um retrospecto da vida desse tradicional político e mostra de forma escancarada as faltas e falhas do mesmo. Dentre outras coisas escreveu Marcos Marinho, num artigo que vale a Penna ser lido: ‘Mas, enfim, foi esse o general amparado em muletas que subiu a sede do PSDB mostrando o punhal sujo do sangue da traição. Um general bolofo, que treme de medo do governador e do futuro que o horizonte aponta pleno de incertezas. Que perdeu o pai, a mulher, amigos, serviçais… Que cegou diante das artimanhas e das futricas da teia tirana que teceu na vida. Prá que pesquisa, se o Deus seria ele? Se continua Deus, não poderia ter perdido a fé. E homem sem fé – mesmo um general assim mal ajambrado – não é homem em que homem de bem possa acreditar. O Cássio que aí está ensaiando-se candidato é um Cássio medroso. Um fugidio buscando novo espaço, que lhe tem sido retirado pelos próprios amigos que um dia carregavam o seu andor. Lá atrás, com o mesmo script que hoje está dando errado, sepultou Félix Araújo, Cozete Barbosa; apunhalou Zé Maranhão… E até que poderia ter sucesso na empreitada contra Ricardo Coutinho, mas contra ele pesa nesse instante a falta de credibilidade. General de botas sujas, Cássio é um sem discurso. Virou oportunista, quedou-se à mesmice… E receberá dos que pensa serem seus aliados o mesmo punhal que atirou nas costas de Coutinho.Dizem, os mais entendidos, que isto chama-se Lei da Vida.

CÁSSIO LEMBRA A RÔMULO GOUVEIA A RELAÇÃO DE AMIZADE DE AMBOS
 
Por falar em Rômulo Gouveia, o senador Cássio Cunha Lima, logo após a reunião do alto cardinalato tucano, falou sobre o mesmo e na esperança de tê-lo em seu palanque principalmente na cidade de Campina Grande apelou para o coração e a longa amizade que o mesmo tem com a sua família, dizendo que embates políticos não possam comprometer as relações de amizades que foram construídas ao longo de mais de 30 anos. Revelou o tucano que Rômulo não é apenas um correligionário, não é apenas um aliado político. Ele sempre foi, durante sua trajetória, sua família, sua esposa a deputada Eva e seus filhos, seu pai, sua mãe. “Eu espero que embates políticos eventuais não possam comprometer uma relação que sempre foi muito fraterna e cristã”, disse Cássio.
 
CÍCERO DIZ PODE SE SACRIFICAR ABRINDO MÃO DA SUA REELEIÇÃO
 
Cícero Lucena igual a bagre ensaboado já apostando em sua improvável reeleição, há meses vem quebrando lanças para que Cássio Cunha Lima seja candidato ao governo e agora prestes a alcançar esse objetivo, logo vem com a conversa de que em nome dos acordos de campanha ele no sacrifício pode até abrir mão de sua reeleição. Dá até para gargalhar Tudo seria muito bonito e maravilhoso se não fosse pura hipocrisia do mesmo, pois na verdade falta a ele o principal, ou seja, votos para disputar uma única vaga ao Senado e enfrentar nomes como Rômulo Gouveia, Wilson Santiago, Wellington Roberto, Ricardo Marcelo, Efraim Morais e correndo por fora, José Maranhão e Ney Suassuna. Pelo visto Cícero vai se contentar com uma deputação estadual, quem sabe ocupar o espaço que foi do sobrinho Fabiano Lucena, que, aliás, não deixou nenhum saudade no nosso parlamento.
 
PREFEITO ENCHE AS CALÇADAS COM BARRACAS VENDA DE BEBIDAS
 
Todos os anos aqueles que residem na Avenida Epitácio Pessoa entre Miramar e Praia de Tambaú utilizavam suas calçadas para assim assistirem junto com familiares e amigos a passagem dos diversos blocos carnavalescos. Este ano uma tradição de anos foi quebrada pelo prefeito Luciano Cartaxo, que encheu as calçadas de barracas para a venda de bebidas e tirou praticamente o espaço dos moradores, que agora ficaram apenas com o barulho e a sujeira que fica das barracas e seus freqüentadores.
 
CARROS ALUGADOS E O CALOTE DA PREFEITURA
 
Falando em Prefeitura, uma fonte que pediu segredo revelou que depois do calote a empresa das tendas que abriga os engraxates, desta feita a Prefeitura encontra-se devendo as fihrmas que alugam carros par servir a edilidade. O negócio ficou tão feio, que como solução para resolver o calote as firmas esperavam os veículos retornarem para abastecimento e ali apreendiam os mesmos, obrigando que os seus ocupantes retornasse a pé ou de ônibus para a Prefeitura.Pelo visto a coisa estar igual cantiga da perua de pior a pior.
 
MÉDICOS DO PSF NÃO APARECEM NO COSTA E SILVA DESDE SEGUNDA-FEIRA

Ainda falando em Prefeitura, pelos visto o Carnaval ali começou mais cedo do que em qualquer outro lugar, pois um amigo da coluna telefonou informando que reside nas proximidades do PSF do Bairro Costa e Silva e desde segunda-feira nenhum médico aparece por ali para desespero daqueles precisam de atendimento médico. O fato é que a esposa dessa pessoa, que pediu para não ser identificada, temendo represálias aos seus, foi ali por vários dias e jamais encontrou qualquer médico, tendo então mesmo com poucos recursos procurado um atendimento particular uma clinica. Existe um ditado que os ratos se soltam quando o gato é fraco ou se ausenta. Pelo visto o secretário de Saúde Adalberto Fulgêncio e seus assessores não fazem qualquer tipo de fiscalização, ou seja, isso acontece porque a autoridade, ou a falta dela – permite cada um por si e Deus por todos, e, o povo que………hummm é melhor não falar não.
 
FURTARAM NO PRESÍDIO O A CARTEIRA DE DELÚBIO, QUEM ROUBA LADRÃO………..
 
Diz o conhecido ditado popular, que quem rouba ladrão…….. Pois é, Delúbio Soares, teve a carteira furtada contendo a quantia de R$ 200 interior do Presídio da Papuda, sendo a carteira encontrada mais tarde jogada num canto do prédio e claro, sem nenhum tostão.Como em qualquer presídio com exceção do material de cama e higiene todos os objetos obrigatoriamente ficam na portaria, o fato demonstra que Delubio Soares e os outros mensaleiros estão recebendo tratamento privilegiado e podem por conta disso serem alvos dos demais presos que evidentemente não vão aceitar o privilégio dos mesmos.
 
NOVO PARTIDO NA PRAÇA
 
Hoje no Brasil já existe uma maçaroca de partidos políticos, ou seja, pelo menos trinta legendas que abrigam gente de toda espécie, sendo muitos deles sem nenhum idealismo e seus membros candidatos de si mesmo. Agora foi lançado um tal Partido Republicano Cristão, com 73 deputados federais, sendo 22 deles da Assembleia de Deus de onde partiu a idéia da criação. Tal legenda que deve misturr mentiras de palanque com luvações do templo, não contará com tempo de televisão e nem dinheiro o eu não preocupa os seus idealizadores que pretendem custear a legenda e em 2018 dobrar a atual bancada evangélica no Congresso Nacional. pelo visto teremos muitos Marcus Feliciano.
 
DA SÉRIE, GENTE DA MINHA TERRA
 
Esta semana iniciei um importante espaço no blogdopedromarinho.com, denominado ‘Gente da minha terra’ que homenageia homens e mulheres nascidos na Paraíba e que se destacaram nas mais diversas atividades humanas, podendo ser na área, política, cultural, esportiva ou mesmo tipos populares que se tornaram conhecidos da população e, portanto também fazem parte de nossa história. Como neste ano estamos comemorando o centenário de nascimento de Pedro Gondim, Abelardo Jurema, Napoleão Laureano, João Agripino e o desembargador Emilio de Farias, sendo que os três primeiros já foram lembrados no blog, ficando João Agripino e Emílio de Farias para serem homenageados no transcorrer desta semana. Quem tiver algum paraibano que entenda que deve ser homenageado favor enviar para meu e-mail que consta no blog.

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais