Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

JUIZ DIZ: “O ELEITOR NÃO DEVE VOTAR EM FICHA-SUJA”
Mesmo existindo uma lei de iniciativa popular, proibindo mandatos para quem infringir a lei, lamentavelmente ainda existem alguns fichas-sujas devidamente condenados pela Justiça, usufruindo as benesses de mandatos como se nada tivesse acontecido, tudo por conta das próprias legendas, cujos dirigentes não fazem qualquer seleção, como também dos próprios eleitores, que mesmo tomando conhecimento de irregularidades e até cassação de determinados políticos, insistem em votar em tais pessoas. A propósito, o juiz de direito Marlon Reis, em entrevista concedida ao Jornal Correio da Paraíba, declarou que o histórico político de cada candidato deve ser avaliado pelos partidos e pelos eleitores, pois tanto o partido que lança um candidato ficha suja, quantos os eleitores que votam nele são coniventes com o escândalo no qual o mesmo esteve envolvido. Para o magistrado, essas pessoas deveriam ser banidas da vida pública e os partidos punidos pelos eleitores com a recusa do voto. Fica o recado.

 

FABIANO GALDINO: “CÁSSIO E RICARDO EM 2014 FAZEM PARTE DE UMA MESMA PEÇA DE PODER COMPARTILHADO”

 

Com toda essa onda de rompimento ou não da aliança entre Cássio e Ricardo Coutinho, que já perdura há meses, o presidente do PSOL Fabiano Galdino, aproveitou para ‘vender o seu peixe’ dando a opinião do seu partido sobre tal imbróglio. Disse o Presidente do PSOL que vê equívocos em 2ª nota de Ruy Carneiro e diz que fim de aliança de Cássio com Ricardo não ocorrerá e que não acredita em um racha entre o senador Cássio Cunha Lima e o governador Ricardo Coutinho. “A exploração dessa questão na imprensa e em outras formas de mídias faz parte de um consumo de notícias que não vai dar em nada. Cássio e Ricardo em 2014 fazem parte de uma mesma peça de poder compartilhado”, opinou.

 

TIÃO GOMES REBATE POSTAGEM DE VITAL NO TWITTER

 

O político com maior visibilidade na semana que passou foi sem dúvidas o deputado estadual Tião Gomes, que em entrevista na TV Arapuan tocou mais fogo ainda na relação entre o PSDB/PSB, tendo essa sua entrevista repercutido em todos os órgãos de imprensa do nosso estado. Nesta final de semana Tião Gomes comentou na imprensa que a postagem de senador Vital do Rêgo (PMDB) no twitter, ressaltando a memória tanto de Ronaldo quanto tribuno Vital do Rêgo eram ‘inatacáveis’. Gomes não se fez de rogado e colocou mais ainda gasolina na fogueira e disse que teores da declaração de Vital têm dois endereços, sendo o primeiro dirigido para Dilma com relação às escolhas dos ministros e o outro alimentar mais ainda a briga para que haja um racha entre Cássio e Ricardo.

 

AQUINALDO RIBEIRO TENTOU PERMANECER COMO MINISTRO, MAS FOI DESCARTADO

 

O famoso jornalista Lauro Jardim, da Revista Veja, escreveu na sua prestigiada coluna, que na semana que passou o ministro da Integração Nacional,o paraibano Aguinaldo Ribeiro, tentou abandonar o seu projeto de reeleição para deputado federal e assim permanecer naquele importante ministério, tento o mesmo inclusive se encontrado com a presidente Dilma Roussef, ouvindo dela um sonoro ‘Não’. Foi ruim, muito ruim.

 

VENEZIANO ACONSELHA VITAL SOBRE MINISTÉRIO

 

Por falar em ministérios, o ex-prefeito Veneziano Vital do Rego em conversa com o seu irmão o senador Vital do Rego Filho, aconselhou o mesmo a não aceitar por indicação do PMDB ser ministro num ministério sem importância, pois segundo ele, Vital hoje tem muito mais visibilidade no Senado, onde preside a importante Comissão de Constituição e Justiça. É vero, Veneziano aconselhou muito bem o mano.

 

BENJAMIM DIZ QUE VENEZIANO TENTOU RIFAR SUA RELEIÇÃO
Por falar em Veneziano, o deputado Benjamim Maranhão, em entrevista a uma emissora de rádio, declarou que sua candidatura a reeleição foi prejudicada dentro do PMDB em razão de Veneziano Vital do Rego convencer José Maranhão a disputar um mandato de deputado federal e ai sim abrir mão da candidatura ao Senado Federal. A estratégia do pré-candidato ao governo Veneziano, seria conforme esclarece Benjamin, deixar vago os cargos majoritários para assim ‘negociar o apoio de outras legendas. No final da entrevista Benjamin fuzilou, dizendo que a candidatura do tio Zé não atrapalha seu projeto de reeleição. “Pelo contrário, a minha candidatura atrapalha a dele”.

 

CASSAÇÃO DE DONADON COM VOTO ABERTO

 

Muitos parlamentares sempre se esconderam atrás do voto secreto, ou seja, votavam a favor de colegas reconhecidamente fora-da-lei e não sofriam nenhum tipo de cobrança dos eleitores e da sociedade de um modo geral. Na próxima quarta-feira finalmente ocorrerá o exame de cassação de Natan Donadon com voto aberto, ou seja, pela primeira vez, deputados federais vão dizer abertamente, em uma sessão da Câmara, se são favoráveis ou contrários à cassação do mandato de um parlamentar condenado pela Justiça. Donadon foi condenado pelo desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia. Em agosto do ano passado, em uma votação secreta, ficou decidido que Donadon manteria o status parlamentar. O resultado ocorreu por falta de votos suficientes para a cassação (233 a favor e 131 contra). Para que o mandato seja cassado, é necessário maioria absoluta da Câmara, o que significa um mínimo de 257 votos. Ao que parece desta feita vai.

 

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em cinco portais