Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Papo d‘ squina (com Pedro Marinho)

Papo d‘ squina

OPERAÇÃO XEQUE-MATE, DEBAIXO DESSE ANGU AINDA TEM MUITOS CAROÇOS

Essa denominada Operação Xeque-Mate, que se desenrola há alguns meses, bem que poderia ter sido criada, tão logo o prefeito Luceninha, numa atitude para lá de suspeita, renunciou ao honroso mandato de prefeito de uma das cidades mais importantes da Paraíba a cidade de Cabedelo e o seu vice Leto Viana, chegou para tomar posse radiante no veículo Lamborghini de Roberto Santiago, que naquele momento fazia às vezes de seu motorista.

Ora, ali já se percebia de forma cristalina que havia o que se chama na gíria policial de ‘Boi na linha’ ou, como queiram os mais eruditos ‘Fortes indícios de coisa ilícita e bota ilicitude nisso’. Estava sendo vendido a preço de ouro, um mandato outorgado pelo povo, para que ali pudesse se instalar na Cidade Portuária uma verdadeira central de falcatruas e que iria ocasionar graves lesões aos cofres públicos e também ao desenvolvimento daquela cidade, como se viu com a proibição da construção do Shopping Intermares, que iria oferecer cerca de 4 mil empregos.

Além das falcatruas com imóveis da edilidade, foi desviado dinheiro do recolhimento do lixo e outras malandragens, como pagamento de propinas aos participantes do grupo criminoso, sendo, porém o que mais despertou a atenção foi a interferência deles os participantes do esquema, criando todas as dificuldades possíveis para o Grupo Marquise, chegando ao ponto de uma desconhecida Associação do Meio Ambiente da cidade de Campina Grande, entrar no circuito para impedir a esperada construção e o mais grave, o próprio conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Fernando Catão que concedeu uma estranhíssima medida cautelar ampliando assim suas atribuições de mero conselheiro do TCE, as de juiz, para que a obra não tivesse andamento, fugindo tal conselheiro totalmente a sua competência institucional, ficando claro, portanto, que o mesmo não agia de moto próprio e sim em atendimento a um seu parente, influente político do nosso Estado, que lamentavelmente e estranhamente até agora não foi alcançado pela Operação Xeque-Mate.

Com certeza em razão do espírito de corpo reinante no órgão, o conselheiro do Tribunal de Contas, André Carlo Torres, cobrou do coordenador do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), Octávio Paulo Neto, que enquanto alguns se encontram presos outros continuam livres. Questionou ainda, a condução da operação e seus ‘pesos e medidas’. “É de estranhar uma operação em que, quem compra e quem paga está preso, mas quem vende está solto”. O conselheiro André só peca quando tenta defender o indefensável, o seu par Fernando Catão, mas acertou quando disse que quem comprou o mandato se encontra preso e quem vendeu anda por ai livre leve e solto e eu acrescentaria, e outras pessoas como por exemplo os dirigentes dessa tal associação de CG e outros que utilizaram de suas influencias e que foram flagrados em suspeitíssimas conversas incomuns e que se encontram nos autos do processo, podendo-se se houver persistência e interesse se chegar facilmente as digitais de certo político paraibano.

Qualquer iniciante na área investigativa sabe de pronto, que essa operação ainda tem muito que investigar, pois salta aos olhos que muitos envolvidos nessa hecatombe aos cofres de Cabedelo, andam por ai palitando os dentes como se nada tivesse acontecido. Debaixo desse angu ainda tem muito caroço.

X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X

CARTAXO É NOTIFICADO PELO TRIBUNAL DE CONTAS SOBRE PREGÃO A SERF REALIZADO PELA PREFEITURA

Por falar em ações suspeitas, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), recebeu, esta semana, notificação do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, informando que a gestão tem o prazo de 15 dias para se defender da denúncia de suposto cerceamento de competitividade em pregão realizado pela prefeitura para a contratação de uma empresa para gerenciar a frota da gestão. A denúncia foi formulada pela empresa mineira Trivale, alegando que o processo licitatório que tem como objeto a contratação de sistema eletrônico de vale-combustível, através do uso de cartões magnéticos.

CARTAXO É NOTIFICADO PELO TRIBUNAL DE CONTAS SOBRE PREGÃO A SERF REALIZADO PELA PREFEITURA II

Mas, sem maiores explicações o Edital exige na cláusula 15.7.4, que a empresa licitante forneça tíquetes impressos, violando assim, o art. 3º da Lei nº 8.666/93 e contraria de forma clara “o princípio da competitividade do certame, posto que a maioria esmagadora das empresas que atuam nacionalmente neste ramo opera exclusivamente através do serviço eletrônico”. Em outras palavras estaria sendo realizado um certame de cartas marcadas, ou seja, dirigido para alguma empresa. Com a palavra o alcaide de João Pessoa ou algum assessor traquina que armou tal arapuca.

JOÃO AZEVEDO: ‘TEM MUITA GENTE PREOCUPADA COM RICARDO EM 2020’.

João Azevêdo em entrevista ao portal Diário do Sertão reafirmou a sua amizade com o ex-governador Ricardo Coutinho, responsável pela sua retumbante vitoria em outubro ainda no primeiro turno, esmagando a oposição e ainda revelou que ele Ricardo Azevêdo vem sendo vitima de perseguição gratuita de certos setores bem comprometidos da nossa imprensa, pois na sua visão, Ricardo não está envolvido no escândalo da Operação Calvário e que a história dele Ricardo é maior que “pequenas futricas que tentam denegrir a sua imagem”. Ao final da entrevista ele João Azevêdo sem vacilar deixou bem claro o futuro político de Ricardo Coutinho, disparando: “Eu sei que Ricardo vai passar isso de uma forma muito clara, mostrar novamente à Paraíba a que veio e logo logo, talvez, pessoas que estejam preocupadas com a chegada de 2020 compreendam que o caminho vai mudar a partir de 2020”.

A PICARETAGEM DA PRORROGAÇÃO DOS MANDATOS DE PREFEITOS E VEREADORES

Pela imprensa se tem noticia que cento e sessenta prefeitos e 800 vereadores paraibanos já confirmaram presença no evento que será promovido pela Federação das Associações Municipais da Paraíba (Famup) nesta sexta-feira, quando eles suas excelências irão participar de uma reunião quando estará em pauta a PEC 56/2019 que propõe a unificação das eleições no País, o que ocasionaria a prorrogação dos mandatos dos prefeitos eleitos em 2016. No capítulo da prorrogação de mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores com registro recente na história política brasileira destaca-se a medida que vigorou para os eleitos em 1982. O pretexto era também o de unificar eleições, de prefeitos a presidentes da República. As eleições de 82, além de ocorrerem nas disputas para prefeituras de cidades, com exceção de Capitais, envolveram as disputas a governos estaduais, senadores e deputados federais e estaduais.

A PICARETAGEM DA PRORROGAÇÃO DOS MANDATOS DE PREFEITOS E VEREADORES II

O fato é aqueles atuais detentores de mandato dessa imoral PEC e que irá beneficiá-los, esqueceram de combinar com os eleitores, pois é sabido que todos foram eleitos para um mandato de apenas quatro anos e, portanto já estão com prazo de validade quase vencendo e maioria atualmente se encontra pessimamente avaliado pela população. Só para ficar por aqui mesmo, fora alguns apadrinhados políticos, quem em sã consciência gostaria de ver Luciano Cartaxo e os atuais vereadores com os respectivos mandatos estirados por mais dois, perfazendo Cartaxo, dez anos à frente da Prefeitura de João Pessoa? A alegação de que eleição a cada dois anos sai muito caro e a unificação traria economia aos cofres públicos é risível e não se sustenta, pois quanto maior o números de cargos na disputa, além da confusão na cabeça dos eleitores, terminaria com os mesmos custos que existem hoje e talvez até mais. Conselho aos eleitores fiquem atentos aqueles que defendem essa excrescência e vamos bani-los da vida pública.

TRAUMINHA, FABRICA DE ALEIJADOS

Um amigo desta coluna nos informa, que recentemente ocorreu uma audiência pública na Câmara Municipal de João Pessoa, para tratar da saúde publica na nossa capital, contando com a presença dos presidentes dos Conselhos da Saúde, de Enfermagem e de Odontologia dentre outros segmentos ligados a tal área, além do público em geral. Informa tal pessoa que foi uma audiência com muitas criticas, sobre a falta de material humano e até os insumos mais básicos. O mais interessante é que estranhamente não foi divulgado pela mídia é que o conhecido hospital municipal denominado Trauminha, foi o alvo principal da audiência, sendo o mesmo classificado como ‘Fabrica de aleijados. ’ Com a palavra a Curadoria da Saúde e o próprio CRM.

VEJA COMO VOTARAM OS NOSSOS DEPUTADOS NA QUESTÃO RELATIVA AO COAF

A nossa bancada federal sempre nos surpreende de forma negativa. Na tarde desta quarta-feira, a maioria dos deputados federais votou pela retirada do controle de atividades Financeiras (Coaf) do ministro Sérgio Moro, retornando tal controle para o Ministério da Economia. Dos nove votos dos parlamentares presentes a sessão da Câmara, cinco foram para que o órgão deixasse o Ministério da Justiça e fosse reintegrado ao Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes e três parlamentares estrategicamente e inexplicavelmente estiveram ausentes da citada sessão. Confira abaixo os nomes daqueles que pela volta do Coaf ao Ministério da Economia: Foram eles, Damião Feliciano (PDT), Hugo Mota (PRB), Gervásio Maia (PSB), Frei Anastácio (PT), Agnaldo Ribeiro (PP),Para que o Coaf ficasse com o Ministério da Justiça, Ruy Carneiro (PSDB), Pedro Cunha Lima (PSDB), Julian Lemos (PSL),Efraim Filho (DEM) Estiveram ausentes: Wilson Santiago (PTB), Wellington Roberto (PR) e a novata Edna Henrique (PSDB). Assim fica difícil, muito difícil.

PINÇADO DAS REDES SOCIAIS:

A INOPORTUNA E PERIGOSA MARCHA DO DOMINGO – SEVERINO OLIVEIRA

As atitudes do presidente denunciam seu total desprezo pelas instituições e pela democracia. Um aventureiro que se utiliza de incautos e desinformados para usar e abusar do poder sem nenhum propósito de alcance popular. Essa marcha convocada para o dia 26 além de ser inoportuno é perigosa. Os loucos e o fanáticos podem, sob a batuta de um pilantra ambicioso e canalha – que não aguenta dois minutos de investigação sob sua vida financeira ou privada, causar estragos irreparáveis à sociedade brasileira.

AS POLÊMICAS DE QUINTA SÉRIE – LEILA ARAUJO

Uma pena que se perca tanta energia e tanto tempo neste país com competição de protestos, teorias conspiratórias, fogo amigo, supostas traições, disputas entre grupelhos, gurus, tweets grotescos, frases de efeito. Podemos jogar fora oportunidade extraordinária de trabalhar e mudar em definitivo a história de um eterno projeto chamado Brasil. Trabalhar…com foco, com energia, com obstinação, sem dar atenção ao acessório, ao secundário, ao que dispersa, a polêmicas de quinta série. Só isso interessa realmente.

NÃO DEVEMOS DETONAR AS UNIVERSIDADES – MIRTZI LIMA RIBEIRO

O que você está dizendo corrobora com o que entendo: uma MINORIA vai para não estudar. Não podemos generalizar que TODOS seriam essa MINORIA. Esse é o erro da GENERALIZAÇÃO.Quanto ao que ocorre nas universidades federais há parcerias entre CGU, TCU e Tribunais de Contas (onde trabalho).Ilícitos sempre são encontrados e são alvo de processos.Conheço bem esse trâmite porque trabalho com isso.Há desvios aqui e ali, CUJAS RESPONSABILIDADES SÃO APURADAS e os RESPONSÁVEIS PUNIDOS com respectivos VALORES IMPUTADOS PARA DEVOLUÇÃO AO ERÁRIO.Logo, esse procedimento usual de fiscalização sempre ocorre.O fato de haver desvios aqui e acolá não significa que devamos detonar as universidades. SIMPLES ASSIM.O MÉTODO denegrir as universidades é um tiro no pé.Isso vai terminar de afundar o governo atual.

 Esta coluna é publicada no blogdopedromarinho.com e em três portais.