Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Papo d‘ Esquina (com Pedro Marinho)

  • por

 



  • A IMORAL E INEXPLICÁVEL CRIAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO S MUNICIPIOS

    Por um capricho do senhor governador Ricardo Coutinho, que há tempos não se bica com alguns membros do Tribunal de Contas do Estado, cujo mal estar se agravou muito com o maroto e equivocado relatório, que foi apresentado ao TSE pelo conselheiro Fernando Catão no processo que pede a anulação da reeleição dele governador, ele agora pensa na criação do Tribunal de Contas dos Municípios, idéia que havia sido literalmente rechaçada na gestão do ex-governador José Maranhão. Ora, como pode num momento de crise como este em que vivemos, se pensar em criar um órgão desses para fazer o mesmo serviço que o TCE já o faz desde 1970. Pior mesmo é o comportamento dos nossos deputados estaduais da situação e da oposição, que sabedores de que quatro das vagas vitalícias de conselheiros serão preenchidas por quatro membros do Parlamento, sendo três vagas para a situação e uma para a oposição, já ficaram de cócoras e ontem mesmo os deputados da oposição, se reuniram num luxuoso hotel da nossa orla, aparentemente radiantes com a imoral e despropositada idéia governamental. Nesse universo de 37 deputados é preciso dizer que apenas os deputados Frei Anastácio e Bruno e Tovar Cunha Lima, se mostraram totalmente contrários a criação desse órgão. Diante desse descalabro e considerando que os deputados representam o povo, logo vem a inevitável pergunta: e o povo como fica nessa história? Ora, o povo que se dane o que importa mesmo é que essa sinecura que irá proteger sempre os mesmos, os políticos e seus apaninguados, ou seja, troca-se o interesse pessoal pelo plural.
    A LICENÇA DE PEDRO CUNHA LIMA E O QUE SE ESCONDE POR TRÁS DELA

    Já foi o tempo em que um mandato obtido nas urnas era tratado com respeito e aquele escolhido pelo voto honrava cada voto recebido. Dia desses, o noviço deputado Pedro Cunha Lima, alegando que necessitava concluir estudos no exterior, anunciou uma licença da Câmara Federal sem vencimentos, abrindo espaço assim para o primeiro suplente da sua coligação, Marcondes Gadelha do PSL. Se tal licença por si só já era um desrespeito ao eleitor, o fato se torna um verdadeiro escárnio quando se descobre agora que a esperança dos tucanos pé que legenda de Marcondes fecha em torno da candidatura de Romero Rodrigues em Campina Grande.
    O DESCASO AS SEMOB

    Na segunda feira o amigo Wilmar Uchoa trafegava pela Avenida Epitácio Pessoa sentido centro praia e ao chegar no penúltimo semáforo percebeu que a pesada estrutura tinha soltado da base e se encontrava preso apenas pelos fios, correndo sério risco de desabar e inclusive matar transeuntes. O mesmo como zeloso cidadão do seu celular ligou imediatamente para a SEMOB e pasmo ouviu uma gravação de que o telefone 0800 daquela repartição não recebe ligações oriundas de telefones celulares. Ora, ora, ora, tal situação é típica de quem não pretende resolver nada no que diz respeito aos reclamos da população, pois nos dias atuais pouca gente dispõe de telefones fixos e segundo nem precisaria uma pessoa do povo acionar tal repartição, pois tal cuidado deveria partir dos seus agentes que aliás faz tempo sumiram das ruas. Por fim quem quiser saber o que é falta de comunicação tente via internet e até mesmo por telefone entrar em contato com qualquer órgão da Prefeitura de João Pessoa.

    CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DA CULTURA

    Por falar em Prefeitura é difícil entender quais os critérios para investir em novos empreendimentos. Atualmente a Prefeitura vem construindo uma minúscula praça perto da entrada de Mandacaru, estranhamente denominada de Praça da Cultura, mesmo existindo tanto nomes de paraibanos esquecidos e que poderiam ser homenageados no novo espaço. O que chateia mesmo é a Prefeitura para mostrar serviço construir uma praça dessas e ignorar as praças existentes e que se encontram em completo estado de abandono, tais como a Praça Pedro Gondim que aliás já tem até morador com barraca e tudo, Praça Antonio de Pádua Carvalho, antiga Socic, Praça Caldas Brandão, Praça do Carro Antigo em Manaíra, Praça Coronel Bem Hur no Bessa, Praça Antonio Pessoa em pleno centro da cidade e Praça Joaquim Pereira na Epitácio Pessoa, cujos postes nem acendem mais, causando muito medo para as pessoas que residem no Conjunto Pedro Gondim, ao saltarem dos ônibus no período noturno que são obrigados a passarem por ali em direção ao bairro.

    A ENGANAÇÃO DA BASE DE SEGURANÇA NOS BANCÁRIOS

    Um leitor que pede para não ser identificado nos escreve e reclama da nossa Prefeitura, em razão de mais uma placa de início de obra apenas para inglês ver, pois ali até agora não foi colocada uma única pedra. Diz o leitor – que inclusive mandou uma foto : ‘ ‘Exemplos de hipocrisia a gente tem aos montes nessa prefeitura. Lembra do bafafá sobre uma base de segurança nos Bancários que a PMJP ia erguer?? Seria em 90 dias. Depois 120 dias olha como eles se interessam pelo tema “segurança pública”. Só jogo de cena.

    O PRECÁRIO RECOLHIMENTO DO LIXO NO JARDIM OCEANIA

    Pelo menos no Jardim Oceania esta semana ninguém viu ainda quaisquer dos caminhões da Emlur fazendo a sua obrigação o recolhimento do lixo acumulado desde o último fim de semana. Fotosem nosso poder demonstram o descaso com que a Prefeitura trata o contribuinte, que fica inclusive sujeito a doenças que podem ser contraídas com tanta sujeira acumulada, sem falar que no Jardim Oceania e Bessa têm um agravante há várias gestões os sucessivos prefeitos, mesmo ferindo a lei permitem a criação de gado em plena cidade e os mesmos são espalhados para se alimentarem na área de preservação do Parque Parahyba e também derrubando as lixeiras dos moradores. Um amigo da coluna que perde o amigo, mas não perde a piada disse que o prefeito estaria evitando recolher o lixo nas casas, tendo em vista a falta de espaço no lixão sanitário, depois do despejo ali de 200 mil toneladas de detritos da Lagoa.
    O PÉSSIMO SERVIÇO DA ENERGISA

    Um amigo da coluna nos telefona para informar que se encontrava ontem na sua residência localizada no Jardim Oceania, quando por volta das 12 horas foi chamado a sua porta e ali encontrou dois empregados da Energiza e verificou com estranheza que os mesmos já tinha tirado a tampa onde fica o medidor de energia, informando que o cidadão estava devendo o mês de outubro e, portanto, se não tivesse pago eles iriam suspender o fornecimento. Diante de tal informação o consumidor procurou nos arquivos e encontrou o mês de novembro no valor de R$ 459,49 devidamente pago, bem como uma fatura de outubro no valor de R$304,31 relativa a um acordo feito com a Energiza em razão de que há alguns meses ocorreu uma pane no medidor de energia e o mesmo ficou sem marcar o consumo real da casa, ou seja, mesmo sendo um problema da empresa que instalou o medidor o consumidor não se furtou de pagar o que deixou de ser marcado durante a pane no aparelho.

    O PÉSSIMO SERVIÇO DA ENERGISA II
    O fato é que por alguma razão, a fatura de outubro não chegou e o consumidor imaginou que o consumo estaria embutido na fatura paga no acordo. Ao explicar aos empregados que iria saber ao certo e pagar imediatamente, eles certamente mal orientados insistiram que iriam cortar o fornecimento, quando então o chateado fornecedor os desafiou a fazê-lo, pois a coisa iria ficar feia para os lados dos mesmos, que só então resolveram ir embora para voltar depois. Na recepção da Energiza, o contrariado consumidor explicou que a lei determina que seja enviada uma correspondência com AR a o eventual devedor e a recepcionista explicou que na fatura subseqüente através de uma resolução, vai um aviso e de fato o consumidor verificou que se trata de um minúsculo aviso que ninguém ver. Essa Energiza para ficar mais ou menos vai ter que melhorar muito. Pior é saber que o vereador Fernando Milanez com a ajuda dos seus pares concedeu títulos de cidadão pessoense aos dois últimos presidentes da Energiza, vai ver que deve ser em razão do péssimo tratamento que eles dispensam a nós pobres mortais.
    NA COMARCA DE PATOS, TEMOS BONS MAGISTRADOS

    No contraponto da qualidade dos serviços oferecidos pela Energiza, informa o advogado Camilo Macedo, que recentemente esteve em audiências na Comarca de Patos e ficou impressionado com o bom atendimento e a competência dos magistrados que atuam ali, bem como o corpo de servidores. Disse Camilo, que em meio as muitas críticas hoje existentes ao Judiciário de um modo geral, os juízes. Jose Milton barros de Araújo e Dra. Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, merecem todos os elogios extensivos naturalmente aos funcionários. Tem razão Camilo Macedo, num Judiciário que acima de tudo por questões estruturais, recebe criticas a toda hora, um trabalho assim desses profissionais da nossa Magistratura deve sim ser elogiado e incentivado.

    O ANIVERSÁRIO DE CAIÇARA
    No último sábado a convite da Prefeitura de Caiçara, bem como do professor Jocelino Tomaz, estivemos naquela cidade, para as festas dos seus 107 anos que transcorreu durante toda semana, com diversos eventos, como jogos, encontro de escritores e finalmente uma homenagem musical ao caiçarense maestro Joaquim Pereira, com a presença de três bandas de música, com a declaração de uma vereadora que no seu discurso revelou que a o dobrado ‘Os Flagelados ‘ de Joaquim Pereira foi ouvido em Paris emocionando a pessoa que ouviu a sua execução, repetindo portanto, mais ou menos, o que disse há alguns anos, o ex-governador Tarcisio Burity que também ouviu ‘Os Flagelados’ na Dinamarca, ficando também muito emocionado. Ao final da festa uma apresentação do cantor e compositor caiçarense Adriano José.

    O ANIVERSÁRIO DE CAIÇARA II
    Ao chegar aquela cidade visitamos a exposição na Fundação Waldemir Miranda. de livros de autores daquela terra, vimos ainda várias telas de artistas plásticos daquela cidade, bem como uma mostra de dezenas de CDs. Na mesma ocasião o professor Jocelino Tomaz nos levou a três bibliotecas que ele o Grupo Atitude instalaram na cidade e até mesmo na feira livre para assim incentivar a leitura o que já tronou Caiçara a terra da Leitura, merecendo inclusive um prêmio nacional. De parabéns, portanto, o prefeito Cícero Geraldo que vem com os seus secretários incentivando a cultura, a música e o esporte, bem como ao Professor Jocelino Tomaz e aos dinâmicos jovens do Grupo Atitude.
    PROJETO DE LEI QUER COIBIR A DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER

    O vereador Lucas de Brito (DEM) apresentou, nesta terça-feira (10), um
    Projeto que cria mecanismos para coibir, prevenir e punir a
    discriminação contra a mulher, em João Pessoa, como determina a
    Constituição Federal, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher. O Projeto de Lei considera “discriminação contra a mulher” toda a distinção, exclusão ou restrição baseada no sexo e que tenha por objeto ou resultado prejudicar ou anular o reconhecimento dos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural e civil ou em qualquer outra área. As pessoas físicas e jurídicas de direito privado, no âmbito do
    Município de João Pessoa, que discriminarem mulheres em função de seu
    sexo, adotarem atos de coação ou de violência, ou violarem, de qualquer
    forma, os dispositivos a Lei proposta por Lucas ficam sujeitas às
    sanções administrativas de advertência, participação em campanhas
    educativas voltadas ao combate à discriminação contra a mulher, e multa
    equivalente a 50 (cinquenta) UFIR’s/JP, dobrada em caso de reincidência.
    ALBERGIO GOMES MEDEIROS FALA DAS ESCOLHAS DE NOSSA ACADEMIA DE LETRAS

    Não sou literato nem intelectual, aliás, tem horas que fico convicto de não ter saído da mediocridade enquanto nas demais nem hesito duvidar de minha parvidade, mas como não sou destituído de alguma cognoscibilidade confesso que fiquei surpreso com o resultado das eleições numa academia que há algum tempo me parece de “libras” (linguagem de surdo mudo) e não de letras. Há assentos contemplados até com literatura eclesiástica, não duvido futuramente lograrem êxito com e-mail ou “bilhetes” bem redigidos. Eis um “título” que penso não me traria nenhum regalo. Caro Albergio, por conta de tal ‘Igrejinha‘ tenho conhecimento que já tem um grupo querendo criar uma nova Academia com estilo mais moderno e mais democrático, premiando os artistas e intelectuais esquecidos, cujos sobrenomes não são tão ilustres como eles os imortais sempre preferem, em detrimento inclusive da cultura propriamente dita. Temos você, o desembargador Márcio Murilo, Rui Leitão, Broto Varandas, Virgolino Alencar, Petrônio Souto, Karine Oliveira, Wilmar Uchoa e seu irmão Walmir, Américo Gomes de Almeida, Valério Bronzeado, Leila Araújo, o promotor Arlindo Corrêa, o artista plástico Fred Svendsen Painter o poeta Vavá da Luz, Glaucia Buriti, Cleanto Gomes e tantos outros.
    AMÉRICO GOMES DE ALMEIDA FALA DA NOSSA CLASSE POLÍTICA

    No Brasil todos os políticos confundem o público com o privado. Não defendem o interesse do povo, mas apenas os benefícios dos familiares. Isso independe de partido, facção ou ideologia. Se os fatos do momento nos darão um novo país eu não sei. Mas espero que nos tragam novos políticos. Porque a escória que está no peito e a que olha o peito juntas não nos ofertam nenhuma possibilidade de esperança. Salvo Melhor Juizo.

     

    Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:
    “a bússola foi inventada dizem pelos fenícios, mas os chineses reclamam como um dos seus ofícios, há quatro ou cinco mil anos, quando eram os oceanos cortados com sacrifícios”.
    Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais