Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Os fatos são muito teimosos ( Marcos Pires

 

Aprendi que não adianta brigar com os fatos. Eles são insistentes; por mais que você queira supera-los, não levar em conta, esquecer, eles não desistirão de existir. A única maneira de lidar com eles é conviver e aceita-los.
Quando minha família perdeu tudo culpamos a justiça e os bancos que haviam emprestado o dinheiro. Doeu, foi terrível, mas com o tempo entendemos que a culpa era nossa por termos acreditado no que se provou um mau investimento. Fomos despejados e ficamos sem nada.
Deus nos ajudou a descobrir outros caminhos e tenho absoluta certeza que meus pais terminaram seus dias mais felizes do que naquela época em que vivam de angustias e incertezas. Tudo porque aceitaram os fatos e conviveram com eles.
Trago isso para mais uma vez falar de política, que tem como protagonistas tudo aquilo que mais prejudica o Brasil; os políticos.
Porém ainda não é aí que quero ancorar meu barquinho hoje. Tratarei da decepção que os políticos trazem aos seus eleitores periodicamente.
Imagino como se sentiram os petistas quando, a bordo da lava-jato, alguns dos mais destacados servidores da Petrobras fizeram delações premiadas que atingiram a nata dos empreiteiros nacionais, fatos depois confirmados pela devolução de quantias que partiram de 100 milhões de dólares desembolsados por um simples gerente daquela empresa até bilhões saídos dos cofres das mega construtoras. São fatos. A grana foi devolvida. Se Lula tinha ou não conhecimento e até culpa não importa. Essa é uma discussão acadêmica haja vista que o STF extinguiu uma ruma de processos contra ele. Porém as decisões do Supremo não tiveram o condão de anular os fatos ocorridos na Petrobras.
Agora fico a imaginar o pessoal que acreditou nas sucessivas promessas que até às vezes Bolsonaro não fez mas nas quais era conveniente acreditar. Quando ele não conseguiu fundar seu partido político e teve que se juntar à escumalha política, quando as perspectivas de invasão das sedes dos poderes nos sucessivos sete de setembro brocharam e principalmente quando os crentes foram para a frente dos quarteis e aconteceu…nada (muito embora as 72 horas, a GLO e o artigo 142 da Constituição fossem prometidos a cada 72 horas) como ficam suas decepções? E tudo porque acreditaram no que não eram fatos.
Se serve de consolo aos bolsonaristas, o ex-presidente tem um legado; foi através dele que a direita no Brasil perdeu a vergonha e o medo, mostrou a cara e hoje se sabe que ela existe e pode ser quantificada.
O mais é espuma.