Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Os amigos  ( Marcos Pires )

 

    

  Minha idosa tia sempre foi pessoa de prestigiar demais suas amizades, tanto que num determinado dia em que lhe apresentaram uma nova vizinha que queria ser sua amiga, ela foi muito sincera: “-Minha filha, tenha paciência. Eu não tenho tempo para novas amigas. Mas fique esperando que quando uma das minhas amigas antigas morrer eu chamo você, viu?”.

        Amizade tem que ser sincera. O novo milionário das eólicas do Sabugí, Dr. Zenildo, diz que amigo verdadeiro é aquele que fala mal de você na frente e te elogia pelas costas. Eu tenho uma experiência muito educativa do tempo da escola. Os meus verdadeiros amigos, aqueles que ficaram comigo para o resto da vida, são exatamente os mesmos de quem a professora me separava no início das aulas para que não continuássemos conversando; daí ser fácil concluir que professoras primarias são experts em detectar as verdadeiras amizades.

             Meus amigos sempre reclamaram das amizades entre homens e mulheres, coisa meio difícil de administrar. Pois comigo isso nunca aconteceu. Sempre tive e tenho amigas maravilhosas, e as prefiro em conversas de bares e restaurantes a qualquer amigo. Ouvindo isso, Jota saiu-se com essa: “- Marcão, eu só vou acreditar em amizade entre homens e mulheres no dia que eu conhecer uma que pague chope para mim e me ajude a pegar umas gatas, porque amigo de verdade faz isso.”. Sujeitinho abusado, hem?

                Mais abusado só Bessanger, que me ouvindo falar sobre o tema desta coluna, disse que estava precisando conhecer alguém que tenha em casa WIFI, assinatura da Netflix e uma geladeira cheia de cerveja, porque pretende fazer uma amizade sincera, verdadeira e sem interesse.

                  Na verdade, um amigo é assim como um fisioterapeuta, um dia você com certeza vai precisar dele. E à medida que envelhecemos fica cada vez mais difícil viver sem essa preciosidade que são os amigos. Mesmo que sejam do tipo que acham graça em dizer: “-Uma dose de uísque custa R$ 25,00; a multa por dirigir embriagado é de R$ 1.915,00; mas encontrar os amigos na mesma cela não tem preço”.

                 De minha parte tenho uma praga árabe para quem tentar afastar meus  amigos: “- Que as pulgas de mil camelos infestem tuas partes intimas e que Alá, o justo, te dê braços tão curtos que lá não alcances a fim de coçar”.

                  Bom domingo, amigos.

 

Att,

Pires Bezerra Advocacia