As mais recentes movimentações do senador José Maranhão, presidente estadual do MDB na Paraíba, se não prejudica, também não ajuda em nada a pré-campanha de Nilvan Ferreira à Prefeitura de João Pessoa por este partido.

Melhor dizendo: mais prejudica do que ajuda. As primeiras impressões são de que, como já dissemos na semana passada, o partido poderia estar até negociando a cabeça de chapa em detrimento das aspirações do radialista cajazeirense.

Convenhamos

Vamos combinar: se o MDB já definiu o seu pré-candidato à P,refeitura de João Pessoa; se esta escolha teria como base pesquisas internas em que Nilvan apareceria disparado na frente de qualquer um, o que levaria o partido a convidar para conversas que se efetivaram com grupos adversários? Alguém de bom senso acredita que José Maranhão vai convencer Cícero Lucena a ser vice de Nilvan? E, embora fosse mais provável do que a hipótese anterior, é razoável imaginar que Luciano Cartaxo colocará a sua concunhada e pré-candidata à sua sucessão como vice do pré-candidato emedebista? Além disso, repetindo o que dissemos a semana passada, Cartaxo confiaria em Maranhão depois da rasteira que levou em 2018?

Quadro se definindo

A verdade é que nas rodas políticas, nos bares, restaurantes, esquinas e Ponto de Cem Réis, o burburinho é de que a pré-candidatura de Nilvan no mínimo passa por um momento de instabilidade; está se tornando pouco acreditada, haja vista as articulações do MDB com outros grupos que, notoriamente, não abdicarão dos seus protagonismos neste processo.

Maranhão e o MDB podem estar movidos das melhores intenções com relação ao candidato Nilvan Ferreira, mas que as suas últimas movimentações e conversas com grupos adversários, indiscutivelmente, tem gerado uma onda de dúvidas sobre se é pra valer ou não a pré-candidatura de Nilvan Ferreira.

O próprio

O próprio Nilvan reagiu a esta onda desfavorável alegando que não há nada demais o fato de um senador conversar com um prefeito. Não haveria, é verdade, se os interlocutores não representassem segmentos adversários que irão se confrontar durante a campanha.

A menos que alguém esteja negociando a cabeça de alguma chapa…

Segundo turno

Há quem diga que o interesse de Maranhão nessas articulações seria visando uma frente a se compor no segundo turno. Como assim, cara pálida, se tu não sabes se vai haver segundo turno? E, se houver, tem certeza que o teu candidato estará?

 

Wellington Farias