Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O QUE ESPERAR NO BRASIL DE HOJE ? (Marcos Bacalhao)

marcos baclhao

O Brasil vive uma crise econômica grave – ou melhor, gravíssima. Provavelmente, só teremos crescimento a partir de 2017. A última vez que o Brasil teve dois anos seguidos de retração econômica foi na década de 1930.

 

Brasil teve dois anos seguidos de retração econômica foi na década de 1930. Será que isso é pouco? Bem, então some à estagnação econômica o problema da corrupção.

 

O petrolão é sem dúvida o maior caso de corrupção da nossa história. O PT pode afirmar sem medo de errar que nunca antes na história desse país se roubou tanto.

 

As eleições para presidente em 2018 provavelmente serão disputadas por candidatos de dois partidos: PSDB e PMDB. O PT deve ficar de fora. Mas não é somente o PT que ficou desacreditado, é também toda a ideologia de esquerda que o partido vem pregando exaustivamente desde sua fundação, nos anos 1980.

 

Por que praticamente em toda América Latina – e mais especificamente no Brasil – esse sentimento anticapitalista está tão impregnado na mente das pessoas? Por que na América Latina o capitalismo é associado a tantas coisas ruins: pobreza, exploração, opressão, ganância, desigualdade e outras mais?

 

Recentemente, até o papa Francisco entrou nessa discussão e disse que o capitalismo é uma “ditadura sutil” e que precisamos de uma “mudança de estruturas”.

 

Como citar um país sem embasarmos a política o qual muitos exercem, não condiz com a expectativa, e não passa de uma mera arte, uma “politicagem” infinita, de promessas sem fim, dizeres convincentes, descaso, roubalheira entre os povos, desvios de conduta perante os que estão aptos a exercer o poder.

 

O que os milhares de brasileiros esperam de um país chamado Brasil é que se por pior que seja a maré, não deixemos a peteca cair, ao menos  preservemos o que em nós há de melhor. Brasileiros… Ainda esperando por dias melhores.