Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O QUE É UMA REJEIÇÃO ? ( Prof. Marcos Bacalháo)

 

“ A dor da rejeição, mesmo que passageira, é desconfortável”

           

Que palavra feia! Tire isso de sua mente, olhe-se no espelho, veja quem você é. Então o que lhe resta? Chorar alguns litros de lágrimas? Nem choro, nem vela! Quem lhe disse que as coisas mudam? É pura perda de tempo, ficar esperando que ele(a) se compadeça das suas lágrimas sofridas e venha correndo para os seus braços chamando(a) de amor da minha vida. Ele(a não fará isso. O tempo corre, voa, as coisas acontecem em fração de segundos e não espera por você na esquina até que alcance o bonde.

            É preciso primeiramente. Fazer cair a ficha, aceitar o fim de um relacionamento e não esperar mais nenhum capítulo dessa história. Feito isso, é começar a desfazer de cada detalhe que coloque para baixo que lhe traga lembranças ruins. Tudo bem, eu entendo, demora um pouco para assimila o fato. Eu espero! Mas, lembre-se o fato e que você se apaixonou por alguém que não lhe quer mais, fantasiou demais, envolveu-se demais, entregou-se demais de corpo e alma. Pessoas que sofrem muito por um amor não correspondido ou uma relação que chegou ao fim podem se apegar agora a uma explicação biológica.

            O amor romântico é um vício muito poderoso e maravilhoso, quando as coisas vão bem e um vício horrível quando as coisas estão indo mal. É justamente quando o indivíduo que estão passando por este tipo de alteração emocional apresentam sinais que fazem parecer que a vida estivesse acabando após sofrer a mágoa. São os chamados sintomas de definhamento, quando a pessoa entra em um processo externo de autodestruição: fica isolada socialmente, como exageradamente ou não se alimenta, fica depressiva e relaxada com a sua própria higiene.

            Esses indivíduos são justamente que estão passando por esse tipo de alteração emocional, que apresentam sinais que fazem parecer que a vida estivesse acabando após sofrer a mágoa. Não existe alguma pessoa que não tenha vivido uma rejeição amorosa em qualquer altura de sua vida. Depois do desgosto, há sempre uma maneira de ultrapassar uma situação de rejeição e mesmo que possa aparentar o fim do mundo deverá pensar bem e refletir sobre o porquê dessa mesma rejeição. O medo de se envolver num relacionamento amoroso e sofrer, acontece naturalmente e precisa de oxigênio para crescer. O medo de um envolvimento emocional para impedir a experiência do amor autêntico.

            Uma das maiores contradições a respeito do amor é que, se ela não tem continuidade, não se realiza. Em contrapartida, se continua,, pode acabar se enfraquecendo. O amor moderno e flutuante, um pouco episódico, sem compromisso com o amanhã. Diante da falta de comprometimento na relação, amar demais e depois viver o abandono, sofrer por ciúmes, perder e que pensou ter se constituído pode provocar um sofrimento imenso. Ninguém tem controle sobre os acontecimentos, e quase todo mundo passar por isso em algum momento da vida. É importante que a pessoa não siga por caminhos auto-destrutivos, nem reforce pensamentos negativos.

            Aonde você coloca a sua atenção, você coloca a sua energia. Escolha, pensar e mentalizar o que deseja. Tenha em mente que sua felicidade ou tristeza dependem de você mesmo(a). Lembre-se quando um trem não para na estação, é porque não era o nosso trem.