Pular para o conteúdo

O poder de escutar (Carlos Marques Dunga Jr)

 

Esperei por décadas para exercer o poder de escutar mais.
Ouvir na essência, esse foi o ensinamento, para poder exercer esse sábio e grandioso poder revolucionário da humanidade, no seu transcender pós moderno, em simbiose com a liquefação dos tempos.
É até muita filosofia, em dialeto com a onda da contemporaneidade dos dias.
Seria mais uma letração de uma tese descrita, engavetada em um depósito de uma academia qualquer, no mundo das faculdades.
Poderia também ser um sonho de um ser que morre na esperança de um entender, muitas das vezes soterrado sem o direito do próprio existir.
Passado isso tudo, vivido isso mesmo, sentido na veia todo esse existir, decidi parar e ouvir, desde o pássaro cantar em diversos nordestes, até dar a atenção ao acalanto da minha neta MC, nos seus dois anos de idade.
Só bastava eu me ouvir e ouvir os outros na essência, para entender a pergunta do agouro que uivava, no sentido da queda e da morte do homem vivo e forte.
Bastava ouvir e entender, para aniquilar e sobreviver no equilíbrio emocional.
A verdade, a resposta lúcida e límpida, tranquila e sadia, que aniquila a perversidade do injusto, na tranquilidade do ser.
Se não fossem os cantos ouvidos da seriema sedenta, nas corridas de um Cariri árido; dar ouvidos aos rios em cachoeira, que descem dentro do tronco de um umbuzeiro ressequido; do homem que pede água numa noite, trucidado pela fome e pela droga que queima; ou a mulher que rejeita o enxoval, em reação ao parto que o filho não viveu; ou ainda ter parado diante do terço rezado, e ouvido a fé lhe falar nas contas do dedo passado.
Ouvir é enxergar sem a natureza dos olhos, mas com a sensibilidade do sentir.
Ouvir é muito mais do que o barulho dos ventos, é o alimento da alma.
Ouvir é superlativo, a escuta é sensorial.
A inteligência é o sobreviver aos tempos, em retratar e relatar o saber que traduz o viver, conduzindo ao sobreviver.
Escuta, e na essência traduz seu ensinamento, vida e luz.

De um dia de domingo
30/03/2025
Carlos Marques Dunga Jr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *