Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O planejamento Marcos Pires

Ladrões fortemente armados, portando metralhadoras, granadas e fuzis AR15 entraram num banco e anunciaram o assalto. Foi aquele maior clima. Enquanto o vigilante sabiamente escondeu-se no banheiro porque com um revólver 38 não iria se passar por herói, um dos bandidos gritou: “- Ninguém reaja porque o dinheiro é do banco mas suas vidas pertencem a vocês”. Deu certo, todos ficaram em silêncio e se deitaram no chão. Isso foi uma prova de mudança de mentalidade.

Uma mulher que estava mais afastada do grupo suplicou: “- Pelo amor de Deus, não abuse das mulheres”. O chefe do bando educadamente retrucou: “- Madame, comporte-se. Isto é um assalto e não um filme de romance”. Deu uma demonstração de profissionalismo.

Terminaram de recolher a grana e o ladrão mais jovem dirigiu-se aos outros propondo que contassem o dinheiro roubado, ao que o chefe do bando retrucou: “- Não seja estúpido. É muito dinheiro para contar agora. Vamos esperar pela divulgação da notícia do roubo na internet e aí ficará muito fácil saber quanto o banco perdeu e nós ganhamos”. Pura experiência.

Depois que os ladrões foram embora o supervisor do banco disse ao gerente que deveriam chamar a polícia com urgência. O velho gerente respondeu: “- Calma, vamos incluir no valor do assalto os desfalques que fizemos até hoje”. Com a concordância do supervisor o que ambos fizeram foi um exemplo perfeito de gestão estratégica.

No dia seguinte foi noticiado o total roubado. Pelas redes sociais os bandidos souberam que o banco anunciou ter tido um prejuízo de 8 milhões de reais, só que os bandidos haviam conferido a grana quando chegaram no esconderijo e tinham em mão somente 2 milhões de reais. O chefe desabafou: “- Arriscamos nossas vidas por 2 milhões depois de termos planejado esse assalto por mais de um ano enquanto que o gerente do banco sem fazer nada e em menos de 24 horas ficou com 6 milhões”. O gerente demonstrou conhecimento.

De qualquer forma os ladrões levaram uma boa grana e ficaram satisfeitos. O gerente também ficou satisfeito porque todos os seus desfalques haviam sido cobertos e os donos do banco ficaram mais satisfeitos ainda porque o seguro cobriu todo o prejuízo. Assim todos aproveitaram a oportunidade.

Toda vez que ouço falar da votação do orçamento pelos nossos dignos parlamentares lembro dessa história