Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O FRACASSO NO CASAMENTO (Marcos Bacalháo)

 

 

Não precisa ser vidente para conhecer o futuro de um casamento. Ele será amanhã uma reprodução do seu namoro hoje.

O namoro é uma das fases mais gostosas de nossa vida, fase de descoberta do outro, de novas emoções, encontros, trocas de sonhos, compartilhamento de ideais e expectativas futuras.

 

Nele somos desafiados a colocar em evidência nossos sentimentos positivos e negativos, como também desafiados a superar os conflitos de relacionamentos que surgem dadas as diferenças existentes em cada um. Semelhantemente a uma brincadeira de gangorra, nos vemos hora, em cima, hora embaixo com nossas emoções diante de  tais circunstâncias. Porém, se o seu namoro apresenta mais sinais de conflitos e discussões que harmonia é bom ponderar o relacionamento e pensar se de fato vale à pena continuar com ele, e até mesmo se deverá casar-se. 

Um namoro conflituoso e problemático hoje é evidência de um provável casamento fracassado amanhã.

 

Você entra em um casamento com a expectativa de que vai ser para sempre. Mas em algum ponto do caminho as coisas começam a mudar e ele deixa de ser para sempre. Quando você está sendo atacado(a) verbalmente ou passa a ser fisicamente machucado(a) por seu cônjuge, você sabe que é hora de sair da relação. Por mais assustador que seja erguer-se e seguir em frente, você deve fazê-lo para sua segurança – e para a segurança de seus filhos. Se você não tem família ou amigos a quem recorrer, vá para um hospital ou sua igreja local. Seu bem-estar, e de seus filhos, são prioridades. Crianças sofrem em silêncio ou sublimam. Quando as crianças vivem em um ambiente abusivo, correm o risco de sofrer o mesmo em seus relacionamentos.

 

Embora todos tenhamos conosco o sentimento de egoísmo, há um espírito de individualidade muito marcante em relacionamentos frustrados, seja no namoro ou no casamento. Um coração egoísta não prima as necessidades do outro. Uma vez que só pensa nele mesmo, quem está à sua volta deixa de ser um parceiro(a) para ser um(a) servo(a), escravo(a), serviçal ou amante. A evidência de um amor verdadeiro no relacionamento é a anulação de si mesmo e dedicação ao outro.

 

Se um jovem não ajuda sua mãe, demonstra desamor, falta de afetividade, solidariedade para com seus pais, com certeza tratará a esposa do mesmo jeito. Se a menina costuma desobedecer os pais, gritar, reclamar, colocar defeito no pai, cobrar demais dele e até mesmo mandar nele, é provável que esteja reproduzindo um comportamento da mãe, o que evidenciará o mesmo comportamento CONTROLADOR para com o seu futuro marido.

 

Se seu casamento está num “ponto complicado” onde você mesmo já pensou inúmeras vezes por que continuar, mas por outros motivos continua nessa ligação e se acha que pode ter uma pequena brasa de carinho e respeito, deve analisar a situação com bastante cuidado para não tomar uma decisão errada e mais tarde sofrer pela escolha cometida.