Pular para o conteúdo

O Exercício da Gratidão ( Carlos Marques Dunga Jr )

O Exercício da Gratidão

Diz a literatura que “o exercício da gratidão é uma das maneiras mais poderosas e instantâneas para alcançar o equilíbrio emocional”; ainda, “que pessoas passam a ser mais saudáveis, produtivas, criativas, dormem mais, são muito mais felizes”…
Passei a fazer essa observação com um grupo de pessoas em um treinamento; depois, levei para minha vida profissional e para o meu dia a dia. Posso afirmar que a teoria está mais que certa, e me permitam algumas observações.
Comigo mesmo, no exercício diário da gratidão, vi no nascer do dia o motivo grande para agradecer pela minha existência: ao Deus que me guia, a minha família, aos meus passos, ao meu caminhar. Isso me enche de certezas do que quero e onde devo chegar.
Sou observador há décadas do por do sol, onde nele deposito um rosário de gratidão pelo dia vivido, fechando ciclo de vida diário.
O olhar, o falar, o silêncio, o sorriso, a mesa, a discussão, a reunião… fazem parte do exercício da gratidão, e posso afirmar que se identifica no outro o mesmo sentimento em quem pratica, na sua essência e na mesma verdade.
Numa visão humanitária e social, a gratidão é alimento bom, quando proclamada em sentido firme e verdadeiro. Essa comunicação do bem traduz, reflete e impulsiona mais bem; fortalece, estabelece, firma, conceitua o relacionamento.
Quando decidi identificar para mim mesmo as coisas boas que me acontecem diariamente, passei a ter mais produtividade na minha caminhada – quando o reconhecimento antecede a expressão, é o determinante para a pura verdade.
A gratidão pode ser expressa em palavras e atitudes, e as coisas mais simples têm muitas das vezes um alto grau de gratidão.
Gratidão ao meu leitor dominical, que me enche de responsabilidade, vontade, carinho e amor para poder escrever esse texto e publicar todos domingos. Aguardo sempre ansioso, dentro da normalidade, o feedback de vocês; mostro a mim o quanto é bom tê-los, o como é bom sentir essa magia de afeto, atenção e carinho.
Muito obrigado! É muito importante ter vocês, meus leitores. Por vocês reforço sempre meu propósito para o próximo domingo. Vocês são parte de minha vida; vocês são fruto de minha gratidão.
Digo que valeu… vale mesmo estar com vocês.
Até Domingo!

De um dia de domingo Carlos Marques Dunga Jr
21/05/23