Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NOSSO ENVELHECIMENTO (Prof. Marcos Bacalháo)

 

  “O relógio da vida não pára! A cada segundo que passa estamos a envelhecer. Por isso aproveite cada segundo!”

 

            Não é fácil definir quando inicia o envelhecimento de um ser vivo.Os biólogos, para simplificar a análise, dividiram arbitrariamente a vida dos seres vivos em duas etapas.Li este artigo a meses na revista Veja. A primeira fase, de desenvolvimento, se inicia com a fecundação e dura até o ser vivo se tornar capaz de reproduzir.

            O envelhecimento é definido como o período que começa logo que acabamos nosso desenvolvimento, mais precisamente quando atingimos a idade reprodutiva, e termina quando morremos. A vantagem desse critério é que ele pode ser usado para quase todos seres vivos.

Às vezes eu fico imaginando como seria a vida se você envelhecesse como uma tartaruga. Em vez de seu  risco de morrer aumentar a cada ano, ele iria diminuir. Quanto mais velho, mais difícil de morrer.Se você fosse uma tartaruga, à medida que você envelhecesse, sua capacidade reprodutiva (isto é: capacidade de fazer sexo e ter filhos) iria aumentando e não interrompido quando você morresse.

            Daí fiquei pensando… E se pudesse escolher como gostaria de envelhecer ? Fácil  quero envelhecer como uma tartaruga, perder os amigos lentamente, e ter certeza de que os que ainda vivem me acompanharão por mais tempo. E o melhor  para a juventude mental, acasalar e ter filhos até a morte. Só não gostei da idéia de abandonar os ovos  e não ver os filhos crescerem.

            O idoso é uma pessoa considerada de terceira idade.  A OMS que a Organização Mundial de Saúde, classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países em desenvolvimento. Creio que saber envelhecer é o mesmo que produzir uma obra de arte no dia-a-dia. É verdade porque as coisas não acontecem do dia para noite. É de forma natural, no decorrer da vida, vamos nos encaixando a elas e modificando o nosso  modo de ser, mesmo sem querer.

            Vamos entender que a velhice está implícita na juventude, da mesma forma que a morte na vida, é uma maneira de aceitar os aspectos opostos da existência. Amar a vida, as pessoas, alimentar sonhos, ocupar a mente com alguma atividade são excelente formas de manter-se emocionalmente equilibrado. É importante, ainda, cultivar as amizades, acompanhar o crescimento e a mudança dos jovens, sem o isolamento próprio de quem se acha fora de época. O elemento fundamental para isso é manter o interesse pela vida e continuar amando.

            O mundo de hoje é muito agressivo e, se a pessoa não se coloca dentro dele, acaba marginalizada por seu próprio modo de vida. As pessoas excessivamente vaidosas, quando envelhecem, não querem fazer mais nada, porque se julgam velhas. Quem,sem causa justificada, se deixa abater quando envelhece jamais viveu com garra e entusiasmo  a própria vida.Os anos vão se sucedendo ao nosso fazer, descobrir, curtir, viver. Na terceira idade, a pessoa ama da mesma forma, só que valoriza bem mais a qualidade do que a quantidade das coisas.Por isso é possível curtir tudo com mais intensidade.

            A idade madura e a velhice evidenciam a experiência. Saliento a sabedoria de minha mãe ao dizer que ela não era velha, era antiga. O antigo tem valor cultural, de conhecimento, experiência, beleza, sabedoria, e história. Assim deveriam ser considerados os nossos velhos, por nós e pela sociedade.Tenho dito!!!