Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NO CREPÚSCULO DA EXISTÊNCIA SURGE A VELHICE ( Prof. Marcos Bacalháo )

 

“ Deus entregou aos velhos um grande benefício em lugar da

                                 memória – a prudência obtida pelo uso das coisas e um juízo

                                 mais agudo e eficaz.”

            É triste ter que constatarmos, que apesar dos avanços sociais, apesar de seis anos de vigência do Estatuto, uma  grande parte da sociedade ainda trata o idoso como se fosse ele um “traste qualquer, sem mais utilidade alguma, um simples objeto descartável, um fardo pesado e inútil, um  resto de ser humano, uma coisa imprestável. Para muitos envelhecer é passar do ativo para o passivo, ou seja, deixar de fazer para que façam com ele, é deixar de ter valor, deixar de ter habilidade, deixar de ter opinião própria, deixar de ser cidadão e, passar a ser limitado em tudo. Isso em todos os setores da vida á assim, inclusive nos locais de trabalho.

            Envelheceu, se aposentou, logo a sua larga folha de serviços prestados ao povo é colocada num canto e só lembrada pós-morte. Esquecendo-se de valorizar em vida sua sabedoria adquirida na prática da sua trajetória. Esquecendo-se de enaltecer a riqueza da experiência acumulada ao logo dos anos de sua existência. Esquecendo-se que o idoso pode trazer de volta, pode resgatar muitos valores pelo caminho, tais quais: A honra, a dignidade e a honestidade, trina valorização maior dos tempos idos, dos velhos tempos.

            A questão da humilhação, dos maus tratos  e crimes diversos praticados contra os idosos continua sendo sério problema no seio da nossa sociedade apesar de todos os  órgãos de denúncia, ajuda e proteção, criados a partir da Lei específica em vigor.O idoso continua sendo vitima dos mais diversos tipos de violência, tanto no âmbito social e familiar, quanto na área das entidades públicas e privadas. As Delegacias Especializadas em Proteção ao Idoso que já se fazem presentes nas principais cidades do País, e quando não, as demais ocorrências de fatos negativos e criminosos praticados contra o idoso em todas as áreas de transgressões possíveis.

            A mídia mostra de quando em vez, reportagens com filmagens de idosos sendo maltratados pelos chamados “tratadores”dentro de suas próprias residências e, também por funcionários ou enfermeiros de clínicas, casas especializadas nos seus  acompanhamentos ou mesmo asilos. O idoso é também vitima fácil para todas as espécies de marginais. Constantemente sofre lesões corporais, injúrias, homicídios, latrocínios, roubos, furtos e golpes de estelionatários ou fraudes diversas.

            No âmbito familiar não é diferente. Por vezes os próprios “filhos” ou parentes próximos usando de artifícios, ardil, fraude ou de posse de procurações, passam a administrar os seus proventos ou realizam empréstimos na mais alta  condição possível dos idosos para usar o dinheiro em benefícios próprios, deixando os mesmos a passar necessidades e privações, diminuindo na=inda mais a suas mínimas pensões por longos e intermináveis anos.

            A problemática se arrasta pela área social, difícil de resolução, quando por vezes, um idoso apesar de provedor da família por conta da sua aposentadoria, é maltratado e humilhado dentro da sua própria casa pelos seus filhos a quem sustenta, e por receio, medo de represálias ou resquícios de amor, não os denuncia, preferindo viver o resto dos seus dias em constante inferno à espera da morte verdadeiramente dita.

Só uma luta constante, vigilante e permanente da grande parte racional da sociedade brasileira é capaz de configurar um novo olhar, um olhar dignificante e merecedor para os nossos queridos idosos que são os nossos irmãos, pais, tios , avós, parentes, amigos, cidadãos e, seremos nós num futuro próximo, se tivermos sorte,caso a morte não antes nos leve.Tenho dito!!!