Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NÃO SE DEVE FINGIR AO AMOR (TRAIÇÃO) ( Prof. Marcos Bacalháo )

marcos baclhao

  “ Se alguém trai você uma vez, a culpa é dele(a). Se trai duas vezes, a

                     culpa é sua”

 

            O casamento, mesmo sem papel passado e cerimônia religiosa, é um projeto de vida do qual não é fácil se desfazer. Mesmo com a evolução dos costumes, há muitos fatores envolvidos, e o amor é apenas é um deles.

Com a independência econômica da mulher, a queda do tabu da virgindade e a legalização do divórcio, a situação do adultério também sofreu mudanças. Pois, ninguém precisa mais  permanecer na relação quando acontece uma traição. A divisão dos bens é administrada pela Justiça. Mas, a questão da rejeição não desaparece. Uma vez que as pessoas escolhem com quem se relacionam, ser trocado(a) é uma ofensa.

 

            Todo mundo sabe: os amigos, os parentes, os vizinhos. A própria pessoa também sabe que está sendo traída, mas mesmo assim, prefere ignorar os comentários e até as  evidências mais claras. Fechar os olhos para um fato incômodo é uma opção que muita gente faz como tentativa de minimizar o problema. Pois, são vários os motivos que levam  uma pessoa a fingirque não é alvo de infidelidade: conveniência (em relações em que existe dependência financeira de um dos lados), imaturidade para enfrentar a vida sem um parceiro)a), medo de solidão, idealização do compromisso, crença de que será impossível arrumar alguém melhor, etc, etc.

 

            A identidade, é totalmente apoiada no relacionamento um no outro. É como se ela não existisse sem os dois, por isso acredita que vale mais a pena manter as aparências. Aos poucos, a pessoa traída vai perdendo a autoconfiança, o respeito por si mesma e o limite do que é aceitável ou não. Esse é o resultado de viver em desacordo com os próprios valores.

Se a fidelidade é fundamental e importante para uma pessoa, dor, raiva e ressentimento vão se acumulando. É inevitável que, no dia em que ela chegar ao limite, o resultado seja desastroso (bem pior do que se tivesse encarado  a situação desde o início)

 

            Enfrentar a vida como ela é pode ser difícil, dói, dá trabalho, mas traz amadurecimento e novas oportunidades de felicidade. A crise pode significar uma oportunidade de mudança, de rever o que está errado e o que se pode mudar.

A traição é filha da covardia com a comodidade. As  pessoas trem porque não têm coragem de por um ponto final no relacionamento, justamente porque é cômodo continuar com a relação já que tem casa, comida e o conforto de um lar.

 

            Já para os homens, há um sinal preocupante que são as protuberâncias córneas que surgem em cada lado da testa, em forma de chifre. E não adianta lixá-las ou podá-las, porque elas brotam novamente, sempre com mais exuberância, impedindo mesmo o uso de chapéu. Em todos os casos, a solução está em se associar a um exclusivo da classe.