Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MDB: indecisão em candidatura preocupa sigla (Sergio Botelho)

MDB: indecisão em candidatura preocupa sigla

MDB vive, no momento, um drama que se não resolvido rapidamente provocará sérios danos ao desempenho do partido, nas eleições de outubro. Falo da indecisão entre manter a candidatura Temer ou empinar de vez a candidatura Meirelles.
O problema maior é o tempo. Enquanto os demais partidos que buscam a Presidência da República surfam na onda das pré-candidaturas, inclusive, alinhavando possíveis acordos, o MDB velho de guerra patina na indefinição.
A impaciência começa a tomar conta das principais lideranças da legenda, embora haja uma boa quantidade de diretórios que não deseja que o MDB tenha candidato presidencial, a fim de facilitar a vida eleitoral dessas seções peemedebistas, na aldeia.
Porém, a maioria dos diretórios do partido quer candidato próprio, mas, até agora, não apareceu nenhum que defenda a candidatura do presidente Temer à sua própria vaga nas eleições de outubro.
Embora, por enquanto, não passe de um traço nas pesquisas de opinião pública a performance do ex-ministro da Economia, de Temer, e ex-presidente do Banco Central, de Lula, seus aliados entendem que ele teria elevada chance de crescer.
Os emedebistas favoráveis à candidatura Meirelles, se entusiasmam com ele assumindo o espaço do centro, inclusive, atraindo franjas sociais que votam em Lula e outros nichos mais radicalizados, à direita, que se alinham a Bolsonaro. Quem sabe, imaginam, tornando Meirelles o candidato da unidade nacional.
O sonho do MDB é ver Temer desistindo o quanto antes de sua candidatura, quem sabe, nesta terça-feira, 22, abrindo caminho para que Meirelles passe a ser, enfim, pré-candidato único do partido, inaugurando a temporada emedebista de campanha e de conversas sobre alianças.
Mas, há quem considere que Temer não desistirá, hoje, de sua candidatura, e, assim, continue alimentando o desejo de reeleição, impedindo que a sigla avance no processo de construção de sua candidatura própria, o quanto antes.
Somente no final do dia a gente vai saber.