Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mais uma Visita ao Bushido (Dunga Jr.)

  • por

Mais uma Visita ao Bushido

“Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.” – Miyamoto Musashi.

O caminho entre o alvo e a seta: apresentado ao código numa formação de liderança em 2014/15, passei a traçar meu caminho diante do aprendizado, e despertei para a construção do verdadeiro guerreiro, onde a força e a disciplina possam dialogar em sintonia com a contemporaneidade do agora.
Quando todos clamamos por justiça e esta depende de nosso exercício diário para o fundamento pleno, a tomada de decisão baseada no que é justo e ético, e não lhe causa dor nem dano a si e ao outro, faz passos firmes do caminho.
Na inteligência, sabedoria e honra ao tempo, cria-se um dos principais meios para a travessia do caminho, que é a coragem. Não podemos nos esconder nem rastrear em sombras; a ousadia e o sonho fazem parte viva da natureza vida – esconder-se é ser fraco e doente.
Executar o bem, o amor, a amizade; escutar na essência, solidariedade; olhar de frente, no fundo da alma, é a nobreza de um treinamento para a preservação da vontade, na realização do sonho e do sucesso do ser humano.
O respeito se constrói por seu exemplo; não seria a força nem mesmo a afiada lâmina da espada que conduziria o resultado e, sim, embora se tratando do seu principal adversário, devemos exercer a cortesia, pois ele ainda é um ser humano, mesmo quando não percebe.
A honestidade no código traduz a força validada do verbo, do contrário, é a descrença, a mentira e o engodo.
Só existe um juiz de sua honra, que é você mesmo: é fundamental o autoconhecimento e a sua avaliação permanente do seu eu; suas escolhas e decisões não podem ser escondidas de você próprio.
Sua lealdade a você e a quem te cerca, cuidar dos outros por inteiro, sem amarras, sem laços… só pode cuidar de outros se cuidar de si, lealdade a sua própria história.
Muito necessário fazer essa reflexão quando em vez, para poder todos os dias ler a minha frase de vida e validar o meu propósito.

De um dia de domingo.
Dunga Jr.
14/11/2021