Pular para o conteúdo

LEMBRO-ME DAS ANTIGAS VAQUEJADAS (Marcos Bacalhao)

         marcos baclhao

            A vaquejada é a festa mais popular e tradicional do ciclo do gado nordestino. De início a vaquejada, marcava apenas o encerramento festivo de uma etapa de trabalho. Reunir o gado, ferrá-los, castrá-los e depois conduzi-los para a “invernada” onde ainda existissem pastos verdes – esse era o trabalho essencial dos vaqueiros. Os coronéis e senhores de engenho, após perceberem que a vaquejada poderia ser um passatempo para as suas mulheres, e seus filhos, tornaram a festa um novo esporte.

Quando perceberam que a vaquejada poderia ser um esporte os coronéis e senhores de engenho começaram a organizar algumas disputas, onde os participantes eram os seus vaqueiros. Atualmente, a vaquejada é uma festa que se comemora sobre um cenário em que dois personagens essenciais são os bois e o vaqueiro.

Estas festas tinham como principais características:

– Os participantes eram apenas os vaqueiros dos coronéis;

– Os coronéis faziam  apostas entre si;

– Não existiam as famosas inscrições;

-Não existiam premiações para os campeões;

– Os coronéis davam um agrado aos  vaqueiros que ganhavam.

 

Após alguns anos de vaquejada como sendo um esporte restrito aos vaqueiros de senhores de engenho ou de coronéis, pequenos fazendeiros começaram a promover algumas vaquejadas, onde para se participar era preciso apenas que se pagasse uma pequena quantia em dinheiro, e era concedido ao vaqueiro que tinha pago, a oportunidade de se participar da festa, algumas regras foram criadas para este novo modelo de vaquejada.

 

Cada dupla teria direito a correr três bois, onde o primeiro boi teria um valor de pontuação correspondente a 8 (oito) pontos, o segundo boi 9 (nove) pontos e o terceiro boi valendo dez pontos. Estes pontos eram somados e no final era feita a contagem de pontos,. A dupla que somasse pontos era considerada a campeã e recebia o valor em dinheiro. Esse tipo de  vaquejada foi, e ainda é popularmente chamada de BOLÃO.
A Vaquejada começa na Sexta-feira, o treino ou o reconhecimento da pista. No Sábado inicia a seleção ou classificação das duplas de vaqueiros, cada dupla enfrenta três bois. O primeiro boi vale em 8pontos, o segundo 9pontos e o terceiro 10 pontos. Isso Totaliza 27 pontos. No Domingo começa de novo só que o numero de pontos são diferentes. O primeiro vale11, o segundo12 e o terceiro13. Com isso somam 36 pontos, somado com os pontos anteriores ( 27 pontos ) é igual a 63 pontos. Os 20 melhores colocados concorrem para ver quem é o campeão.
A “pista” nada mais é do que um brete, um curral e a pista ( que tem 150m e de largura começa com 12m e termina com 42m).
A dupla tem que derrubar o boi entre as duas linhas ou faixas que tem 10m entre uma e outra. Cada dupla tem o vaqueiro de esteira ( aquele que ajuda o puxador, ajeitando e alinhado o boi na pista ), o puxador ( puxa o boi pelo rabo e derruba entre as linhas ). Se o puxador derrubar o boi entre as faixas então “Valeu boi” e a dupla ganha seu respectivo ponto.