Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

JORNAL BRITÂNICO SUGERE RENÚNCIA (MARCOS SOUTO MAIOR (*)

 

                Em plena agitação organizada pelo povo brasileiro contra a corrupção desenfreada e a inflação ascendente do Brasil acima do suportável, o jornal inglês “The Observer”, sem ter o que mais escrever, na edição deste domingo, abriu recomendação acerca dos Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro e estão sendo preparados ainda para este ano de 2016, de 05 até 21 de agosto, já tendo sido disparada a corrida da Tocha olímpica, que durará 90 dias e percorrerá cerca de 300 cidades, percorrendo 20 mil quilômetros. Aliás, o atleta de vôlei Arthur Nuzman passou a ser presidente da Confederação Brasileira de Vôlei e conseguiu ser Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, desde 1995 sentando-se naquela cadeira até hoje, sendo bom gastador de verbas públicas e tendo enfrentado desgaste profundo de seu currículo pelos custos elevadíssimos de mais de 1.000% acima do orçado pelos cofres públicos, nos Jogos Pan-americanos de 2007, chamando a atenção do TCU, que decidiu acerca das irregularidades.  

                O periódico britânico aproveitou para lembrar que os escândalos de corrupção do nosso Brasil afetam as performances de “Dilma, Lula, líderes da oposição e muito o establishment do país” e foi mais além, quando o editorial afirmou que “como exportador líder de commodities como açúcar, carne, café, tabaco e soja, a economia brasileira foi desproporcionalmente atingida pela queda na demanda global hoje em curso”. Complementando o achado internacional, a publicação inglesa se esmerou em fazer um paralelo da interminável crise brasileira com o contexto da América Latina, em despudorado recuo da esquerda na América Latina, tanto quanto pela morte de Hugo Chávez, que pôs a revolução bolivariana de joelhos na Venezuela, e a disparada da direita, na Argentina. Esta não é a primeira, nem será a última, investigação de gazeta internacional, a exemplo do fantástico “The New York Times”, que também deu uma dura lasquinha na dupla governista petista, criticando as últimas medidas como uma “luta por sobrevivência política ridícula”, quanto à disponibilização do cargo de Ministro para o ex-presidente Lula da Silva.

                Na verdade, a moda atual, também trouxe para as terras brasileiras o mosquito Aedes aegypti, este transmissor gratuito dos vírus da dengue, do chikungunya e da famosa Zika, que ocasionam sintomas de doenças que podem causar dores musculares, coceiras, erupções na pele, risco de hemorragias, os quais desaparecem entre três e sete dias. A bomba que estourou nas nossas Olimpíadas de 2016, afetou atletas do mundo inteiro que já estão treinando em seus respectivos países, mas o medo ainda é maior do que se diziam. A bela e vencedora nadadora espanhola, Mireia Belmonte, uma das maiores estrelas da competição, já olham sem muita vontade de rumar aos Jogos do Rio, tanto que, em coletiva, disse que “é importante saber que estaremos seguros e que nossa saúde não será posta em risco”.

                O par de petistas, Dilma & Lula, brincando de guris, estão aperreados apenas com a prata da casa, achando que o estopim da bomba do impeachment, fora apenas a diversão predileta num jogo de matar ou morrer, armado pelo amiguinho de muito tempo, Eduardo Cunha. Outra para recreação infantil é o esconde-esconde de polícia e ladrão: dois grupos divididos em equipes de números iguais e o ‘pique’ passa pela cadeia. Os policiais contam até 100, enquanto os ladrões se escondem alegres. Mas quem for pego vai preso e pode ser libertado por outro menino de sua equipe, se o mesmo alcançar o “salve todos”! Bom entretenimento sadio, também, é fazer minhas, as palavras do consagrado jornalista Políbio Braga, que conviveu com a presidenta da República: “Se eu conheço bem Dilma, ela renuncia”.

                                                                                    (*) Advogado e desembargado aposentado