Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A idade que temos (Marcos Pires )

 

         

         Essa semana a cantora Rosana, que gravou o hit “Como uma Deusa” muitos anos passados e depois transformou-se num dos maiores expoentes do esquecimento e ostracismo, perdeu uma ação que havia proposto contra o Google e a Wikipédia, porque diziam que ela tinha 58 anos quando na verdade ela afirma ter apenas “44” aninhos. Afora o fato de que nas minhas contas ela só teria razão se fosse aplicado aqueles celebres noves fora, mais uma vez me impressiona essa coisa de muita gente não assumir a sua idade.

            Não tenho nenhum medo de envelhecer, aliás sempre me cuidei para ter o prazer de envelhecer bem, porque a alternativa a não envelhecer é…morrer. Metade de minha vida gasto no pilates, na musculação, nas corridas à beira mar e me forcei a só gostar de comer o que me faz bem. Eliminei doces, massas (só nas vésperas de corridas), comidas gordurosas, refrigerantes (que saudade do guaraná Antártica gelado), embutidos e carnes.

               Tudo isso para não ficar igual a seu Raimundo, vizinho de minha tia, que um dia virou para a netinha e disse que ainda tinha uma memória privilegiada. “-Por exemplo, eu sei que seu nome é Paula, igual ao daquela jogadora de voleibol”. Ao que a netinha retrucou: “- Mas vovô, o esporte é basquete e meu nome é Hortênsia”.

                  Mas não admito qualquer impaciência com idosos, e adoro quando eles dão o troco. Dona Carminha era amiga antiga de minha mãe, e um dia estava na ante sala do médico, muito entretida lendo uma revista quando a atendente, de muito mau humor, chamou seu nome bem baixinho. Ela fez que não ouviu e continuou assim quando a atendente repetiu o chamado, seguido de um “-Ô velha surda”. Ato seguinte a atendente escreveu um bilhetinho dizendo que era a vez dela, e trouxe para que ela lesse. E dona Carminha, bem languida: “- Ô minha filha, dá pra você ler porque estou sem óculos?”. Ou então o caso famoso de Oswaldo, que casou novamente depois dos 75 anos com uma moça de 30 anos. Na volta da lua de mel os netos quiseram saber sobre o sexo, e ele disse que fizeram quase todos os dias. Deu uma pausa e emendou: “- Quase fizemos na segunda, na terça, na quarta…”.

             Quando perguntam a minha idade digo que vou completar 80 anos. O espanto é grande. Me dão, 55,56 anos. Se for garçom me dá 35,40 anos.

              É tão bom! E tem mais, como não tenho nenhuma pressa em envelhecer é bem capaz que eu chegue lá.                   

                

                   

       

 

— 
Att,

Pires Bezerra Advocacia


Att,

Pires Bezerra Advocacia