Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Hoje é o meu aniversário de 56 anos de idade – 05/03/2023

Hoje é o meu aniversário de 56 anos de idade – 05/03/2023

São 56 anos de muitas histórias, uma vida que se traça como a maioria da vida de todos nós. Até os 15 anos de idade cresci na cidade de Boqueirão-PB, e como toda cidadezinha do interior, esta também tem muito o que ensinar.
O poeta @carlos_pere_cantador certa vez me definiu assim: “com a força de uma cachoeira que desce nas águas de Boqueirão” – certo que ainda hoje essas águas me lançam no rumo ao bom e ao bem.
Foram anos de vivências e convivências: D. Ritinha, CENEC, adolescência, Passa e Fica, Festa de Janeiro, primeiro e grandes amores, onde no meu livro “Para Guardar na Lembrança que é Amiga da Saudade”, conto muito…
O @prokbrito, professor Kleber Brito, diz: “não espere, caro leitor, ao ler esta obra, que tão modestamente se insinua, encontrar a passividade da escrita morta em brancas páginas, tampouco espere analogias, escansões e uma métrica purista parnasiana. Leia-a, apenas, faça silêncio e ouça as vozes antigas, os risos do passado, os ecos de um Boqueirão…”.
É amor por um Boqueirão, isso é amor.
Na terra de Campina Grande-PB, nasci na maternidade Elpídio de Almeida, de um parto Cesariano, que não seria capaz de ocorrer, como até hoje, em cidade de menor porte do interior da Paraíba.
Aos 16 anos viemos para cá – Pio XI, URNE, PARAIBAN, o Céu, Esquina, Maria Fumaça e Boião, inauguração da Pirâmide e do PP, PMCG-SECTI, SEDE, SEPLAN e STTP, todos me fazem presente e integrado à estrofe do hino, que canta:
“Oficina de ilustres varões, Canaã de leais forasteiros,
és memória de índios valentes,
e singelos e alegres tropeiros!
Tua glória revive, Campina,
na imagem dos homens audazes,
aguerridos heróis de legendas,
que marcaram as tuas fronteiras!”.
Alcantil, és semblante do nosso imenso Brasil (assim diz o hino) – o primeiro e segundo prefeito, no melhor da minha juventude. Sou fisgado pela paixão arrebatada de coragem, força e fé.
Era São João no Meio do Caminho, na transformação da água salgada pela tecnologia do dessalinizador, vencido pela ganância do carro pipa eleitoreiro, e sobrevivido pela força e coragem dos “Meninos de Alcantil”.
Vem mais tarde, quando chego e marco morada na “Porta do Sol, desse país tropical” – João Pessoa-PB. E ela me dá a honra de, junto de meu mestre e pai Carlos Dunga, Ronaldo Cunha Lima, Cássio Cunha Lima, Luciano Agra e milhares de amigos (@Andrecoelhojp, @newtonvita…), subir a Epitácio Pessoa, no destino da Praia; descer no Cordão Encarnado, rumo a Mangabeira, que crescia em demasia; ouvir o Acorda Miramar e seguir as Muriçocas, sempre no aprendizado constante dos ensinamentos do mestre Luciano Agra e sua aula diária, na construção da cidade para os cidadãos.
Nessa vida vivida, acertos e erros, subida e descida, queda e ascensão…
Um sobrevivente, um guerreiro, um brasileiro, um ser humano, um cabra arretado… ei, sou eu, Dunga Júnior.
No Livro Ação Transformadora, de 2015, digo: “A vida me reservou coragem, muita força pra viver…”, mas, nada seria possível se eu não tivesse atravessado isso tudo com Ana, minha companheira, Pedro/Gabi, Artur/Hérida, Ana Carla e Bia – meus filhos, meus pais, minha família.
Neste março em que Ele, Deus, e minha Nossa Senhora, concedem-me o maior presente que eu poderia receber neste aniversário: minha netinha Maria Cecília, que está para chegar a qualquer momento, na sua hora e de Deus, eu quero externar toda a minha gratidão a tudo e todos.
“Hoje eu me sinto mais forte”, diz a canção, e também fala “sem saber que aquele choro, valia ouro”.
Ainda uma citação do manual do Guerreiro da Luz, que a amiga @Ibachagas1 me deu, traz: “Não existe discípulo superior ao mestre. Todo discípulo perfeito deverá ser como o mestre”, Lucas, 6:40.
Tudo é aprendizado, ressignificação e resiliência; amar, perdoar e ser perdoado; construir e contribuir para o dia bom; viver contando como foi ontem e definir o que pretendemos do amanhã, desde que nunca faltem a fé, o respeito, o abraço, o olhar, o ouvir, a verdade, o ser na essência – isso tudo me levará, sempre, ao caminho que vai dar no Sol.
Valeu! Parabéns, saúde e paz!

Dunga Júnior
De um dia de Domingo 05/03/23