Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Essas coisas da idade. (MARCOS PIRES

Ao contrário dos brasileiros que dizem ter tantos anos, os ingleses dizem que são tantos anos velhos. Tem razão; nós não temos o tempo que vivemos, ele já se foi.

Décio Moura, amigão, mentia deslavadamente quando perguntavam a sua idade, mas sempre exagerava para mais. Aos sessenta dizia ter setenta só para ouvir as pessoas elogiarem sua juventude. Aprendi com ele e digo que vou fazer oitenta anos. Depois dos elogios, emendo logo: “- Pois é; vou fazer sessenta e sete, sessenta e oito…até chegar aos oitenta, pode apostar”.

Isso me lembra um vendedor que conheci há muito tempo na feira de Jaguaribe. Ele tinha uma mala e na mala uma espécie de aquário onde nadava um peixe comprido, o poraquê, de origem amazônica e elétrico. O vendedor falava a mais não poder e vez por outra colocava uns fios dentro da agua acendendo uma lâmpada. Era incrível, e se era um truque pouco importava, porque ele conseguia vender o seu “elixir da longevidade”, extraído do tal peixe. Dizia ter 300 anos de idade e meu primo Juca, desconfiado, perguntou ao auxiliar do vendedor se era verdade. “- Não posso confirmar porque só estou trabalhando com ele há 120 anos”.

Pensam que é mentira? Pois bom. Em Lisboa eu visitei um museu que exibe uma ossada de dinossauro. Perguntei ao guia do museu qual a idade do animal e ele, muito firme: “- Tem exatos um milhão e dez anos”. Tamanha certeza me deixou curioso; por que esses dez anos? E o guia, já meio impaciente: “- Ora pois; quando eu vim trabalhar aqui me disseram que a ossada do dinossauro tinha um milhão de anos. Como eu já cá estou a exatos dez anos, é logico que ele tem um milhão e dez anos, ó pá!”.

E ainda sobre idade, dizem que Olacir de Morais, o milionário, namorava garotas bem novinhas, apesar de já ter 80 anos. “ Qual o segredo, seu Olacir?”

“- Eu minto; digo que tenho 90 anos e elas pensam logo na minha herança.”.

Como dizia Nelson Rodrigues, dinheiro compra até amor verdadeiro. Que cousa!