Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Em FOCO: Lenilson Guedes com redação;

emfoco

SOBE.

PEC DO NOVO MAGISTÉRIO.

Em meio às greves, do magistério estadual e municipal, da capital, o deputado Pedro Cunha Lima( PSDB), apresentou ontem, ao professores paraibanos, a Proposta de Emenda Constitucional( PEC), que trata sobre o plano de criação, do Magistério Público Nacional. A PEC do Novo Magistério, estabelece que o salário dos professores, seja, o limite remuneratório, dos cargos de agentes administrativos, sanando, assim, as injustiças, com a categoria.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior( Andifes), o convite foi feito na Sexta- feira, pela Reitoria da Universidade Federal da Paraiba, Margareth Djniz.

DESEMPENHO PARA PARTIDO POLÍTICO.

Um tema que deverá esquentar os ânimos, entre os parlamentares, no Senado Federal, é o Projeto de Lei que institui a cláusula de desempenho, para os partidos políticos, a chamada cláusula de barreira. De acordo com o texto, só poderá ter funcionamento parlamentar, o partido que obtiver, no mínimo, 3% dos votos válidos.

REDUÇÃO.

O deputado Efraim Morais Filho ( DEM), é dos que defendem a redução da maioridade penal, para 16 anos, para crimes hediondos e, contra a vida. O assunto ” toma conta” de Brasília.

JUSTIFICATIVA.

” Se o jovem, de 16 anos, pode votar e eleger o presidente, pode casar e constituir família, abrir negócio. Pode e deve responder por eventuais crimes, eu cometer” juustificou.

ATRAÇÃO.

De acordo com o deputado- licenciado- permanece no PEN e, fazendo oposição, ao governo estadual.

DA BOCA DE….

0 PMDB não pode dizer, amém, a tudo que vem do Poder Executivo federal….”( senador José Maranhão), ontem, em entrevista).

AIJE DO EMPREENDER.

Ficou para o dia 22 de maio, a audiência, para ouvir as testemunhas, arroladas, pelas partes, ns Aije movida noTRE- PB pelo senador Cássio contra o governador Ricardo, na última eleição. Dentre elas, estão os secretários da Receita, da Administração e da Comunicação, respectivamente, Marialvo Laureano, Livânia Farias e Luis Torres, além de Estela Bezerra e, do procurador Gilberto Carneiro.

DESCE.

PACTO SEM CRÉDITO.

O chamado Pacto Social, oferecido às prefeituras municipais, pelo Governo do Estado, além das glosas de auditoria, do Tribunal de Contas do Estado, no Ricardus I por conta de inadiplências e, outros senôes, enfrenta desconfianças e, descrédito de muitos prefeitos, no Ricardus II. Pelo simples fato, de diversos compromissos financeiros, do Pacto 2014, ainda não foram honrados, dezenas de obras, estariam atrasadas, ou nem foram iniciadas por conta do atraso nos repasses. Apesar de tudo isso, a Granja e o Palácio, estariam num pé e, outro para lançar o Pacto 2015.

QUARTETO.

O jornal Valor Econômico( SP), noticiou que Alagoas, Sergipe, Paraiba e Tocantins, encerraram o ano de 2014, com gastos com a folha de pagamento, acima do limite de 49%, da receita corrente líquida, estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
NÚMERO.

Já são 40 agências bancárias, explodidas, nesses 3 meses do ano que apenas começa.

EXPLICACÕES.

O TCE- PB vai levar o primeiro- irmão, Coriolano Coutinho, para dar explicações sobre sua gestão, à frente da Emlur.

Muitas novidades, podem surgir.