Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Elizabeth sempre foi maior que a Rainha ( Dunga Jr)

Elizabeth sempre foi maior que a Rainha

 

Uma menina de 11 anos de idade sabe que poderá se tornar rainha da Inglaterra. Para qualquer criança, isso seria um motivo de reflexão, mas o nome dela seria Elizabeth.

Qual o pensamento se passou naquele instante, na cabeça de uma criança, em saber que poderá suceder o pai como rainha do Reino Unido da Inglaterra? Que lição seria essa, para uma criança entrando na adolescência? Quais seriam os sonhos que, por mais de 70 anos, foram validados em honra ao seu povo?

Lembro que, no meu período de primário, lá na Escola Nossa Senhora de Lourdes, em Boqueirão, por minha professora Rita Brito de Lucena, fomos apresentados ao estudo da Monarquia. Sempre muito curioso, busquei aprender mais sobre o assunto, lendo nos livros da época, e nas literaturas de casa, pois também meus pais eram professores.

Sempre achei muito nobre, mas chato, e, diante de minha vida, passei a observar o comportamento da família real da Inglaterra. Lembro das fotos da rainha mãe de Elizabeth; o casamento e morte de Diana; a época de Margareth Thatcher; e, acima de tudo, o olhar da rainha Elizabeth.

Tudo no Reino acontecia muito nobre e, às vezes, carregado de espetacularização, como diz a professora Iolanda Barbosa, mas, os passos da rainha, o silêncio e a atitude, eram de uma líder como sem par.

Por vezes procurei assistir ao pronunciamento de final de ano da rainha, no Natal, para os ingleses, e fugia de qualquer rito de cerimonial – nas primeiras palavras, sempre demonstrava uma conexão de pessoas comuns.

No momento de luto dos netos, assistimos à força de uma mulher que se sentia avó, responsável pela integridade deles – calar e ter hora certa para proferir a palavra de sentimento em verdade.

Ao seu país e aos seus liderados, prevaleceu o respeito – construir uma imagem em persona e atravessar séculos, guerras, pandemias, crises mundiais, conflitos econômicos e financeiros. Sair da televisão para o whatsapp e continuar Elizabeth, será desafio para muitos séculos à frente.

Seria Elizabeth um ser humano maior que a coroa? Seria o respeito e honra ao seu povo maior que a performance política da Monarquia? Seria a coragem e força da mulher que cresceu dentro, perto, vivendo, lutando, participando do poder, que fizeram com que o poder nunca a destruísse?

Foi a verdade e o olhar que fizeram Elizabeth ser falada por todo o mundo, e por todos, com respeito, num modelo de liderança que precisa ser recuperado e honrado como aprendizado.

É, no mundo da pós modernidade, fica o legado de uma grande líder, mulher, humana, real… eterna, numa história que precisa ser analisada e contada: não no conto de ficção do castelo encantado, mas no encantamento do conto e seu legado.

 

Dunga Jr

De um dia de Domingo 10/09/22