Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A EDUCAÇÃO DE ONTEM E A EDUCAÇÃO DE HOJE (Marcos Bacalhao)

 

Os alunos de antigamente eram mais interessados em estudar do que os alunos de hoje. Com a chegada das novas tecnologias, o aluno perdeu o interesse em estudar; o que eles querem é se comunicar através de blogs, e-mails ou do Facebook. Mesmo assim, não podemos generalizar, há aqueles que são interessados em aprender, mas há aqueles que não querem nada com os estudos.

 

Os alunos de hoje em geral perderam a vontade de estudar, só querem é brincar através de jogos nos computadores ou celulares. Mas, por outro lado, estão percebendo também a fragilidade da escola, que está facilitando demais a aprovação.

De acordo com a nova LDB, para um aluno obter aprovação ele tem que ter 50% de frequência durante o ano. Mas, por seu turno, se o aluno tiver 75% de faltas, anualmente, ele será reprovado. Mas a escola ignora a lei e aprova esse aluno.
Como se percebe, o sistema educacional brasileiro não está seguindo as novas normas da LDB. Aí, o aluno deita e rola em cima da fragilidade da escola. Assim, até mesmo aluno que não sabe ler nem escrever, o sistema autoriza a aprovação desse aluno.

 

Às vezes, o professor reprova o aluno e o Conselho Escolar manda aprovar. Dessa maneira, fica difícil melhorar o ensino no Brasil.
Eu vejo que o professor a cada dia está perdendo sua autoridade na escola e na sala de aula. O que o professor diz na sala de aula o conselho escolar desmancha. E aí como fica a autoridade do professor? Com certeza, ela vai por água abaixo.

Os alunos de hoje não respeitam o professor. Por sua vez, o professor quer usar a sua autoridade na sala de aula, mas o seu poder é podado pelo gestor da escola ou pela Secretaria de Educação do Município. Por causa da fragilidade da escola, o aluno desrespeita o professor e fica por isso mesmo.
Aonde é que vamos chegar, se o professor já não é mais respeitado pelo aluno e também pelos dirigentes escolares? Como vai ficar o ensino em nosso País, se não mudarem essas regras? Tudo vai ficar de mal a pior. Esse problema tem solução: é dar todos os poderes a que o professor tem direito. E assim teremos um novo clima na sala de aula.
Se a autoridade do professor voltar a ser como era no passado, aí, sim, ele vai trabalhar com orgulho e ser respeitado pelo aluno, a família e a direção escolar. Com certeza, o ensino vai melhorar em todo o Brasil quando houver mais respeito das autoridades para com o professor.

 

É preciso que a escola seja mais enérgica com aqueles que não querem aprender. Ou o aluno obedece às normas da escola – ou a escola vai fechar para sempre e o professor vai   deixar de existir.
Tem aluno que falta 20 dias durante o mês e mesmo assim ainda é aprovado no bimestre. E quem manda passar esse aluno? A ordem vem do sistema escolar. Por conta disso, quanto mais alunos são aprovados, mais aumenta o IDEB da escola. Sendo assim, as secretarias municipais e estaduais recebem mais verbas para a educação.