Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

DIREITO NA EDUCAÇÃO ( Prof. Marcos Bacalháo)

                                    

            No dia 03 de fevereiro, tem início as aulas das redes : Estadual e Municipal, do ano letivo de 2014. Caro colega.Em primeiro lugar é preciso saber se ao estar como professor, você realmente está como professor, pois bem sabes que ensinar é um dom e um sacerdócio! Você vai lidar com pessoas de diferentes culturas que nem sempre vão corresponder as suas expectativas.

            Esses alunos, quando chegam até nós, têm toda uma cultura construída  e valores quase que definidos. Para não me alongar muito, comece no primeiro dia de aula expondo os combinados.E cumpra cada um deles. Não adianta o professor cobrar horário ou entrega de trabalhos se ele mesmo não cumpre com um simples plano de aula. Vejam bem!Os alunos têm uma ótima leitura de seus professores!

            Sou apaixonado pela educação. Mas hoje, sei que isso não é suficiente,  o sistema de exclusão é rigoroso… Portanto, os professores, muitas vezes, são as pessoas que mais estão próximas as criança, jovem ou adolescente… Muitas vezes, esses nem conseguem  conversar com seus pais, aí se sabe como serão as conseqüências… Portanto, muito amor e vontade de ser um educador.

‘           Educar só é possível quando houver o envolvimento das partes interessadas, ou sejam, professores e alunos precisam juntos encontrarem saídas. Quando alunos estão passando por problemas, o professor passa a viver as conseqüências. Juntos como amigos e que fique claro para o aluno; o professor não pode solucionar problemas, o professor pode contribuir na discussão e ajudar a encontrar saídas.

            É preciso gerar um espaço de confiança. O professor não pode se r visto como aquele que tudo sabe e que por isso possa julgar ou determinar soluções.Somos todos aprendizes.

            Quanto o fenômeno da indisciplina dos alunos. No meu ponto de vista a indisciplina é  causada por muitos fatores. Entretanto o mais determinante é a falta de estímulo de professores, alunos e profissionais da educação.

            Professores que não se sentem valorizados, alunos que muitas vezes vêm com sérios problemas familiares e profissionais desrespeitados… Quando você não tem algo que te puxe, que te norteie na vida, aí fica difícil a jornada.

            A inversão de valores, a falta de bons exemplos, também contribui para uma instabilidade. E a ESCOLA acaba sendo o ponto de encontro, para todos esses equívocos emocionais, sociais e culturais.Portanto a indisciplina é causada então, pela falta de bons valores em um contexto geral.

            Trabalhei 36 anos com jovens e adolescentes e a primeira do meu trabalho é o corpo a corpo, utilizando  o diálogo incansável e o compromisso diário com a educação formal unindo o resgate da família à escola, fazendo-os compreender que cabe a esta formação dos valores e bons exemplos.

            Procuro algumas estratégias para o trabalho em sala de aula, com alunos que já estão cansados de ouvir e querem agir ou seja, atividades práticas eficazes para mostrar suas potencialidades, me ajudem! Obrigado e um forte abraço fraterno a todos que passam por onde eu já passei. Tenho dito!!!!