Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CONCORDO COM :A vez do Dr. Márcio ! (Ruy Galdino Filho)

marcio

A vez do Dr. Márcio !

Postado por Tião Lucena, 03 de Novembro de 2014 às 08:49

Ruy Galdino Filho

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Começou o mês de novembro e quase não percebi. Até parece que depois da campanha política deste ano, o tempo voltou a correr e já estamos caminhando para o final de 2014. Que ano, hein ! Tivemos uma Copa do Mundo polêmica na sua estruturação física e contábil, organizada, calma, com público lotando todas as Arenas, porém, bastante desastrosa para o nosso futebol do ponto de vista técnico e tático.

Copa do Mundo e Campanha Eleitoral marcaram o ano de 2014, porém, aqui na Paraíba, ainda vamos ter este ano mais duas outras importantes eleições. Uma para eleger o futuro comando do Judiciário paraibano ( TJ ), e a outra, para eleger o futuro comando do Futebol paraibano ( FPF ). Pois bem, haverá mudanças no Poder Judiciário e na presidência do nosso futebol ( depois, farei um artigo isento sobre a eleição na FPF e parem de mandarem informações falando de A ou B … por favor ! ).

Com relação à presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, a campanha já começou nos bastidores e a eleição ocorrerá no próximo dia 12 de novembro ( quarta-feira ). É uma eleição diferente, até agora apenas dois candidatos ( Márcio Murilo x Marcos Cavalcanti ) e um número limitadíssimo de eleitores, ou seja, 19 desembargadores, que elegerão o futuro presidente, entre eles mesmos.

O desembargador Márcio, apesar de mais jovem, é o decano do Tribunal, ou seja, o mais antigo da vez. O Tribunal, sempre escolhia o mais antigo para presidir a Corte e a eleição era apenas simbólica, com apenas um candidato consensual, ou seja, o mais antigo. Essa tradição perdurou por muito tempo, porém, este ano, depois de muita polêmica interna, resolveram mudar o critério de escolha e haverá disputa pela 1ª vez.

Mudar o critério de escolha, na verdade significa mexer nas regras do jogo. Até aí tudo bem ! Mudar é sempre bom, principalmente quando for para melhor. O problema, é que mexeram nas regras do jogo, próximo a eleição e dentro do ano eleitoral. Isso pode ? É como diz a história: “ Triste do poder que não pode ” ! Eu ouvi até pessoas dizerem, que a alteração do critério de escolha, era um “golpe” contra o desembargador Márcio. Será que foi mesmo ? Bom, quem sou eu para discutir esse assunto !

Mas, por que “alguns” não querem que o Dr. Márcio, seja o próximo presidente ? Por que não mantiveram o critério de escolha pela tradição ? Não seria mais aconselhável mudar as regras do jogo para as futuras eleições, pelo menos 01 ano antes do pleito ? Até quem sabe, o Tribunal fazer eleições DIRETAS, como ocorre hoje no Ministério Público ?

Bom, certo ou errado, o fato é que a eleição ocorrerá no próximo dia 12 de novembro, haverá disputa e ponto final. Dr. Márcio, mesmo sendo o decano do Tribunal, e não concordando com a mudança do critério da eleição, pois, ele era o próximo presidente pela tradição, já disse que vai para a disputa. Os dois concorrentes são amigos, porém, por mais sadia que seja a disputa, toda disputa é uma disputa !!!

O desembargador Márcio Murilo, é um juiz de carreira muito estudioso e competente, cidadão probo e sério, magistrado respeitadíssimo por todos e acima de tudo uma pessoa simples, humilde e humana. Dizem, que se for eleito, vai fazer uma verdadeira “revolução” no Judiciário paraibano, com ações voltadas para a valorização do 1º grau de jurisdição, concurso para mais juízes e servidores, valorização dos servidores, maior rapidez nas tramitações processuais e mais respeito e atenção para os jurisdicionados.

Nada tenho contra o Dr. Marcos Cavalcanti, é também um juiz de carreira muito honrado e operoso, porém, se a vez era do Dr. Márcio Murilo, que assim seja, que ele possa ser eleito no próximo dia 12 e faça as mudanças que o Poder Judiciário paraibano necessita, ou seja, como dizem, que ele possa fazer a verdadeira “revolução” que a maioria dos juízes, servidores e jurisdicionados esperam e desejam. VIVA A JUSTIÇA PARAIBANA !!!

ADELANTE !