Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

COMO DÓI O FIM DE UMA GRANDE AMIZADE (Prof. Marcos Bacalháo)

 

 

marcos“ Vida sem amizade é igual ao amor sem fidelidade: não tem um final feliz”                                    

            Em minhas conversas sempre digo que: afeto e afinidade nem sempre andam  juntos.Isso quando acontece, é bom preservar para sempre. Porque é especial! Fins de amizades, me parece, tendem a ser o fim da afinidade, que pode acontecer por mil motivos. E a não ser que exista uma briga feia, o afeto continua. Ficam guardadas as recordações das horas boas e das batalhas, das farras e das vitórias compartilhadas. Mas não é mais como aquela pessoa que você deseja dividir sua história.

            As pessoas mudam.Há quem deixe uma característica pessoal se tornar cada vez mais forte –  e isso não pode agradar. Talvez, aquele defeito do outro que antes você aturava e compreendia se torna, simplesmente, um porre. E é um direito seu não querer mais ter  que lidar com a situação.O melancólico fim da amizade não é um não aceitar as diferenças. Ainda bem que todo mundo não igual. Mas a amizade também precisa ser uma relação equilibrada.Quantos de nós só ouvem e não são ouvidos? São procurados apenas quando surgem os problemas? E pelo amigo que acha que só ela tem problema?

            Vale salientar que amigo que é amigo torce por você. Não te coloca para baixo, não. Te chama a atenção quando você está errado, bobeando, etc. Mas não te humilha e nem te dá um fora em público. O amigo de verdade sabe que cada um tem seu espaço e até te ajuda a conquistar o seu – ele não compete.    

            Aliás, sempre reparo se meus amigos têm outras amizades de muitos anos. Para mim é sinal de que eles sabem dar valor a esse tipo de relacionamento, que para mim é fundamental.Pois, quem não consegue manter vínculos constantes, olha, desconfio que bom amigo não é. Repara. É natural que entre gente nova na nossa vida. É tão bom descobrir que existe mais alguém por aí para dividir empatia e afeto.

            O segredo é não criar expectativa. Em tudo, não é? Mas em amizade a gente se policia menos nesse sentido. Então, acho que a saída é agradecer tudo  o que passamos com aquele amigo. Guardar o arinho, na medida do possível. E lembrar que tem uma multidão de pessoas bacanas para gente recomeçar – e também aqueles amigos especiais que sempre estarão lá.

            Vejam bem, que o término de um relacionamento, seja ele qual for, não é uma coisa fácil de se lidar e nem todos conseguem administrar bem o sentimento de perda e frustração que fatalmente acompanham esse momento.Com a amizade não é diferente. Essencial na vida de qualquer pessoa, um amigo ou amiga é como a extensão do nosso ser, pois é em seus ombros que choramos quando a tristeza toma conta de nós, é a ele que pedimos conselhos quando não sabemos a decisão certa a ser tomada, a primeira pessoa que pensamos quando precisamos desabafar, que compartilha conosco momentos felizes e gargalhadas gostosas e que sabe dos nossos segredos mais profundos.

            Por isso nos sentimos tão desamparados quando perdemos alguém que, além de amigo, era também um irmão, e não conseguimos entender por que esse amigo se afastou, se tornou frio, nos traiu, ou por que simplesmente desapareceu de nossas vidas. Mas será que existe uma fórmula para nos ajudar a superar este momento? Com certeza há poucas coisas a fazer para  superar a dor do término de uma amizade rompida e, pior ainda, quando isso acontece devido a uma traição ou uma briga, porque a dor da rejeição e da confiança perdida se tornam quase insuportáveis. Tenho dito !!!