Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

COLUNA CARIRI, AGORA LÁ E AQUI – Por Geordie Filho

COLUNA CARIRI – Por Geordie Filho

CUIDADO COM O CORONA

Esse tal de coronavírus chegou acabando com tudo e tá deixando a população apavorada, sem querer sair de casa, com escolas sem aulas, instituições fechadas e as ruas vazias. Parece até coisa de cinema, mas é real. A bolsa caindo e o real valendo cada vez menos. O presidente fala em antecipar as férias escolares e já pensa em medidas mais drásticas. Aqui na Paraíba, apesar de não ter caso confirmado do vírus, o governador já decretou estado de emergência. Já a Justiça, vai lançar nesta segunda-feira uma série de medidas para evitar aglomeração de pessoas nos fóruns. Aqui na cidade de Monteiro, encontrei muita gente evitando pegar nas mãos dos outros e até mesmo sem querer falar de perto. Alfredo Viana veio falar comigo batendo um pé no outro, e assim fez com quem chegou perto dele.

FESTA DE SÃO JOÃO AMEAÇADA

As prefeituras de todo o Nordeste estão analisando a possibilidade de suspender os festejos juninos devido ao surto de coronavírus que atinge todo o planeta. Nas cidades do Cariri não poderia ser diferente. Conversei ontem com a secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Monteiro, Cristiane Leal, que informou a preocupação em torno do tema e que está analisando com a prefeita Lorena o que poderá ser feito nos próximos meses para ter uma posição final sobre a realização o maior São João do Cariri.

GLOBO DIGITAL

O sinal digital da Globo chegou a Monteiro nesta sexta-feira (13). Um grande evento de inauguração foi realizado pela emissora no Centro da cidade, com a presença de várias autoridades locais e da população. O presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos, esteve no evento e inaugurou o sinal na presença de todos os que estavam presentes.

NOSSA COLUNA NA REVISTA TRIBUNA

A Coluna Cariri passará a ter um espaço na Revista Tribuna, que tem circulação impressa a nível estadual. O convite foi formalizado pelo empresário Manoel Raposo, que comanda a revista há vários anos. Para nós é uma honra participar de uma revista de tamanha circulação e poder levar ainda mais informação aos nossos leitores por toda a Paraíba.

EM PARARI

O prefeito de Parari, José Josemar (Josa), deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda na qual disputou e ganhou duas eleições para o executivo da cidade. A nova casa do prefeito Josa é o partido CIDADANIA, comandado na Paraíba pelo Secretário de Governo, Ronaldo Guerra, e tem como filiado maior o Governador João Azevedo. Josa agradeceu ao PSB, mas lembrou que a vida é feita de ciclos e como acompanhou e apoiou desde o início à carreira do governador João Azevedo era justo que estivesse caminhando no mesmo partido.

PRA DESCONTRAIR

Fernando Cabeleireiro e Iago Vaz estavam indo de Monteiro para Zabelê e avistaram um aglomerado de gente na beira da estrada. Um perguntou pro outro:

– Ô cumpadi, como é que a gente vai ver o que aconteceu?

Fernando respondeu:

– Cumpadi, vem comigo que eu tive uma ideia.

E lá foram os dois gritando:

– Sômo parente da vítima, sômo parente da vítima.

Chegando lá eles viram que era um jumento atropelado.

PICADINHAS…

…Lá em Amparo, tem um assessor de político que se derem um chute nos cócos do patrão, é capaz de bater na boca dele.

…Flávio José cancelou o show da Semana Santa em Monteiro. Dizem que foi culpa do corona.

…Na região é chuva que não acaba mais. Açudes cheios e roçados com muito milho e feijão.

…A noite desta sexta-feira tava animada no Centro de Monteiro. Em uma mesa a prefeita Anna Lorena com seus aliados, e a poucos metros, a provável pré-candidata Micheila Henrique.

…Botaram sem pena no prefeito de Taperoá, Jurandi Pileque, que foi afastado do cargo acusado de fraude e improbidade.

…Mas Taperoá não ficou sem comando, pois o vice Júnior de Preto já assumiu no lugar de Pileque. Bom que ficou tudo em casa.

…Boqueirão esse ano pega fogo. A oposição vai seguir unida e já definiu os nomes de Edilson da Tomate e Artur Dunga para disputar a prefeitura.

…Como é que os políticos vão fazer campanha eleitoral sem poder pegar nas mãos dos eleitores? Vai ser uma verdadeira “inleição”.

…E o que mais preocupa é a saúde do nosso país que não é lá grande coisa.

…Devido ao corona, é o povo evitando aglomerações. Na contramão, Bolsonaro está promovendo uma manifestação para este domingo em todo o país.

…E o álcool em gel de 200 ml custando trinta conto. Difícil é encontrar.

…Gasolina caindo de preço, mas o povo saindo menos de casa. É o famoso trocando seis por meia dúzia.

…Na falta do álcool em gel, Sady Falcão elaborou uma estratégia contra o corona, o álcool engarrafado. É uma dose de cana de manhã, outra a tarde e algumas à noite.

…Estão construindo um moté novo em Monteiro, perto do Restaurante do Paraíba. Chola, o visionário, já disse que o movimento no restaurante deve aumentar.

…Ouvi de Tácio Henrique que a cidade de Sertânia-PE, pertinho de Monteiro, está montando um super time profissional de futebol, digno de primeira divisão.

…Vou findando por aqui, direto de Monteiro, com uma chuvinha boa caindo.