Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Chegou a hora. Vale a pena votar ? ( Prof. Marcos Bacalháo)

marcos baclhao

            Realmente é difícil saberem em quem votar, qual o candidato é honesto, qual tem boas intenções, qual que realmente quer trabalhar pelo povo e não pelo seu interesse pessoal, qual é competente, etc, etc… mas se  observarmos as notícias, podemos saber quais os partidos que estão sempre envolvidos com corrupção, quais os partidos que defendem políticos corruptos(membros ou aliados) e podemos assim, excluir ou delatar esses partidos, não votando neles.

            Também é possível, se ter informações sobre o comportamento de todos os políticos que estão pleiteando uma reeleição, assim podemos saber o que eles realmente defenderam durante o seu mandato. Se vem de encontro ao que  queremos, já temos uma opção de voto, se contraria nossos anseios, excluímos esses do voto, e assim por diante. É claro que isso dá um pouco de trabalho, portanto demanda uma boa parte do nosso tempo, mas é a única maneira  de votar de forma consciente e responsável.

            Acreditava no discurso do PT em 2002 que eles diziam: “ o PT não rouba e não deixa roubar”, mas depois que assumiu o Governo Federal, a corrupção só aumentou, a saúde pública se tronou um caos, a educação só caiu em qualidade, e tantos outros desmandos, tanto criticado pelo PT quando oposição. Infelizmente a maioria dos eleitores são ignorantes, votam por impulso por discurso bonito, em troca de uma  bolsa-família ou uma cesta-básica. Têm os que votam em celebridades normalmente são testa-de-ferro. Sempre tem alguém por trás deles e também são ímãs de votos pois uma grande votação acaba elegendo um político que pela vontade popular não se elegeria. É o caso dos deputados Romário, Tiririca e outros.

            É que uma boa parte dos eleitores que estão descontentes com a corrupção em nosso país, por preguiça preferem votar em branco, anular o voto ou não comparecer no dia da eleição às unas. Portanto isso não ajuda em nada, e só facilita para que os mesmos corruptos de sempre  sejam reeleitos.

            Os cargos mais importantes são escolhidos por eles, ditadores da democracia. A nossa importância é só na hora do voto para manter a carreira política deles. Se escolhermos candidatos bons vai corromper-se por não ter poder suficiente para mudar nada, já que a maioria estão corrompidas. Para que votar? Aí eu pergunto: Você vai votar este ano? Vai sustentar um político enquanto ele te ferra? Porque trabalhamos para manter a nossa família, e para manter políticos vagabundos e em troca só recebemos ferroadas.  Vale a pena votar?

            Infelizmente o povo brasileiro não sabe votar. Troca seu voto por uma dentadura, ou 5 sacos de cimento, um centro de telhas, um par de sandálias, uma camisa pólo, etc, etc… A verdade, é que o povo fala, mas vota. E vota como vem votando sempre,  sem olhar que os candidatos fizeram ou deixaram de fazer. Não deixem que ganhem seu voto com barganhas e promessas mentirosas, não se iludam com carreatas com  shows grandiosos,(hoje proibidos) com falatórios de pesquisas encomendadas, mas votem em quem acreditar e se não acreditarem  em ninguém não votem.