Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

     Bredo fora de época (Damião Ramos Cavalcanti)

 

                                      Bredo fora de época
 

          Vi na TV, muito bredo dentro da época, carreta lotada, descarregando para outros caminhões e carroças de feirantes, ao lado do Mercado São José, em Recife, quando ouvia a notícia de que o povo daquela grande cidade iria comer, na sexta-feira santa, muito mais do que aquela enorme carga. Boa notícia. Em seguida, acompanhei a reportagem sobre várias plantações de bredo, havendo uma superprodução. Há muito tempo, sou militante para que a nossa cultura alimentar coma bredo e adote essa amarantácea na mesa do quotidiano. Já me prometi, em outros textos, que vou morrer escrevendo sobre o bredo, que como desde os tempos de criança. Era colhido, em Pilar, a começar do quintal até a última cerca do sítio, que beirava o rio Paraíba.
          Entristeço-me quando, ao se falar dele, haja pessoas que o ignorem e perguntem o que é bredo. Não demoro a responder. O bredo vem do grego, blíton. E de tão bom, os romanos latinizaram tal palavra para blítum, que, por sua vez, foi trazido para cá pelos portugueses, até chegar ao nosso interior, com o nome de bredo. Mesmo originário da Europa, como seu similar, o espinafre, vindo da Ásia. Comi dos dois, comparando-os. Esse segundo tem gosto amargo, enquanto o bredo, muito mais perto de mim, é delicioso, simpático, com singelas pequenas flores que enfeitam até o jardim. É prato da nossa tradição, como se fosse verdura da nossa cozinha, fácil de ser da nossa mesa, como era a receita da inesquecível mãe Lia, especialmente para comermos a desejada peixada ao molho de coco, religiosamente na sexta-feira santa, ao lado do famoso feijão de coco. Mas, tão bom que se pode comê-lo, sem enjoo, em qualquer dia, até em almoço de aniversário.
          Fazíamos o ritual para colher o bredo. Depois destacar as folhas do caule que poderia ser replantado. Rescaldadas por oito minutos, reservavam-se as folhas numa peneira, para Dona Lia refogá-las no azeite, com cebola picada, alho e três tomates maduros, sal e pimenta do reino a gosto. No final, meia xícara de coentro picado, mas já com duas xícaras de molho de coco, espremido na mão, porque também para ser mais apurado e melhor, não havia liquidificador… Depois, tudo era levado ao lume, durante uns quinze minutos. Também o delicioso feijão de coco poderia ser receita, permanentemente no cardápio de qualquer bom restaurante.
          Estranho e lamento que o bredo e o feijão de coco não sejam mais frequentes na nossa cozinha popular e também nas mesas mais requintadas. Já o espinafre recebe escolha mais refinada. Propagado pelos americanos, durante a Segunda Guerra Mundial, pelo “super-marinheiro” Popeye, que ao ingerir uma lata de espinafre, de repente, ganhava grandes muques para defender a namorada Olivia Palito, das investidas e enxerimentos do musculoso marujo Brutus. Tornou-se assim o espinafre oferta das feiras livres e dos supermercados. Porém o bredo, devendo ser do nosso quotidiano, é bem melhor. São folhas mais ricas em cálcio, em fósforo e ferro, além de apreciável quantidade de vitaminas C e B. Cem gramas de bredo equivalem a 42 calorias. O bredo poderia ser cultivado, durante todas as estações do ano, e assim o comeríamos não apenas durante a Semana Santa. Plantemos o bredo, com ajuda d’água, facilmente para tê-lo, inclusive, em todas as festas. Bredo podemos plantar, das brenhas aos campos.
 

Damião Ramos Cavalcanti)