Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Avenida Creusa Pires (Marcos Pires )

 

Campanha política tem coisas que até o diabo duvida. Não digo Deus porque sou católico e não posso colocar Seu nome no meio dos políticos, seria blasfêmia.

Imagine, perspicaz leitor, que alguns candidatos aqui na capital, tem me procurado para aquela “ajuda$$$$zinha”, mesmo sabendo que não voto em ninguém, sequer simpatizo com essa tal democracia representativa.

Melhor assim, porque a conversa se despe de ideologias e vão logo ao que interessa. E como o que interessa é dinheiro, eles usam como razão da doação as homenagens que prestarão a minha mãe, Creusa Pires, quando eleitos. Em vida ela dedicou-se aos mais necessitados e mesmo chegando a ser Vereadora, teve negada qualquer homenagem escrita numa placa de qualquer rua esburacada ou praça de final de linha de ônibus, à exceção da Creche que Ricardo nominou. Deixa pra lá. Vamos ao que importa.

Um desses candidatos me prometeu que daria o nome de minha mãe a uma grande praça tão logo assumisse. Um outro, que soube da oferta, dobrou a proposta; não só daria o nome de minha mãe à tal praça, como também seria Creusa Pires o nome de uma importante rua da cidadezinha do interior onde sua esposa é prefeita. De nada adiantou eu dizer que minha mãe jamais fora àquela localidade. Era promessa e pronto.

Mas o que me impressionou foi o fato de um terceiro candidato prometer que homenagem mesmo seria simplesmente mudar o nome da avenida Epitácio Pessoa, a mais importante desta capital, para avenida Creusa Pires. A justificativa era que nós moráramos lá por muito tempo e ali hospedáramos dois Presidentes da República e centenas de famosos.

Ora, ora, Epitácio Pessoa foi um dos maiores vultos de nossa história. Eu mesmo decorei seu hino, que inclusive tem uma frase incrível: “Jubilosa se ufana altaneira”. Foi Presidente dos 3 poderes. Não, não poderia aceitar jamais. Ante a insistência do candidato, tentei encerrar o assunto dizendo ser absurdo a troca do nome de uma avenida.

Então ele lançou sua última cartada “- Ô Doutor Marcos, então tem uma saída boa. A avenida Cabo Branco, à beira mar, não tem nome de nenhum político. Lá o nome pode ser trocado sem problema, né? Será que sua mãe nunca nadou os 10 quilômetros da maratona aquática ou jogou vôlei de praia em duplas? É para justificar a mudança ”.

Só se jogou em dupla com sua mãe, safado!

 

[email protected]