Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

AS PRIMEIRAS DO DIA DE PADIM TIÃO

 

FICADILMAFica Dilma

O Fica Dilma e Sai Cunha de ontem impressionou pelo tamanho.

De acordo com os organizadores, ao menos 260 mil pessoas participaram dos atos em 70 cidades em 25 Estados e no Distrito Federal.

O movimento a favor da presidente parece ter ganhado força. No último ato pró-Dilma, em 20 de agosto, o número estimado de participantes foi de 190 mil.

E agora, tucanos?

O ex-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB) foi condenado, em primeira instância, a 20 anos e 10 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. A sentença foi proferida nesta quarta-feira (16) pela juíza da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, Melissa Pinheiro Costa Lage. Da decisão cabe recurso e ele pode recorrer em liberdade.

Azeredo foi condenado por crimes cometidos durante a campanha eleitoral pela sua reeleição ao governo de Minas Gerais, em 1998. O político disse à reportagem da TV Globo Minas que não estava sabendo da condenação. O G1 tentou contato com o advogado do Azeredo, mas ele não foi encontrado.

Zap zap bloqueado

O bloqueio do WhatsApp afeta também os usuários que estavam conectados por meio da rede Wi-Fi. Inicialmente, a informação que se tinha era de que as operadoras de telefonia celular iriam suspender a troca de mensagens nas redes 3G e 4G. No entanto, operadoras de banda larga – responsáveis pelo Wi-Fi – também deixaram o WhatsApp offline a partir da meia-noite.

A determinação judicial sobre o bloqueio do WhatsApp tornou-se conhecida nesta quarta-feira (16). A intimação cita a Vivo, TIM, Claro e Oi – as maiores operadoras nacionais –, além da Sercomtel e Algar Telecom. Havia o entendimento de que estas empresas suspenderiam o uso aplicativo pelo prazo de 48 horas somente nas redes de telefonia celular, com o Wi-Fi preservado.

Afastamento de Cunha

O PGR (Procurador-Geral da República), Rodrigo Janot, solicitou nesta quarta-feira (16) o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O pedido vale tanto para o mandato parlamentar, ou seja, do posto de deputado, como também para a função de presidente da Casa. 

Janot explica em seu pedido que Cunha usa seu cargo para interesse próprio e fins ilícitos e enumera 11 fatos que comprovam que o presidente da Câmara usa seu mandato de deputado e o cargo de presidente para constranger e intimidar parlamentares, réus colaboradores, advogados e agentes públicos, com o objetivo de embaraçar e retardar investigações contra si.

Dilma forte

A presidente Dilma Rousseff “não se intimida” com o processo de impeachment. A opinião é de Carlos Franklin Paixão Araújo, 77, que convive com ela desde a juventude, quando Dilma foi presa e torturada em 1971, durante a ditadura militar.

Os dois foram casados durante 22 anos e atualmente compartilham a rotina familiar quando Dilma viaja a Porto Alegre, como deve ocorrer neste Natal. “Ela tem uma força interna muito grande. Está muito tranquila, tem uma baita cabeça, não se intimida”, diz Araújo.

O advogado trabalhista e ex-deputado estadual pelo PDT recebeu a BBC Brasil no seu escritório, no Centro Histórico de Porto Alegre. Cartazes da campanha presidencial de Dilma decoram a recepção do local. Araújo não esconde a admiração pela ex-mulher, com quem tem uma filha, a procuradora do trabalho Paula Rousseff Araújo. O advogado e Dilma são avós de Gabriel, 5, e aguardam o nascimento de mais um neto, também filho de Paula.