Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Aonde me viro, Coronavírus (Damião Ramos Cavalcanti)

   Aonde me viro, Coronavírus

          Nenhuma peste do mundo fez se falar tanto sobre si como essa de agora, a tal do Coronavírus que, aqui e acolá, aparece com o nome de bula de remédio, numa sigla complicada, vinda do inglês: Covid-19. Para onde me viro, vejo, escuto, e escrevo também sobre essa coisa,

que vem espantando o mundo, menos os idiotas. Ela é pequena, corrijo-me, ninguém a vê, mas, age como um gigantesco monstro, lembrando-me o filme Tarântula, que me fez medo nos tempos de menino: Uma enorme e sorrateira aranha que, saiu do seu esconderijo, para aterrorizar a cidade, com suas enormes patas e ferrões. Esse de agora é um vírus que se mata com apenas água e sabão, e, se você está distante disso, com álcool gel. Também não se propaga, caso o leitor se isole, afaste-se dos grupos maiores e deixe esse cultural chamego de beijar, cheirar, abraçar e de apertar as mãos dos outros; das crianças, sejam elas filhas ou netas. O beijo, nos dias de hoje, é pior do que o de Judas, porque não denuncia à morte, pior, mata. A situação é preocupante…
          Na nossa humanidade, há ruindades piores do que esse vírus. Uns que levam na brincadeira e ao descaso as fileiras dos insepultos que, acometidos desse mal, foram sufocados, sem poderem respirar e sem o direito de um leito na UTI; outros, notórios oportunistas, que espalham terrorismo e se aproveitam da desgraça alheia para se promoverem politicamente ou reivindicarem benefícios para si, tão somente para si, quando a necessidade e a doença têm alcance coletivo. Espremam-se algumas notas ou manifestações, de onde se estrai o “eu antes de tudo”. É isso aí de onde parte, nos dias de hoje, o grande mal da humanidade, fazendo até que se interprete ser o Coronavírus uma daquelas pestes ou dilúvios, que caíram dos céus como castigo divino. Primeiramente, nós temos tratado a natureza como lugar de se jogar lixo ou coisas descartáveis. À sua maneira, ela reage; sim, graças a Deus, ela reage; e lá vem o troco a uma moeda fétida e repugnante, que não queremos para nós mesmos. Mas, o pior dos males é um mundo que se movimenta, unicamente, para o endeusamento do dinheiro e do lucro, desconhecendo os valores humanos e éticos, e aprofundando um abismo que nos divide em poucos que possuem tudo, e em muitos que nada têm… Ter vantagem se tornou seus dez mandamentos. Observe-se no trânsito, na rua, nos fura-filas do Banco e até mesmo , agora, nos que, em supermercados já de prateleiras quase esvaziadas,  abocanham cem rolos de papel higiênico e muito mais frascos de álcool gel, deixando os outros sem nada.
          Aonde me viro, Coronavírus? Não! Medito outras coisas mais sérias e profundas. Algumas pessoas chegaram a se perguntar sobre os nossos valores, sobre os nossos princípios; ou a refletir: Tudo que está universalmente acontecendo seria o início da “destruição de um mundo” que deve ser corrigido? Contudo, acontecem exemplos de solidariedade. A força dessa crise, para não dizer dialeticamente o positivo desse mal, é fazer com que os idólatras do lucro e do dinheiro saiam das suas indústrias, diminuam as suas ganâncias, deixem seus escritórios e voltem para casa, a casa e a família que vêm sendo, há muito tempo, abandonadas. Destaco mães e pais que se obrigaram a substituírem a escola;  que sentaram no chão, em torno de um balaio de brinquedos para brincarem com suas crianças; que pediram aos seus filhos e filhas que desenhassem  músicas, como a Aquarela do Brasil; que parassem para responder ao filho, que, na sua simplicidade, interroga-lhe : – Mamãe , de que cor eu pinto o céu?          
 

Damião Ramos Cavalcanti