Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Antecipando feriados (Marcos Pires)

Antecipando feriados

 

 

Quem conhece Aluzimar, o diretor administrativo do nosso escritório, sabe do seu zelo e constante preocupação com o pleno funcionamento daquela estrutura de trabalho. De natural é calmo, sorridente, simpático (apesar de torcer pelo Vasco, se é que vocês me entendem) mas muito reservado. Pois sucedeu que ele virou ao avesso ao saber que o Governador da Paraíba havia antecipado alguns feriados como forma de combate à pandemia do Covid.
Encontramo-lo siderado logo no início do expediente. Nervoso, teclava furiosamente seu computador numa pesquisa que não tinha fim. Ao lado, várias folhas de papel com tabelas e gráficos, dois calendários… uma barafunda. Só não estava arrancando os cabelos porque já não os tem, mas de bom grado avançaria nas cabeleiras alheias para satisfazer sua angustia.
Depois que lhe providenciaram um suco de maracujá e passiflora, finalmente conseguiu externar suas preocupações.
“- Vocês ficam rindo de mim mas quem tem que planejar tudo sou eu. Se esse homem antecipou os feriados que vão inviabilizar o funcionamento do escritório na próxima semana, imagina se ele gostar do resultado e antecipar o restante dos outros feriados logo depois da semana santa? Me digam mesmo como eu vou fazer para mandar pendurar as bandeirinhas do São João numa terça feira e logo no dia seguinte, quarta-feira, armar a arvore de natal? E se tivermos que fechar numa quinta-feira para comemorar finados? Quem virá trabalhar numa sexta feira imprensada? Então eu acho melhor que todo mundo antecipe os prazos processuais para que eu não esquente a cabeça. Outra coisa, nesses feriados antecipados seria muito bom que o Governador também mandasse dar feriado aos boletos bancários e às contas de agua e luz. E tem mais, só para ficar nesses feriados que foram antecipados, o que mais me chateou foi a antecipação do feriado de 5 de agosto para o próximo dia 1 de abril. Isso para mim é uma morte”.
Diante do inusitado desabafo perguntei a ele a razão de tanto amor ao 5 de agosto. “- Ah, Dr. Marcos, desde que vim de Patos morar aqui, o que eu mais gosto, mais até do que banho de mar, é ir no dia 5 de agosto para a festa das Neves ver a Monga. Será que esse Governador pensa que vai ganhar algum voto desempregando a Monga?.
Eu também adoro a Monga.