Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ana e Augusto (II) ( Thomas Bruno Oliveira )

Ana e Augusto (II)

 

Beijo… (Veja)

O beijo foi tão longo e bom que parecia um primeiro beijo juvenil. As pontas dos lábios foram mais exploradas, os olhares pareciam estacas fincando o desejo ainda mais profundamente um no outro. Ele levanta, ao som da radiola de ficha que tocava um lindo bolero. Delicadamente pega pela mão e a toma em seus braços. Corpos unidos, rostos colados, dançam elegantemente. A suavidade dos passos dava a impressão que flutuavam. Todos no salão observavam. Entre uma dose e outra, ele a ensina a fumar. Ela tosse, ele rir, ela não consegue tragar, pensa ele: – Interessante uma dama da noite não saber fumar. Nasce ali uma relação que muda seus destinos.

 

Doses, beijos e carícias, até se achegarem a mesa maior, ele a abraça por trás e repousa seu queixo no ombro dela. – Eita Augusto, é paixão viu? Comentou um dos comparsas com o copo no alto a fazer um brinde. Entre um sorriso maroto e olhares ele responde: – Encontrei o amor da minha vida! Nesse momento, a proprietária em voz alta comenta: – Meninas, parece que Ana não volta mais para o Juazeiro não viu? Todos sorriram, mas poucos acreditavam. Um dos amigos chega parto dele, aproveitando um momento em que Ana se ausenta: – Tu é louco homem? Se apaixonar por ‘mulher da noite’ é sentença de sofrimento! – Não sei o que fazer, estou deslumbrado, só quero curtir essa paixão. Neste momento, o outro oficial põe a tocar na radiola ‘Quem há de dizer’, uma bela canção em que o personagem se deslumbra com uma bailarina de cabaré e em certo momento um amigo aconselha: “leva essa mulher contigo… Vocês se amam e o amor deve ser sagrado, o resto deixa de lado, vai construir o teu lar…”, todos brindam. Fim de noite, já madrugada. Os rapazes voltam para a caserna com a promessa de voltar na noite seguinte.

 

Quarto (Motel Stylus)

 

Encantado pela beleza de Ana, compra um anel de compromisso e já pensa no futuro. No velho sobrado onde funciona o cabaré, Ana passa o dia a se pentear, lembrando com saudade das horas em que a mãe penteava suas longas madeixas na penteadeira. As colegas tratavam de dar um choque de realidade dizendo que de jeito nenhum um oficial iria se apaixonar e querer algo sério com alguma delas… Só Jéssica, sua amiga de Juazeiro, onde dividem um quitinete, deu força: – Mulher, se seu coração tá dizendo, curta esse amor. Ele vem hoje? Se apronte, eu te ajudo.

 

Noite de sexta-feira, a boemia no centro da cidade vive seu auge e o jovem Augusto vai sozinho ao sobrado. Chega um pouco antes das 18h, tudo fechado, mas ele insiste e bate à porta. Ansiosa, Ana corre e vê o seu amado. Abre rapidamente a porta e o leva para seus aposentos, o último quarto do segundo andar, justamente onde recebia os clientes. Lentamente ele entra e se deixa encantar. Cortinas, lençóis, uma grande cama no meio coberta por tecidos translúcidos, tudo isso imerso em um forte aroma de rosas vermelhas. Uma janela comprida e estreita deixava entrar um pouco de claridade, suficiente para dar cor às paredes, móveis, tecidos, ao ambiente. Uma luz morna discreta e uma pequena vitrola em cima de um móvel, ao lado de um grande espelho completavam o cenário.

 

Porto de Mucuripe (Wikipedia)

 

Após trancar a porta, eles se olham, sorriem. Na radiola, um disco de Agnaldo Timóteo, ela desliza os dedos empurrando a agulha para a segunda música, ele desembrulha o anel de compromisso e eles se envolvem em um abraço apaixonado e se despem lentamente. Nos lençóis, se entregam pela primeira vez, algo de muito forte ocorria naquele momento. Porém, o sexo é rápido e um tanto insosso, mas os abraços e a ternura eram flagrantes. Dormiram abraçados até o outro dia. A dona do Cabaré faz cara feia, ele paga o quarto pela noite ocupada. Na caserna chega atrasado e é punido por um dia sem sair. Era sábado e ela ficou sem notícias dele. – Tá vendo Ana? Depois que usou, não te quis mais… Para o sorriso das colegas e sua desconfiança.

 

No domingo, ele foi à tarde visita-la. Tinha a intenção de dar um dinheiro para acertar as contas do aluguel e voltar a Fortaleza. Para disfarçar, saiu com uma maletinha de documentos. Já com Ana, no quarto, ele diz suas pretensões, abre a maleta e mostra o dinheiro. Ela recusa. Os dois conversam e ela vê um envelope com o timbre da Casa de Caridade da Virgem Santíssima. Curiosa, ela questiona: – Você conhece a Casa? Ele responde: – Sim, foi onde nasci. Minha mãe com dificuldades, passou parte da gravidez lá. Ela deu à luz e fugiu. Até hoje ninguém sabe seu paradeiro. Com os olhos cheio de lágrimas, ela diz que teve seu filho nessa instituição: – mil novecentos e… Ele completou. Não é possível! Mãe e filho se olham custando a acreditar na triste coincidência. Em choque, ele sai sem nada falar. Vaga pela zona portuária e retorna ao navio. Com seus sentimentos e história de vida mutilados, tomado pela dor dilacerante de ter tocado intimamente e se deliciado da carne que o trouxe ao mundo, toma uma porção de veneno e se atira ao mar, sendo encontrado horas depois. O rádio noticia: “Oficial da Marinha é encontrado morto, seu corpo boiava no porto. Seu nome é Augusto e tinha 23 anos”.

 

Jéssica, melhor amiga de Ana, escutava a notícia no rádio da cozinha e chama desesperadamente Ana, informando tudo que ocorreu. Sem esboçar reação, Ana vai ao seu quarto, tranca a porta. Se despede em um breve bilhete, vai à varandinha e com um fio de telefone, sobe em um banco, aos prantos pede perdão a Deus, pendurando-se, onde dá seu último suspiro.