Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

AMIZADES (Marcos Pires)

Marcos Pires

Amizades

Meu neto mais velho, Pedro Filho, tem amigos incríveis, entre os quais Rob Neto (o Dr. Roberto Cavalcanti, meu vizinho de pagina, sabe a quem me refiro) e Henrique, que anteriormente era conhecido como Kikinho. Dia desses expliquei a eles que o verdadeiro amigo não é aquele que quando te vê numa confusão vai apartar a briga; o verdadeiro amigo já entra dando uma voadora. Graças a Deus por eles nunca terem entrado num azar.

Mas é esse o conceito que tenho das verdadeiras amizades. Bem dito; amizades entre homens, porque alguns canalhas dizem que não existe amizade entre homens e mulheres. O meu canalha predileto, Dr. Luiz Antônio, aposentado recentemente depois de 38 anos de excelente ausência prestada ao serviço público, diz que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que haver amizade verdadeira entre homens e mulheres. Vai além; “-Dr. Pires, ouvir das amigas lindas que você é como um irmão para elas, é um punhal cortando nossos corações”.

Infelizmente não tenho sensibilidade para falar da amizade entre mulheres. O grande Mario Quintana escreveu: “ Dizem-se amigas…beijam-se…mas qual!/ Haverá quem nisso creia?/ Salvo se uma das duas, por sinal,/ for muito velha ou muito feia”. Achei cruel, mas pior ainda foi a definição do meu amigo português João Paulo: “- Ó Marcos, amizade entre duas mulheres é sempre uma conspiração contra uma terceira mulher”.

Para completar, o sorridente J. I. me contou que uma esposa chegou em casa muito tarde e o marido perguntou onde ela estivera. “-Ora, estava com minhas dez melhores amigas num chá de panela”. Depois que ela adormeceu, ele abriu a agenda do telefone dela e descobriu a relação das tais amigas. Ligou para todas. Sete disseram que não tinham encontrado com ela, duas disseram que há muito tempo não viam sua esposa, e a ultima o aconselhou a abrir o olho. Chateado, ele resolveu se vingar e só chegou em casa na madrugada do dia seguinte. Quando a esposa perguntou onde ele estivera deu uma resposta parecida: “- Fui ao encontro dos meus dez melhores amigos”. Enquanto ele dormia, a esposa abriu sua agenda de telefones e ligou para os dez amigos. Oito disseram que realmente tinham estado com ele, um disse que inclusive dera carona a ele e o ultimo disse que ainda estava com ele, mas como seu marido havia bebido muito era melhor que continuasse a dormir na casa desse amigo.

Por mim adoro minhas amigas; prefiro-as aos meus amigos e não tenho medo de dizer. Já se fosse o contrário… .

 

Att,

Pires Bezerra Advocacia