Quando eu corria contra o tempo, eu desperdiçava minha força e minha energia.
Era um domingo de agenda cheia, onde, muitas das vezes, nem notava que amanhã já era segunda, e o corpo cobrou a conta, deu sinais de que uma hipertensão e diabetes me alertavam para algo mais sério.
Não quero nem recordar o que eram sábados e os dias da semana, sem hora para refeições e noites de sono perfeitas, várias dessas em claro, vendo o dia raiar e o sol nascer, sem chance de contemplá-lo.
A velocidade do tempo é tão grande, que não notamos que, repetidamente, trabalhamos 12, 14, 16 horas por dia. E isso é tão sério… com o passar dos tempos, quando se tem filhos – e eu tenho quatro, nós deixamos de acompanhar a reunião do colégio, a decisão do futebol de salão nos jogos internos, o seu crescimento, numa rapidez tamanha que, num intervalo de 4 a 8 anos, podem atravessar uma infância, superar uma adolescência e você já se depara repentinamente com o convite do casamento ou da formatura.
Mas sempre existe aquela desculpa formulada para a sua ausência cobrada:
“- Estou fazendo isso por vocês…”
“- É o seu futuro que estou preparando…”
Até que você pensa: – E o seu próprio futuro, qual será?
Parei e analisei, numa madrugada, daquelas em que vi o sol nascer sem contemplá-lo: – Por que e por onde, com quem e para onde?… – É isso que lhe completa e lhe nutre? – É isso que lhe faz feliz? – Você está feliz agora?
Com toda minha sinceridade, o dia vi nascer, com o brilho do sol naquele instante, e me enchi de respostas para mim – nunca, nem pensada, auto sabotada ou escondida, na correria que me embriagava, nas quilometragens vazias e pálidas.
Chega, tem a hora de olhar para as rugas das mãos, (sim, das mãos, pois não existe o botox perfeito para as rugas das maõs), encontrei muitas respostas, e me permiti repensar propósitos e ressiginificar jornadas.
Como é bom cozinhar no domingo para ter todos a quem faltei por muitos domingos por perto; ouvir e contar historias de amor; ir à igreja para orar e rezar de verdade – encontrar o Jesus amigo.
Como é gratificante praticar a meditação, ao nascer do sol, vendo suas cores, sua mensagem de bom dia, para o enfrentamento das coisas, na essência de como elas permitem ser tratadas. Ter a noção de o que lhe interessa ouvir, como ouvir, para depois falar; ter a convicção de quem é necessário para partilhar consigo suas vitórias, acertos, erros, e comungar êxitos cada vez mais maduros e moldura de legados.
Como se faz necessária a sabedoria do que lhe completa; como é boa a conversa boba com quem se ama, e como ficou seletivo se afastar de quem não lhe acrescenta.
Acredito que até mais doce ficou a vida, na essência do tratamento da diabetes, e mais lúcida ficou a calma, para não me envolver na hipertensão da vida louca.
A minha carga horária tem o limite que eu primeiro a defina, mas a minha energia é fundamental para que eu seja eficiente, próspero e amável, para que, assim,
possa refletir a todos que me querem saudável, LUZ E PAZ!!!
De um dia de Domingo
31/07/2022
Dunga Jr